Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha Placa de vídeo esta subindo a 100°c pra mais em questão de segundos.

Quando eu início um game ou mesmo abro uma pagina no Chrome ou em qualquer navegador, os fans começam a girar rapidamente a placa de vídeo sobre

a temperatura muito rapidamente, como se não houvesse um dissipador.. 

Placa de vide é um HD 7950-3 GB DDR5- Modelo: Viper-x ( cabos todos conectados tudo certinho como sempre, pasta termina thermal pads e esta bem Conectada na placa-mãe ). 

Queria saber quais seria o motivo por trás disso se alguém souber algo, por favor me ajuda.

- Uso um filtro de linha de boa qualidade, já testei direto na tomada, já limpei tudo, gabinete aberto, com 3 fans pra ajudar.

- Seria a fonte? Tenho uma fonte de 600w 80 Plus.

- Já coloquei o menor clock possível pelo MSI Afterburner mesmo assim ela esquentou da mesma forma :(

- Spec do PC : Ryzen 3 3200G, 16gb Ram, placa-mãe A320M-k/Br.

- Link para as especificações da placa de vídeo : https://www.waz.com.br/placa-de-vdeo-pci-e-amd-HD-7950-3gb-384bits-sapphire-vapor-x-299-2e210-104sa-box-html/p

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, MEIODOG disse:

.

Tenho uma fonte de 600w 80 Plus.

Qual? Existem centenas 600W 80 plus.

10 minutos atrás, MEIODOG disse:

Minha Placa de vídeo esta subindo a 100°c pra mais em questão de segundos.

Quando eu início um game ou mesmo abro uma pagina no Chrome ou em qualquer navegador, os fans começam a girar rapidamente a placa de vídeo sobre

Instale o GPU-Z e deixe a aba "sensors" aberta. Quando a temperatura começar a subir, você manda um print. Não jogue. Só faça um uso normal do pc.

• Curtir 1
Postado

@MEIODOG Olhou se as ventoinhas da GPU estão rodando? Observou se estão rodando normalmente? Você desmontou essa GPU alguma vez?

1 hora atrás, MEIODOG disse:

como se não houvesse um dissipador

Na verdade está parecendo que seu dissipador não está em contato adequado com a GPU, ou então a pasta térmica ou os thermal pads estão descolados.

Postado

@WOZ DodsEntão as ventoinhas estão rodando thermal pads novos, pasta nova tudo certo

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@MEIODOG Olhou se as ventoinhas da GPU estão rodando? Observou se estão rodando normalmente? Você desmontou essa GPU alguma vez?

Na verdade está parecendo que seu dissipador não está em contato adequado com a GPU, ou então a pasta térmica ou os thermal pads estão descolados.

10 minutos atrás, MEIODOG disse:

@Math.Pi Minha fonte é Marca: DRAXEN 600W 80 PLUS, sobre a outra coisa sobre o Gpu-z quando ela não esta em uso no clock estável que é parado sem uso ela fica na temperatura normal dela como sempre 40°c - 45°c, mais quando abro um vídeo ou mesmo qualquer coisa leve que use 5% dela ela sobre pro clock de uso que seria os 850 e as memoria de 1250, ela sobe quase muito rapidamente pra 100°c chega a passar e desliga. o print não vou conseguir mandar agora porque tirei do pc

6 horas atrás, MEIODOG disse:

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Postado

@MEIODOG Algo rolou de errado nessa manutenção que fez. Pode ter colocado thermal pads grossos demais e ter evitado o contato adequado da GPU com o heatspreader. Terá que refazer. Lembre-se de que os thermal pads tem que ser da exata espessura dos originais, e que a camada de pasta térmica tem que ser mais espessa do que se usaria em um processador. Pastas térmicas condutivas não são indicadas para quem não tem experiência em usá-las. Use uma pasta térmica de alta viscosidade e de boa qualidade se quiser o melhor efeito.

Bem da verdade o correto era usar uma pasta que é adesiva, como a pasta original da GPU, pois ela evita que o simples manuseio da GPU quebre o vácuo da aplicação, reduzindo drasticamente sua eficiência. Infelizmente esse tipo de pasta não é comum de se encontrar. Por esta razão sempre recomendo que nunca se troque a pasta térmica de GPUs a não ser como última alternativa, pois o adesivo térmico original dura uma vida sem perda de eficiência, mas qualquer pasta que você aplicar pode perder em pouco tempo por fatores externos ou pelo tipo ser incompatível com a aplicação.

• Obrigado 1
Postado
16 horas atrás, WOZ Dods disse:

@MEIODOG Algo rolou de errado nessa manutenção que fez. Pode ter colocado thermal pads grossos demais e ter evitado o contato adequado da GPU com o heatspreader. Terá que refazer. Lembre-se de que os thermal pads tem que ser da exata espessura dos originais, e que a camada de pasta térmica tem que ser mais espessa do que se usaria em um processador. Pastas térmicas condutivas não são indicadas para quem não tem experiência em usá-las. Use uma pasta térmica de alta viscosidade e de boa qualidade se quiser o melhor efeito.

Bem da verdade o correto era usar uma pasta que é adesiva, como a pasta original da GPU, pois ela evita que o simples manuseio da GPU quebre o vácuo da aplicação, reduzindo drasticamente sua eficiência. Infelizmente esse tipo de pasta não é comum de se encontrar. Por esta razão sempre recomendo que nunca se troque a pasta térmica de GPUs a não ser como última alternativa, pois o adesivo térmico original dura uma vida sem perda de eficiência, mas qualquer pasta que você aplicar pode perder em pouco tempo por fatores externos ou pelo tipo ser incompatível com a aplicação.

@WOZ Dods Caraca deve ser isso então amigo, por que as que estavam era de 0,5 mm e eu comprei uma de 1 mm, você acha que pode ser isso? por que então só isso estaria irregular no caso.

Vou pedir outro thermal pad de 0,5 mm para ver o que resulta, Me deu ate um ar de esperança ksksksksks

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Pepse disse:

Quanta pasta térmica colocou também?

@Pepse coloquei certinho como sempre fiz, pasta térmica da RISE MODE (RISE FROST), eu acho que a questão vai ser o thermal pad mesmo por que antes ele era mais fino era de 0,5 e comprei um de 1mm e parece que esta impedindo de dar contato com o chip Gráfico GPU

• Curtir 1
Postado

@MEIODOG Thermal pads mais grossos criam um colchão entre a GPU e o bloco que evitam o contato se você tiver espalhado a pasta térmica em uma camada fina demais. Se você tem o hábito de passar uma camada fina pode ter certeza de que não está havendo contato suficiente entre os dois. O contato ocorrer, mas sem pressão por causa dos pads, pode justamente ser o problema. No desespero você pode usar pasta térmica no lugar dos pads, o que não é exatamente perfeito, mas resolve o problema. Já montei algumas GPUs assim, o problema é que se houver qualquer impacto no dissipador você pode perder o chip de memória e com isso a GPU, por isso se usa thermal pads.

Postado

@WOZ Dodsvoce acha que eu tento dividir o thermal pad no meio? estou tentando mais é difícil fazer isso

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@MEIODOG Thermal pads mais grossos criam um colchão entre a GPU e o bloco que evitam o contato se você tiver espalhado a pasta térmica em uma camada fina demais. Se você tem o hábito de passar uma camada fina pode ter certeza de que não está havendo contato suficiente entre os dois. O contato ocorrer, mas sem pressão por causa dos pads, pode justamente ser o problema. No desespero você pode usar pasta térmica no lugar dos pads, o que não é exatamente perfeito, mas resolve o problema. Já montei algumas GPUs assim, o problema é que se houver qualquer impacto no dissipador você pode perder o chip de memória e com isso a GPU, por isso se usa thermal pads.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, MEIODOG disse:

@WOZ Dodsvoce acha que eu tento dividir o thermal pad no meio? estou tentando mais é difícil fazer isso

Se for fazer "gambiarra", tente usar uma pasta térmica de qualidade e bem viscosa, uma camada fina nas memórias e demais componentes que tinham thermalpads, uma camada nem tão fina na GPU. O resultado será melhor do que alterar as propriedades dos thermalpads, mas tem o risco que mencionei. Já disse que já fiz assim, mas meu manuseio de componentes é bem delicado, um errinho pode se tornar uma dor de cabeça cara.

Postado

@WOZ Dods sabe de algum programa que me passa as informações das temperaturas das memoria ?

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se for fazer "gambiarra", tente usar uma pasta térmica de qualidade e bem viscosa, uma camada fina nas memórias e demais componentes que tinham thermalpads, uma camada nem tão fina na GPU. O resultado será melhor do que alterar as propriedades dos thermalpads, mas tem o risco que mencionei. Já disse que já fiz assim, mas meu manuseio de componentes é bem delicado, um errinho pode se tornar uma dor de cabeça cara.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, MEIODOG disse:

@WOZ Dods sabe de algum programa que me passa as informações das temperaturas das memoria ?

O HWmonitor vai lhe dar basicamente todas as temperaturas que tem sensores no seu sistema. Infelizmente nunca vi leitura de temps de memórias, pois os sensores delas são apenas de operação interna, se é que existem.

• 1 ano depois...
Postado

@MEIODOG Fala aí mano… Bora ressuscitar o tópico?!

Então…

Conseguiu resolver esse problema da GPU?
Estou tendo exatamente o mesmo problema com uma RX6600 Sapphire Pulse! Já toquei pasta térmica (MX-4)… Coloquei os Thermalpads com as médias certas… Fiz Undervolt… Nada funciona!

É abrir um jogo, que ela sai de 40°C para 115°C!

Reparei que tanto na minha, quanto na sua situação, a GPU é Sapphire, CPU Ryzen e placa-mãe ASUS… 

Se tiver conseguido resolver, me diga como, por favor! 
Abraço. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!