Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual SSD e memória usar no Samsung Essentials e20?


VitorEarth
Ir à solução Resolvido por Eduardosv,

Posts recomendados

Galera, comprei um note aqui pra me ajudar só com as tarefas de universidade, mas mesmo assim ele não dá conta. É horroroso. Trava muito até pra abrir um doc do Word.

Já vi muitas reclamações assim e vi que o pessoal recomenda a troca da memória RAM que é de 4Gb e a compra de um SSD no lugar de um HD. Seria essa a solução? qual dos dois eu devo comprar primeiro? e caso seja o SSD... eu mesmo consigo fazer um backup de arquivos e trocar aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorEarth Olá, creio que o SSD é primordial, vai tirar o gargalo do HD que no Win 10 consome 100% do disco (problema corriqueiro com HD). A dica que dou para fazer o backup é o Google Drive, o armazenamento gratuito dá 15 gb de espaço. Além disso, pendrives e até mesmo o one drive podem ajudar...

 

Como teu note já tem 4 gb, tem que ver se não existe a opção de colcoar mais um pente de 4gb de memória e formar um dual channel, o que também causaria uma folga de espaço para a memoria ram, principalmente para as tarefas que mencionou. Mas deixaria isso para um segundo momento....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardosv Será que esse SSD resolve mesmo esse problema de utilizar multitarefas de boa no note? pelo que vi ele é bem rápido para iniciar os programas né, mas ele mantém a agilidade durante o uso? Outra questão mas não tão importante quanto... tava pensando em baixar uma versão mais antiga do Windows pra ver se melhora mais o uso... tipo o 7 ou o 8 o que tu achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorEarth pode ajudar, mas tudo depende do resto das configurações do notebook. Quais são as configs?

Quanto a manter agilidade, sim, o SSD mantem a agilidade dele naquilo que ele propõe, que é leitura e escrita de arquivos, o que pode fazer que a agilidade não seja tão grande é o processador que processa o dado necessário a ser lido no processador, e isso pode gerar um gargalo de sistema, caso o processador não seja tão bom....

Mas de maneira geral, verás uma grande mudança ao colocar um SSD no lugar de um HD. notarás que o Windows iniciará mais rapidamente e que os programas abrirão em um tempo menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardosv O processador dele é ruim mesmo. Mas para as tarefas que citei ele devia dar conta... aí você comentou que o SSD vai dar sim agilidade, eu por exemplo no máximo usaria 3 janelas simultaneamente na web + word. tu acha que consigo sem problemas de travamento? aí as configs dessa bomba:

Tamanho de tela: 15,6 polegadas.

Resolução de tela: 1366 x 768 pixels em LED.

Processador: Intel Celeron 4205U.

memória RAM: 4 GB.

Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 610.

Armazenamento: 500 GB.

Interfaces e portas: 1x HDMI, 2x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x fone de ouvido.

 

@Gabriel Torres Obrigado pelo vídeo amigo... mas estou nessa dúvida aí com meu note. Não sei se o que resolveria mais rápido é o SSD ou a RAM. A do meu note é de apenas 4gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorEarth Certo, você tem um celeron com final U. Isso significa que é um processador de baixo consumo de energia (por ser final U) logo as frequências do processador são menores e isso impacta no desempenho. Por ser um celeron, ele possui menos núcleos e threads, e isso impacta no desempenho. aplicativos que necessitam demais do processador vão causar travamentos. Um exemplo clássico disso é jogos e videos em alta qualidade, como um vídeo em 1080p60fps.

 

Mas na minha visão, o que pode estar causando esses travamentos de múltiplas janelas+ word está sendo realmente a memória.  Para fazer o teste, sugiro abrir o gerenciador de tarefas quando ocorrer esses travamentos e clicar em mais opções. e assim verá a porcentagem de uso de CPU, Disco e memória. Se a memória estiver beirando os 4gb ela vai começar a usar o Disco, e a velocidade do disco em relação a velocidade de memória é bem inferior, o que causa travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardosv Fiz um teste aqui com a janela do Clube do Hardware e meu e-mail aberto e:

CPU 5%

MEMÓRIA 78%

DISCO 96%

REDE 0

(aqui o disco oscilava muito, pra baixo e voltava até pra 100%)

 

Daí abri além das outras janelas, mais duas guias no YouTube e outra no G1 e:

CPU 40%

MEMÓRIA 87%

DISCO 100%

REDE 0

Seria o caso da troca do HD por um SSD mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@VitorEarth O disco está gritando por ajuda kkkk. Em um primeiro momento sim, a troca do HD pelo SDD ajudaria a desafogar essa porcentagem de 99% sim, e daria uma melhora considerável. Claro que a memória também está elevada, mas creio que tu pode pensar em adicionar mais memória no futuro, visto que ainda tem uma porcentagem de folga (não muito grande, o que pode gerar também trancamentos eventuais, jogos? so se for games muito leves)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardosv beleza então mano. Assim que puder faço essa troca do HDD por um SSD aí maaais lá na frente troco a memória tb. Esse note é tão ruim que só tem 1 slot pra ram kkkkk nunca passou pela minha cabeça jogar nada nisso aqui, praticamente impossível. Valeu a ajuda mano! tmj

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Eduardosv o meu é o samsung book E20 (NP550XCJ-KO1BR) e queria saber se alguém tem o manual da placa pra eu confirmar se é só o NVMe que serve nele realmente (como vi pela internet) e quais detalhes de compatibilidade devo me atentar tanto pra instalação quanto pra limitação da capacidade do NVMe e placa. (Mas peço desculpas pela intrusão no tópico, é a segunda vez que tento criar um e tenho problemas, se puder ajudar nisso também...) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!