Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Drive Óptico lê CDs de áudio, mas não lê DVDs de dados. Por quê?


Posts recomendados

Eu não o usava há mais de um ano. Hoje, finalmente, precisei dele, mas ele não lê os meus DVDs de dados. CDs de música, porém, funcionam normalmente.

 

Já tentei usar um CD limpador antigo que eu tinha guardado, mas não surtiu nenhum efeito.

 

O que eu poderia fazer para tentar resolver?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Herweg DVDs e CDs tem uma expectativa de vida útil média de 5 anos para os comprados para gravação, salvo engano. Após esse período eles começam a se degradar e é importante mantê-los bem armazenados, limpos, para que durem mais. Se os seus estão dando problema, teste em outro computador para certificar-se de que o problema realmente está no aparelho e não nas mídias. Se o problema for mesmo o aparelho, tente trocar o cabo de dados e a porta SATA onde ele está conectado à placa-mãe. Se seu caso for de notebook, então não há muito o que se fazer a não ser trocá-lo ou usar um externo. Observe que alguns fabricantes de notebook liberam correções para o firmware de seus drives ópticos, sendo recomendado instalar tais correções caso existam. Similarmente, é imprescindível que todos os drivers disponíveis no site do fabricante para seu modelo de placa-mãe ou de notebook tenham sido corretamente instalados para evitar falhas. Por fim, se seu sistema operacional tiver sido alterado ou estiver com algum software que interfere na leitura das mídias (como antivírus), vale testar uma instalação limpa do windows ou observar se os programas, em especial antivírus, não estão tentando prevenir o acesso ao seu hardware por uma razão ou por outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente outro leitor/gravador de DVD. Quando eu gravava mídias para backup, eu tinha dois gravadores, um da Pioneer e outro da Samsung, e muitas mídias que eu não conseguia ler no Samsung eu conseguia no Pioneer - já o oposto não acontecia, mídias que eu não conseguia ler no Pioneer normalmente iam pro lixo, pois o Samsung nunca lia essas mídias. Já tive algumas experiências ruins com mídias de dvd graváveis, parei há anos de fazer backup em DVD, uso hds externos para backup, e além de backup em HD externo também faço backup no meu Google Drive de coisas mais importantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!