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  • Membro VIP
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11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Aquilo ali do lado do resistor é outro LED, no caso um SMD? Pra quê?!

 

Aquilo aparentemente é uma plaquinha pra facilitar a vida da galerinha arduína: pessoas que preferem só conectar fiozinhos e não tem intimidades com soldador e tal. Geralmente pirofóbicas. O ledinho está lá pra quem te pressa de ver um led piscar até que supere algum trauma e resolva soldar o led

 

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Será um lance com o comum?

?

 

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por que o módulo tem três cabeças de saída, estando duas vazias?

É pra usar a imaginação. Use a sua 😁

  • Haha 1
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16 minutos atrás, .if disse:

O ledinho está lá pra quem tiver pressa para ver um LED piscar, até que supere algum trauma e resolva soldar o LED [PTH].

 

Eu quis perguntar se as três cabeças estão em paralelo e com o mesmo driver. Encarei como um módulo completo; não sabia que era apenas a "plaquinha".

  • Membro VIP
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Em 28/01/2022 às 08:08, alexandre.mbm disse:

três cabeças

Onde você está com a sua pra usar este termo? Cabeça nem é termo eletrotécnico . Onde se viu... cabeça naquilo?

7963_1.png

Mesmo forçando a visão de raio-x, não consigo ver driver em baixo desta placa. Google módulo led bicolor (clique) e acharás um pouco + de informação sobre ela

Em 28/01/2022 às 08:08, alexandre.mbm disse:

Encarei como um módulo completo; não sabia que era apenas a "plaquinha".

 

Obs: aquilo foi só pra ilustrar o que o autor disse sobre led 3 pinos e etc já que ele tem dificuldades em publicar as famigeradas fotos de meu tradicional e famigerado 1.jpg>1k.txt

Em 26/01/2022 às 23:01, orieva disse:

eu gostaria de saber como testar. ex. ( tem tres soldas onde ficaria os terminais  (sem o led)  como testar com as ponteiras o circuito "quente"?

 

 Porque motivo/causa/circunstância ainda não testou, meu querido?

2 horas atrás, orieva disse:

vou tentar das duas maneiras invertendo a ponteiras.

Ah já sei... estava esperando a derradeira observação: tensão reversa pode entortar o ponteiro

  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, .if disse:

Cabeça nem é termo eletrotécnico.

 

Eu ia usar cabeçalho de solda.

 

3 horas atrás, .if disse:

 

Na loja virtual Baú da Eletrônica:

 

Citação

...deve ser conectado a resistores para limitação de corrente. Disponibiliza uma barra de pinos para o controle de acionamento das cores de forma individual.

 

Eis na Eletrogate uma KY-029 de ânodo comum:

 

1459238136_ndice-22.jpg.8f7c7f3a65171e3431fac358e1221e6c.jpg

 

– R1 = 0 (zero) Ohm

– Tem um pad "L" para SMD, vazio

 

Parece que a serigrafia dos cabeçalhos de solda PTH indicam a pinagem do LED.

 

Ligar resistores e cortar trilhas?

 

Citação

PINAGEM:
G : +VCC (ANODO)
R : Luminosidade Vermelho (Nível Baixo)
Y : Luminosidade Verde (Nível Baixo)

 

Postado

@Rafael.R verdade. mais tudo bem. depois aprofundo nesse tema. 

o importante é o teste no circuito de tres (solda ) do led.

@.if ( Deve dar um valor qualquer de tensão caso o circuito estiver mandando o led acender.)   é exatamente isso que eu quero saber com esse teste. 

@.if mais o amigo falou catodo duas vezes kkk (vou tentar das duas maneiras invertendo a ponteiras.

 

Postado
Em 26/01/2022 às 23:01, orieva disse:

@.if você foi o que entendeu o que eu gostaria de saber fazer.

o meu mult. é analógico e eu uso na energia ( fonte 9v)  e (fonte 5v) o que eu gostaria de saber como testar. ex. ( tem tres soldas onde ficaria os terminais  (sem o led)  como testar com as ponteiras o circuito "quente"?

Estranho, geralmente multímetros analógicos funcionam com uma pilha de 1,5 V para as escalas de ohms mais baixas e uma bateria de tensão mais alta para escalas de ohms x 10.000 e x 100.000. Geralmente são de as quadradinhas normais de 9 volts, mas alguns multímetros utilizam uma de 22,5 V. Eu tenho uma relíquia aqui dos anos 50 que utilizaria uma de 30 V que substitui por 3 de 9V. Isso explica a sua fonte de 9 volts, mas qual a função da fonte de 5 volts ? image.thumb.png.80e55f06975ead18d0a1c25647750245.png

 

  • Obrigado 1
Postado

amigo sobre a fonte de 5v eu não mim lembro mais como foi que iniciei a usar, mais acho que foi algum colega de internet que deu essa dica e acho que deu certo. ou você acha que não. ou pode atrapalhar em algum teste?

Postado

@orieva Se o seu multimetro é do tipo que usa uma pilha comum de 1,5 volt e mais uma bateria de 9 volts acredito que substituir a pilha por uma fonte 5 volts pode comprometer as medidas de resistência das escalas mais baixas , ohms x 1, ohms x10 até ohms x 1000. Mas o único analógico que eu tive é o vovozinho que eu mencionei no post anterior que me serve até hoje,. Quando a pilha/ bateria dele  está fraca na hora de zerar a medida de ohms juntando as pontas de prova o ponteiro não chega até o final onde está o 0 da medida de ohms. Acredito que no seu caso juntando as pontas de prova o ponteiro grude no fim e não desgrude mesmo colocando o ajuste de ohms no mínimo. Mas o circuito do ohmimetro do meu é diferente dos analógicos atuais, inclusive agora me caiu uma ficha: No curso técnico na década de 80 eu estranhei quando o professor mandou tomar cuidado porque quase todos multímetros analógicos na escala de ohms enviam a tensão invertida, o + sai pela ponta de prova preta e o - pela ponta de prova vermelha e no meu vovozinho isso não acontece. Isso talvez explique porque você provavelmente ligou o LED invertido nas primeiras experiências do tópico. 

Se o seu multimetro realmente funciona originalmente com uma pilha comum de 1,5 V você pode derrubar a tensão da fonte com esse esquema:

image.png.04c85b422dd1f4d1299a21835fdf3967.png

Deve fornecer pro multímetro aproximadamente 1,8 volts com os 3 diodos e se usar só dois mais ou menos 1,2 V . Coloquei um valor baixo para o resistor porque não lembro o esquema da parte de ohms do multímetro analógico e quanto ele puxa de corrente, os amigos aqui podem dizer se você pode usar um valor maior. 

  • Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm Não, quem define a tensão de saída é mesmo a soma das barreiras de potencial dos 3 diodos. Se considerarmos o valor teórico de uma junção PN de silício de 0,7 volts (eu acho até que é 0,65 se não me falha a minha já prejudicada memória kkk) a tensão de saída seria mesmo 3 x 0,7 ou seja, 2,1 volts. É mais do que 1,5 V de uma pilha mas está bem menos fora do que 5 volts. Mas eu me baseei no fato de que quando a gente mede estes diodos na função diodo do multímetro digital eles dão algo como 0,55 V devido à baixa corrente. Medindo os 1N4148 já dá um pouco mais de 0,6 V, eles são para uma corrente máxima de 150 mA. Até comprei um pequeno lote de uns 10 que mediram mais de 0,7, acabei nem usando de medo de ser falsificado, estou completamente neurótico com essa enxurrada de falsificados (e quem daqui não estiver aqui que atire o primeiro trafo kkk). Eu chutei que como os 1N400x são diodos para 1 ampere, a uma corrente de aproximadamente só 30 mA (uma queda de 3 volts sobre 100 ohms no resistor) daria uma tensão direta de aproximadamente 0,6. Agora que vi seu post dei uma olhada nos datasheets e realmente, num deles a curva tensão direta versus corrente realmente começa com 0,7 a 10 mA. Mas isso bla bla bla, a uma largura de pulso de 300 microsegundos a 2 % de duty cycle e tal... No outro da ON semiconductors tem 3 curvas para 3 temperaturas e a 25 graus já da quase 0,8 a 100 mA. Nesse caso seria bom  o @orieva colocar só dois diodos mesmo, acho que corrente que os digitais aplicam na função diodo deve ser muito baixa mesmo, já chegando na faixa dos microampères. Agora fiquei curioso, vou ver se arrumo um tempo hoje pra sentar na bancada e medir na prática a tensão direta dos 1N400x e aproveitar pra medir a corrente que os meus multímetros aplicam na função diodo.

image.thumb.png.9aba8e33a20bfa969a388171cc51983f.png

  • Membro VIP
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@Andreas Karl , eu não quis remendar minha mensagem. Mas é o seguinte. Os diodos em série estão em paralelo com a carga, e este bloco, em série com o resistor. Então eu ainda estou no escuro. Nada do que eu disse, ou do que você disse, está fazendo sentido pra mim.

Postado

@alexandre.mbm Que estranho. Bom, imagine o resistor em série com os diodos sem a carga ligados na fonte de 5 volts. Vai passar uma corrente de uns 30 mA pelo resistor e pelos diodos. Nesta situação se você medir a tensão em cada diodo vai dar algo entre 0,6 e 0,8 volts. Portanto a tensão somada dos 3 diodos ou seja, na saida para o multimetro vai ser de 3 vezes a tensão de cada diodo, então se voce medir do "-" até a ligação do resistor com o diodo de cima vai ter entre 1,8 e 2,4 volts.  

Digamos que esta tensão nos 3 diodos seja de 2 volts. Então a tensão no resistor vai ser de 3 volts medindo com a ponta vermelha no "+" da fonte e com a ponta de prova preta na junção com o diodo de cima. Já se a tensão nos diodos for de 2,4 a tensão no resistor vai ser de 2,6 volts, 5 - 2,4 . è um simples divisor de tensão. Os 3 diodos formam uma componente bem semelhante a um diodo zener de aproximadamente 2 volts, apenas o diodo zener funciona invertido, recebe a tensão positiva no catodo. No sentido normal ele é um diodo comum que também vai oferecer uma queda próxima de 0,7 volts no sentido direto. 
O que talvez esteja confundindo a sua cabeça é que você está acostumado a ver o elemento de estabilização ligado em série com a carga. Por exemplo eu poderia ter no lugar do resistor um suposto 7802 (que não existe) que estabilizaria a carga em 2 volts ou um Lm317t com os dois resistores que tem que ser ligados nele dimensionados para uma saida de 1,5 volts. Funcionaria bem melhor do que o circuito com diodos e resistores que desenhei, manteriam a tensão de saida até 1 ampere ou mais se a fonte de 5 volts aguentar. Mas é mais complicado e o Orieva que é muito iniciante ia se atrapalhar.
 O lado ruim do meu circuito é que ele só serve  para cargas que puxem muito pouca corrente como o multímetro. Se sem carga os diodos estiverem com uma tensão de 2,4 volts e o multimetro drenar 10 mA (é só um suposição, eu acho que ele vai puxar no máximo 1 mA) a tensão nos diodos vai cair provavelmente pra 2 volts ou menos. Mas funciona, a tensão de uma pilha tambem cai conforme a gente puxa mais corrente. 

 

Eu poderia em tese simplesmente colocar 5 diodos entre a fonte e o multimetro, 5 x0,7 = 3,5 volts e sobraria 1,5 volts para o multímetro. Mas como o multimetro na verdade drena pouquíssima corrente a queda nos diodos poderia ser bem abaixo de 0,7 volts. Por exemplo se o multímetro for usado pra medir um resistor de 100 k a corrente cairia talvez pra uns 20 microamperes e a queda nos diodos cairia pra uns 0,5 volts resultando em mandar 2,5 volts para o multimetro que ia medir errado o resistor.

 

O que você precisa ter em mente:

O famoso 0,7 volts do diodo é uma média da queda que ele dá a uma corrente normal de um circuito, algo em torno de 50 mA até uns 200 mA, isso pra um diodo da série 1N400x. Quanto maior a corrente nominal do diodo menor a queda. Se for menor a queda aumenta por isso um 1N4007 na funcão diodo do multimetro mostra um numero pouco acima de 500, se mostrar 545 significa 0,545. Um 1N4148 invés de aguentar 1000 mA só aguenta 150 mA por isso o multímetro já mostra um pouco mais de 0,6 volts. Num LED vermelho comum a queda é bem maior, 1,8 volts. Ele é um diodo mas só aguenta 20 mA, passou disso ele queima certo ?

 

Eu fiz um teste agora, fui la na minha bancada e coloquei um 1N4007 com o anodo na saida positiva da minha fonte e regulei ela pra 5 volts exatos. Medindo com a ponta preta no negativo e a ponta vermelha antes do diodo com o multimetro analógico deu 5 volts exatos. Depois do diodo deu 4,7 volts, ele puxa uma corrente muito baixa e a queda ao invés de 0,7 foi só de 0,3 volts. Com o digital foi menos ainda porque ele puxa ainda menos corrente, depois do diodo caiu só pra 4,9 portanto uma queda de apenas 0,1 volts. Como você pode perceber nessa situação de baixissima corrente o famoso 0,7 não se aplica, faça um teste parecido na sua casa. 

 

É a famosa diferença do nominal para o real. É como no tópico onde falei sobre pilhas e baterias: uma bateria de celular tem uma tensão nominal de 3,7 volts mas na verdade ela totalmente carregada tem 4,2 e com 3,6 o celular já se desliga. Uma bateria de carro novinha tem valor nominal de 12 volts mas se você medir uma novinha que acabou de ser tirada da caixa na loja vai medir 12,7 volts. De manha cedo  quando em meço a bateria do meu carro antes de dar partida ela dá 12,5. Se eu ligar o motor o alternador faz ela subir pra 14 e após desligar o motor vai ficar com 13,2 e vai voltando devagarinho pra 12,5. As pilhas de NIMH recarregáveis tem uma tensão nominal de 1,2 volts ou dependendo da marca 1,25. Mas totalmente carregada ela dá 1,35  , com 1,2 volts ela está praticamente descarregada.

 

Espero ter conseguido sanar a dúvida na sua cabeça, espero que com a minha mania de escrever demais não tenha deixado ela mais confusa ainda, um abraço.

 

PS, eu coloquei um tópico falando sobre colocar dois capacitores num forno de microondas e ninguém respondeu, acho que eu não deixei claro que estava com dúvida se ia funcionar se alguém puder ajudar agradeço. 

  • Obrigado 1

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