Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O que fazer para o Windows inicializar no SSD? tentei pela BIOS do computador, desabilitei cada opção que aparecia o outro disco para iniciar os arquivos sem ser o SSD e, de nada adiantou. Queria saber se tem um meio de fazer o computador reconhecer que quero os arquivos do SSD como principal. Como podem ver a inicialização do Windows está no SSD, mas os arquivos está inicializando no HD, já fiz a clonagem e os procedimentos para fazer com que ambos inicialize no SSD, mas eu não sei o por que os arquivos carregam no HD como principal.

imagem_2021-12-31_091850.png

Postado

@Giliader Daniel Sua BIOS tem que ser configurada para permitir que o sistema inicie pelo SSD. Se você clonou o HD para o SSD usando o acronis ou macrium, então vai funcionar normal. Pessoalmente eu recomendaria que fizesse a instalação limpa, pois vai contribuir inclusive para a durabilidade do SSD. 

Tem uma forma correta de fazer essa clonagem, mas também tem várias formas erradas. Você tem que iniciar pelo rescue disk de um dos dois programas citados, fazer a clonagem ou backup+restauração para a nova unidade. Salvo engano os programas só permitem redimensionar as partições na segunda opção, e quando se faz assim ela salva a partição de boot também e torna o disco ativo para inicialização, o que é necessário para que o sistema funcione.

Postado

@Giliader Daniel Não posso ver o vídeo agora para verificar se o método é correto. O método que eu uso regularmente para PCs de clientes é criar um disco de resgate do macrium reflect (que é gratuito) ou acronis true image (que é pago), iniciar o sistema com ele, ir em backup de disco, fazer um backup da partição de sistema (e suas partições auxiliares) que está funcionando (tem que salvar em um terceiro disco ou em outra partição desse mesmo disco) e recuperar esse backup para o SSD. Na hora de recuperar você mantém o tamanho das partições auxiliares, mas a de sistema você redimensiona para caber no SSD. Feito esse processo é só reiniciar o PC pelo SSD e ser feliz.

Postado

Informe em qual modo está a placa-mãe, se em UEFI, BIOS LEGACY ou CSM
A partição responsável pelo boot funciona assim
Em disco MBR ela é a Reservado pelo Sistema formatada em NTFS
Em disco GPT ela é a EFI formatada em FAT32 e tem também a MSR de 16MB  e sem formatação
Pela imagem seu SSD está como MBR, e neste caso a placa-mãe deveria estar em BIOS LEGACY ou CSM
Já o segundo disco de 1TB está como GPT, que funciona com a placa-mãe no modo UEFI ou CSM
E o terceiro disco, de 1TB está como MBR 

Postado

@WOZ Dods No vídeo a pessoa, faz quase igual ao que você falou.

@WOZ Dods Ele basicamente usa o macriun reflect e faz o clonamento do disco em que tem a inicialização do sistema e a inicialização boot, e por fim troca na BIOS a opção em que qual armazenamento deve iniciar o computador.

Postado
1 minuto atrás, f_neto disse:

Se a placa-mãe dele estiver somente no modo UEFI nenhum disco em MBR irá dar boot

Se estava dando boot normalmente antes de fazer a clonagem, como é um espelhamento exato do original, tem que funcionar exatamente igual depois da mesma. Não recomendo nem mexer na BIOS para não confundir as coisas.

7 minutos atrás, Giliader Daniel disse:

@WOZ Dods Ele basicamente usa o macriun reflect e faz o clonamento do disco em que tem a inicialização do sistema e a inicialização boot, e por fim troca na BIOS a opção em que qual armazenamento deve iniciar o computador.

Só isso precisa ser alterado. Ele iniciou o PC pelo disco do macrium ou tentou fazer direto de dentro do sistema? Esse é o ponto que pode impedir de funcionar.

Postado

@WOZ Dods Bom, o que mexi na BIOS foi só a parte de iniciar o windows e o boot, em vez do HD no qual estava, troquei pro SSD e só.

@WOZ Dods ele iniciou pelo disco em que colocou as partições, depois de ter configurado na BIOS, iniciou certin pelo armazenamento que ele queria.

@WOZ Dods Ele iniciou o Pc pelo disco do macriun

@f_neto  A placa-mãe está com os dois modos ativados.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!