Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Heatpipes falhando: superaquecimento em laptop HP Pavilion 14-v063br


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal!

 

Recentemente peguei o laptop da minha irmã, um HP Pavilion 14-v063br (https://support.hp.com/br-pt/drivers/selfservice/hp-pavilion-14-v000-notebook-pc-series/6936223/model/7329094), da série Beats, para resolver um problema de superaquecimento e ventoinha acelerada que começou de uma hora para outra. Esse equipamento tem sido um visitante frequente (já teve que trocar a tela, o HD, enfim...).

 

Desde o começo, achei estranho e imaginei que o contato do dissipador poderia ter ficado solto, pois acúmulo de poeira e pasta térmica seca podem ir agravando o problema aos poucos, mas sem provocar uma piora forte e repentina. Ressalto que o laptop não sofreu qualquer impacto.

 

Pois bem, desmontei, limpei a pasta térmica antiga com álcool isopropílico, apliquei pasta nova (Deepcool Z5), retirei todo e qualquer resquício de poeira (não estava tão sujo). Montei. E o superaquecimento continuou, passando de 60ºC em idle e chegando a picos de 100ºC, como antes. Desmontei. Verifiquei que a pasta térmica parecia ter se espalhado corretamente. Achei estranho. Retirei e apliquei novamente. Apertei mais os parafusos do dissipador. Montei. Mesma coisa, continuou superaquecendo e com a ventoinha parecendo uma turbina de avião. E o ar soprado era frio.

 

Eis que, após muita pesquisa na Internet, encontrei diversos comentários sobre heatpipes "falhando" nesses laptops da série Beats da HP. Parece ser algo muito recorrente:

 

 

https://depot31763.wordpress.com/2019/11/02/heat-sink-heat-pipe-problems-with-the-hp-beats-laptops/

 

https://www.eevblog.com/forum/repair/premature-hp-notebook-heat-pipe-failure-due-to-overheating/

 

Bizarro! Em anos fazendo manutenção em computadores, nunca vi algo parecido. Não há qualquer marca, furo ou falha visível nos heatpipes que poderia justificar a fuga do fluido. Parece ser mais uma pérola de baixa qualidade da HP, em um laptop que desde o início foi uma bomba.

 

Não se encontra a peça (de código 773449-001) nova para comprar. E, mesmo usada, é difícil de achar. Eis que encontrei no AliExpress, usada, mas tenho receio de ter sido reparada: link aqui. Não quero gastar R$ 136,00 e não resolver o problema... Ou então receber esse laptop novamente porque o problema voltou.

 

Alguém já encontrou problema parecido? Encontrou a peça nova para comprar?

 

@WOZ Dods Você já se deparou com algo assim?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Boa tarde @KairanD, tenho um modelo idêntico a esse, v064br, e há 6 anos sofro com os mesmos problemas que o seu sofreu, e o principal é esse de superaquecimento dele, nunca sequer consegui jogar nele, muita frustração, pois mesmo trocando pasta e fazendo limpeza sempre vai pra 90-100 e trava. Assim como você fiz várias modificações e trocas, mas nada resolveu, acabei deixando ele de lado. Achei seu post e creio que esse deve ser o mesmo problema do meu, por isso quero trocar o dissipador, mas tenho algumas dúvidas, se puder me ajudar. Continua funcionando direitinho o que você comprou? Recomenda esse mesmo vendedor? Qual a temperatura normal dele com o dissipador funcionando corretamente? Com essas informações poderei comprar mais tranquilo e confirmar quando vier se realmente funcionou. Desde já fico grato se puder me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá @David Marques Toledo! Tudo bem?

 

Então... Esse problema aí foi uma surpresa para mim. Tive que pesquisar muito a fundo até conseguir encontrar a causa, porque dificilmente qualquer técnico pensaria que o problema poderia ser o próprio dissipador. E, pelo que pesquisei, todos os laptops dessa série Beats (o que inclui o seu) da HP apresentam um defeito de fabricação no processo de fechamento do dissipador que permite que o fluido escape ao longo do tempo. Dependendo da severidade da falha e do uso do equipamento, isso pode ocorrer mais ou menos lentamente.

 

O dissipador que comprei ainda está funcionando muito bem, embora tenha ficado claro que foi reparado pelo vendedor (essas pessoas estão pegando esses dissipadores defeituosos de computadores descartados, na China, e os reparando para vender, pois sabem que esses laptops são problemáticos). Como achar a peça nova seria praticamente impossível, recomendo sim o vendedor, mas você precisa verificar se o código do dissipador (773449-001) é igual ao seu. E, é claro, precisa comprar ciente de que a peça foi reparada e que qualquer tentativa de garantia provavelmente não funcionará.

 

Esse equipamento hoje está com meu pai. Usei-o por algum tempo e estava funcionando muito bem, e de forma super silenciosa. Lembro-me que, nos curtos testes que fiz à época, a temperatura em idle ficava em torno dos 40ºC. No teste de estresse do CPU-Z, não me recordo de ter passado de 70ºC, e a ventoinha não disparou (atuou como o esperado). Posso realizar novos testes para lhe informar os resultados, mas, sim, está funcionando sem problemas. Acredito fortemente que a troca do dissipador também resolveria os problemas do seu.

 

Sendo bem sincero contigo, eu me decepcionei muito com esse laptop HP. Ele me deu muitas dores de cabeça, e é absurdo que a HP não tenha assumido o defeito no dissipador para realizar um recall. Tenho um ASUS que era concorrente dele na ocasião (um S46CB), que passou por uso muito mais intenso, e nunca me trouxe problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Obrigado @KairanD, estou aguardando chegar o alto-falante (mais um dos inúmeros defeitos que esse notebook apresentou) aí colocarei pasta nova, esqueci de falar mas eu na época comprei também um ASUS, modelo X555LF-BRA, dei o azar de ter tido problema de estoque e a compra ter sido cancelada, aí a americanas na época me propôs trocar por esse hp que eram semelhantes em algumas configurações, maior arrependimento da minha vida. Já tive de trocar tela, o touchpad só funciona de um lado e descascou, a bateria não segura carga mais, o HD é irritantemente lento e trava a todo tempo (terei de comprar um SSD para não enfartar de raiva), agora a troca do heatpipe. Enfim, uma verdadeira bomba. Testei aqui e está fazendo 40º graus em idle com o heatpipe novo, estou com medo de fazer teste de estresse sem trocar a pasta rs.

 

Sabe dizer se esse modelo aceita 16gb de ram? Na descrição da hp fala que só aceita 12gb, mas vi várias pessoas falando que essa série V06-BR aceita 16 gb, se aceitar vou adquirir mais ram, os preços de notebook estão muito altos, preciso fazer esse aqui render mais pois tenho ele há 7 anos e só usei 3 anos praticamente devido aos problemas.

 

Enfim, muito obrigado pela ajuda, creio que ao menos o problema de aquecimento vai se resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@David Marques Toledo Pois é, tive várias experiências negativas com esse notebook HP. Foram o bastante para eu nunca querer algo da marca. A tela começou com pixels mortos que se transformaram em riscos colossais e, por isso, precisou ser trocada. O HD estava com um slowdown bruto nos blocos iniciais, e também precisei trocar por um SSD. E o problema do heatpipe... O touchpad está bom, mas isso porque, já prevendo o desgaste, coloquei um plástico protetor. A bateria também está boa, mas isso porque raramente foi usada (o computador passa 95% do tempo ligado à tomada).

 

Pode fazer o teste de stress, se ficar muito quente como antes você cancela. Ele já ficou bem mais silencioso, né?

 

Sobre a RAM, eu não saberia te informar... Mas existem sim vários casos de notebooks que aceitam mais memória que a quantidade indicada pelo fabricante. Eu tive um ASUS N53TA - que infelizmente foi roubado - que suportava 16GB, apesar do fabricante indicar que não suportaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!