Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de placa de vídeo para substituir GTX 1060 em i5-7400 + 16GB RAM


Lenhal
Ir à solução Resolvido por carbonii,

Posts recomendados

Meu Setup:

 

Placa-mãe: Odense2-K;
Processador: Intel Core i5-7400;
memória RAM: 16 GB (Dual channel 8x2 2166Mhz e 2600Mhz (um DIMM por canal));
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 (3 GB);

HD 1TB;
Fonte: interna 500 W (100V-240V).

 

Eu gostaria de saber qual placa de vídeo seria recomendada para eu fazer o upgrade da minha máquina, não pretendo comprar agora, pretendo comprar ano que vem lá pelo segundo trimestre, mas já gostaria de monitorar preços pra comprar assim que possível.

Também gostaria de algumas dicas para deixar o pc com alguma folga, para que ele tenha um desempenho leve, pra não sofrer com uso de 100% de nada, ultimamente reparei que o meu uso de disco fica quase sempre no 100%, e diante disso, como citado lá no começo, já planejei em comprar um SSD M.2 pra ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Leonardo Benício, boa tarde.

 

Ao invés de partir logo de cara para uma placa de vídeo eu recomendo até lá você fazer um upgrade em seu kit e tentar pegar um processador de geração mais nova, depois você acompanhar os preços da GTX 1660, GTX 1660 TI, RTX 2060 SUPER, RTX 3060 TI, RTX 3060 12GB e RTX 3070.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo dessa fonte? É bem importante sabermos a fonte para que possamos indicar a placa de vídeo. Diria que para esse seu processador, uma 3060ti já é muito, então pegue alguma placa abaixo dessa. Indico a RTX 2060, RTX 2060 Super, RTX 3060, RX6600, RX6600XT. Não indico a série 16 da Nvidia, não terá um ganho de performance muito grande visto que a GTX1060 está praticamente no nível da GTX1650 Super

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marlon Vinicius Cardoso Boa tarde!

 

muito obrigado pela resposta! Eu vi nas especificações do meu pc, e no próprio site da HP (Quem fez o meu pc), ela informa quais processadores são compatíveis com a placa-mãe, e acima desse meu, apenas o i7 7700 é compatível, baseado no que você disse, eu também teria que trocar a placa-mãe certo? Se sim, sabe indicar uma boa?

o problema é que eu não estou podendo gastar muito, então teria que ser um upgrade grande pra fazer ano que vem, ou vários pequenos, não consigo fazer os 2.

@Lenhal primeiramente obrigado por responder! 
Não sei te dizer qual fonte é exatamente, tendo em vista que é um PC pré montado da HP, no site onde tem as especificações dele não tem o nome da fonte, apenas diz ser de 500W (100-240v). Eu gostaria de uma placa de vídeo que pelo menos tivesse 6Gb de VRAM, e que fosse boa atualmente pra rodar qualquer coisa, pensei na RTX2060 mesmo como uma opção, mas não sei dizer se é a melhor, mas baseado na sua resposta, acredito que seja mesmo a melhor opção pra mim, baseado no meu processador e na minha carteira. Pensei que seria bom talvez uma GTX1660 também, porém, eu queria uma com mais longevidade, e vi que o preço dela não foge muito do da RTX2060, então não acho que compense mesmo… Você saberia me dizer se tem muita diferença da RTX2060 e da RTX2060 super?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kleber Peters disse:

Quatro perguntas:

 

Você usa o computador pra quê?

Qual a marca/modelo da fonte?

Quanto você pode gastar?

Qual a resolução do seu monitor?

Eu uso pra jogar e pra editar vídeos e pra design gráfico em geral (mas pra esse caso o meu pc não sofre de nada, consigo fazer tudo o que preciso sem travar ou dar qualquer tipo ee gargalo). Pra jogar eu não tive problemas até começar a jogar o CoD Warzone, nele meu pc parece muito pior do que é, sei que o jogo é mal otimizado, mas também sei que me falta VRAM pra rodar ele direito.

 

Como disse para o amigo que também perguntou, creio ser uma fonte genérica, pois o PC é Montado pela HP, nas especificações dele no próprio site da HP não diz marca nem modelo, apenas que tem 500W (100v-240v).

 

Acredito que posso gastar Até R$4.000,00, mas isso atualmente, porque como eu guardo dinheiro todo mês, talvez possa gastar mais no futuro, mas eu pretendo mesmo gastar

menos que esse valor.

 

A resolução é 1920x1080.


———————————————————

 

@Lenhal primeiramente obrigado por responder! 
Não sei te dizer qual fonte é exatamente, tendo em vista que é um PC pré montado da HP, no site onde tem as especificações dele não tem o nome da fonte, apenas diz ser de 500W (100-240v). Eu gostaria de uma placa de vídeo que pelo menos tivesse 6Gb de VRAM, e que fosse boa atualmente pra rodar qualquer coisa, pensei na RTX2060 mesmo como uma opção, mas não sei dizer se é a melhor, mas baseado na sua resposta, acredito que seja mesmo a melhor opção pra mim, baseado no meu processador e na minha carteira. Pensei que seria bom talvez uma GTX1660 também, porém, eu queria uma com mais longevidade, e vi que o preço dela não foge muito do da RTX2060, então não acho que compense mesmo… Você saberia me dizer se tem muita diferença da RTX2060 e da RTX2060 super?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Leonardo Benício disse:

Não sei te dizer qual fonte é exatamente, tendo em vista que é um PC pré montado da HP, no site onde tem as especificações dele não tem o nome da fonte, apenas diz ser de 500W (100-240v).

A sua fonte tem aquela chavinha seletora na parte de trás, para você selecionar a tensão?

16 minutos atrás, Leonardo Benício disse:

Eu gostaria de uma placa de vídeo que pelo menos tivesse 6Gb de VRAM, e que fosse boa atualmente pra rodar qualquer coisa, pensei na RTX2060 mesmo como uma opção, mas não sei dizer se é a melhor, mas baseado na sua resposta, acredito que seja mesmo a melhor opção pra mim, baseado no meu processador e na minha carteira. Pensei que seria bom talvez uma GTX1660 também, porém, eu queria uma com mais longevidade, e vi que o preço dela não foge muito do da RTX2060, então não acho que compense mesmo

Se possível pegue a RX6600, ela é superior a RTX2060 e é apenas um pouco mais cara. se encontrar uma boa promoção dela, é uma ótima opção. Há alguns dias atrás ela estava 3200,00. É uma placa com tem 8gb de VRAM (apesar do que importa é o chip gráfico) então ela atende aos seus requisitos. 

2 minutos atrás, Leonardo Benício disse:

Acredito que posso gastar Até R$4.000,00, mas isso atualmente, porque como eu guardo dinheiro todo mês, talvez possa gastar mais no futuro, mas eu pretendo mesmo gastar

menos que esse valor.

Com pouco mais de 4000,00 você pega a RX6600XT, placa de vídeo superior a RTX3060, só que bem mais barata

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lenhal

6 minutos atrás, Lenhal disse:

A sua fonte tem aquela chavinha seletora na parte de trás, para você selecionar a tensão?

Se possível pegue a RX6600, ela é superior a RTX2060 e é apenas um pouco mais cara. se encontrar uma boa promoção dela, é uma ótima opção. Há alguns dias atrás ela estava 3200,00. É uma placa com tem 8gb de VRAM (apesar do que importa é o chip gráfico) então ela atende aos seus requisitos. 

Com pouco mais de 4000,00 você pega a RX6600XT, placa de vídeo superior a RTX3060, só que bem mais barata

Não, a fonte não tem a chavinha.

 

Nossa, não sabia que a série RX era mlh, bom saber, obrigado. Vou acompanhar o preço delas então. Sabe dizer se elas possuem Ray Tracing?

@Lenhal

6 minutos atrás, Lenhal disse:

A sua fonte tem aquela chavinha seletora na parte de trás, para você selecionar a tensão?

Se possível pegue a RX6600, ela é superior a RTX2060 e é apenas um pouco mais cara. se encontrar uma boa promoção dela, é uma ótima opção. Há alguns dias atrás ela estava 3200,00. É uma placa com tem 8gb de VRAM (apesar do que importa é o chip gráfico) então ela atende aos seus requisitos. 

Com pouco mais de 4000,00 você pega a RX6600XT, placa de vídeo superior a RTX3060, só que bem mais barata

Não, a fonte não tem a chavinha.

 

Nossa, não sabia que a série RX era mlh, bom saber, obrigado. Vou acompanhar o preço delas então. Sabe dizer se elas possuem Ray Tracing?

3 minutos atrás, carbonii disse:

@Leonardo Benício Com um i5 7400 fica difícil fazer upgrade em placa de vídeo... se fosse um i7 7700K daria uma boa folga para esse upgrade.

Acha que com esse processador não tem como mudar a placa de vídeo? Eu entendo que é de uma geração bem antiga, e que também não é um i7, mas achava que mesmo assim eu conseguiria melhorar mesmo q pouco a placa de vídeo, pois é onde vejo necessidade... Meu processador vive por volta de 55% de uso em todos os jogos que monitoro, achei que por conta disso, ele estava ok, mas se a mudança de placa fará ele trabalhar mais, então não compensa mesmo... Eu sei muito pouco sobre essas coisas, eu só tive console até metade desse ano, esse é meu primeiro PC decente, então sou novo nisso ainda. Muito obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Leonardo Benício disse:

Nossa, não sabia que a série RX era mlh, bom saber, obrigado. Vou acompanhar o preço delas então. Sabe dizer se elas possuem Ray Tracing?

Não é necessariamente melhor, mas a RX6600XT ganha em desempenho da RTX 3060. Sim, essas placas possuem Ray Tracing, mas é pior do que nas placas da Nvidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lenhal disse:

Não é necessariamente melhor, mas a RX6600XT ganha em desempenho da RTX 3060. Sim, essas placas possuem Ray Tracing, mas é pior do que nas placas da Nvidia

Entendi... Vou monitorar os preços delas então. Alguns dos outros amigos que responderam, acham que talvez o precise trocar o processador antes de trocar a placa de vídeo, você acha necessário também? Só posso trocar um dos dois, não tenho condições no momento de trocar os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leonardo Benício disse:

Entendi... Vou monitorar os preços delas então. Alguns dos outros amigos que responderam, acham que talvez o precise trocar o processador antes de trocar a placa de vídeo, você acha necessário também? Só posso trocar um dos dois, não tenho condições no momento de trocar os dois.

Seria bem interessante trocar o processador, mas você também pode esperar para fazer isso depois que trocar a placa de vídeo. Seu i5 7400 deve dar um pequeno gargalo com uma RX6600XT, por exemplo, mas ele vai dar conta do recado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Benício

 

Bom, suas únicas opções seriam um Core i7 7700 ou 7700K.. Não compensa o preço que pedem neles e, bem provável, a placa-mãe ia dar uma limitada neles..

 

Falando na placa-mãe, ela é da HP, então imagino que seu PC seja da HP.. Teria de avaliar fonte, se há necessidade e, especialmente, possibilidade de troca e quanto de espaço tem no gabinete..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, RS Faria disse:

@Leonardo Benício

 

Bom, suas únicas opções seriam um Core i7 7700 ou 7700K.. Não compensa o preço que pedem neles e, bem provável, a placa-mãe ia dar uma limitada neles..

 

Falando na placa-mãe, ela é da HP, então imagino que seu PC seja da HP.. Teria de avaliar fonte, se há necessidade e, especialmente, possibilidade de troca e quanto de espaço tem no gabinete..

obrigado pela resposta!

 

Sim, o pc é da HP, é um OMEN 870-224, a única coisa que mudei nele foi acrescentar uma memória de 8GB de 2666Mhz.

 

Essa é a questão... se eu trocar processador, creio que terei de trocar de placa-mãe também, e eu não acho que seria melhor trocar o processador, pois não sinto necessidade no momento, como disse para outra pessoa que respondeu, só talvez eu sinta a necessidade de troca, caso eu troque a placa de vídeo por alguma que o meu processador atual não aguente, mas ai já vai além dos meus conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lenhal disse:

Seria bem interessante trocar o processador, mas você também pode esperar para fazer isso depois que trocar a placa de vídeo. Seu i5 7400 deve dar um pequeno gargalo com uma RX6600XT, por exemplo, mas ele vai dar conta do recado

Entendi... Mas eu acho que me contento com a RX6600 mesmo, a equivalente a RTX2060, não acho que preciso ter o melhor do melhor não, na verdade eu nem queria trocar nada no momento, apenas gostaria de colocar um SSD, mas a VRAM da minha placa está fazendo com que eu tenha a necessidade de melhorar a placa de vídeo.

1 minuto atrás, carbonii disse:

@Leonardo Benício Acredito que não vai valer a pena você trocar a placa de vídeo e manter o processador.  Pelo fato dele ser bem fraco hoje em dia, pode acontecer de você colocar uma placa de vídeo mais forte e causar instablidades no jogo, pois o processador não aguenta 

Então nesse caso, eu teria que trocar o processador antes de trocar a placa de vídeo... Se esse for mesmo o caso, prefiro manter tudo como está, e eu vou juntando o dinheiro, e deixo pra trocar os 2 bem mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Leonardo Benício Ou você com esses 4mil já troca processador placa-mãe e memória RAM, já vai dar uma excelente aliviada no sistema e tenho certeza que vai ganhar até FPS.

@Leonardo Benício Tudo junto deu 3300R$, seria um baita de um upgrade. Com esse processador ai você consegue colocar até uma RTX 3070/ 3070 TI tranquilamente.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, carbonii disse:

@Leonardo Benício Ou você com esses 4mil já troca processador placa-mãe e memória RAM, já vai dar uma excelente aliviada no sistema e tenho certeza que vai ganhar até FPS.

@Leonardo Benício Tudo junto deu 3300R$, seria um baita de um upgrade. Com esse processador ai você consegue colocar até uma RTX 3070/ 3070 TI tranquilamente.

image.png

Nossa, essa poder ser uma ótima opção mesmo, posso segurar as memorias RAM por enquanto e no lugar pegar um SSD M.2 de 500GB.

 

Muito obrigado pela dica, vou ver o que eu consigo fazer, provavelmente só terei como começar os upgrades ano que vem, porque ai terei uma folga de grana pra gastar, por enquanto vou monitorando os preços e ver o que eu faço.

 

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua GPU está nos quesitos mínimos para rodar COD Warzone (GTX970 tem o mesmo desempenho da sua 1060 3GB). Então, seu problema, nos jogos que você citou, está sendo mesmo a GPU. Precisa trocar o processador se trocar a CPU? Sim, pois o 7400 já é fraco. Mas, não é mandatário, principalmente para jogar em fullHD. 

Eu trocaria a GPU agora e já começaria a juntar $$$ pra upgrade no restante do equipamento. Com seu orçamento, eu pegaria a RX6600 e com a sobra trocaria a fonte, caso ela seja genérica, ou acrescentaria um SSD. Não fará diferença nos FPS dentro do jogo, mas melhorará bem a utilização geral do sistema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Benício Boa noite! Para aumentar suas chances de resposta e manter o Fórum organizado, seu tópico foi dividido em dois. Conto com sua compreensão! :)

 

Em 14/12/2021 às 14:21, Leonardo Benício disse:

ultimamente reparei que o meu uso de disco fica quase sempre no 100%

 

É por causa do HD. Windows 10 não roda tão bem em discos rígidos. Um SSD resolverá esse problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...