Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, fui checar as atualizações do Windows update e dei de cara com essa mensagem. Pesquisei e vi que aparentemente meu PC atende sim aos requisitos do novo Windows. O que vocês acham? 

Não que eu queira agora instalar o W11, mas quando precisar terei problemas?

w11.jpg?1642110850

Minha configuração:

Ryzen 3 2200g

placa-mãe ASUS ex a320m gaming

2x4GB 2666mhz corsair lpx

SSD 240gb + HD 1tb

GTX 1650 super 4gb

Fonte CX 450w corsair

Postado

A lista de CPU é a seguinte:

https://www.tecmundo.com.br/software/226409-processadores-compativeis-windows-11.htm

O 2200G está fora.

Mas tem outros detalhes para verificar: se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

A CPU pode ser um R52600, mas pela diferença de preços prefira o 3600 mesmo. O 5600X acho que a MB não vai rodar.

Ah, e o HD de boot precisa estar em GPT.

• Curtir 1
Postado

Instalando a partir do zero (sem fazer a atualização) basta confirmar que você deseja instalar assim mesmo e a instalação deve ocorrer sem problemas.

No futuro a Microsoft pode remover essa opção, ou podem ocorrer erros, mas até agora não vi relatos de erros com esses processadores mais antigos.

• Obrigado 1
Postado
19 minutos atrás, PedraX disse:

A lista de CPU é a seguinte:

https://www.tecmundo.com.br/software/226409-processadores-compativeis-windows-11.htm

O 2200G está fora.

Mas tem outros detalhes para verificar: se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

A CPU pode ser um R52600, mas pela diferença de preços prefira o 3600 mesmo. O 5600X acho que a MB não vai rodar.

Ah, e o HD de boot precisa estar em GPT.

Desculpa minha ignorância, mas não entendi quase nada dai.

Citação

Você meio que ta me recomendando comprar um processador novo? não entendi kkk

Citação

se a placa-mãe tem o TPM 2.0 e uma novidade é o requisito de um SSD NVMe para alguns tipos de jogos.

Isso é de que? função da placa-mãe ou função do windows 11?

E caso eu instale o W11 na minha cfg vai da problema?

15 minutos atrás, JorgeGus disse:

Instalando a partir do zero (sem fazer a atualização) basta confirmar que você deseja instalar assim mesmo e a instalação deve ocorrer sem problemas.

No futuro a Microsoft pode remover essa opção, ou podem ocorrer erros, mas até agora não vi relatos de erros com esses processadores mais antigos.

Obrigado

Postado
agora, C.R.E.A.M. disse:

Desculpa minha ignorância, mas não entendi quase nada dai.

O processador não é compatível, e o TPM é um recurso que a placa-mãe precisa ter.

agora, C.R.E.A.M. disse:

Você não vai conseguir instalar o Windows 11, e se instalar com certeza vai dar problema, talvez corrompa a BIOS, já vi isso acontecer.

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, Pepse disse:

O processador não é compatível, e o TPM é um recurso que a placa-mãe precisa ter.

Você não vai conseguir instalar o Windows 11, e se instalar com certeza vai dar problema, talvez corrompa a BIOS, já vi isso acontecer.

Nossa, valeu.

Que droga isso de não ser compatível né

Ai caso alguém queira comprar um processador ou placa-mãe tem que checar antes pra saber se é compatível. 

Postado
7 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Que droga isso de não ser compatível né

É por conta de recursos que o processador não tem, e que o Windows precisa para funcionar corretamente.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Atualize o BIOS que deve suportar. Olhe a lista de mudanças da versão 5606 (anterior à última 5862):

Versão 5606
2021/08/05 10.43 MBytes
EX-A320M-GAMING BIOS 5606
Support Windows 11 by default, no settings changes required in the UEFI BIOS.

(não precisa atualizar em etapas: coloque a última 5862, que já incorpora as modificações das anteriores)

(a versão 5862 remove suporte aos processadores Bristol Ridge, aquelas APUs carcomidas; não afeta você com o Ryzen 3 2200G)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
19 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Atualize o BIOS que deve suportar. Olhe a lista de mudanças da versão 5606 (anterior à última 5862):

Versão 5606
2021/08/05 10.43 MBytes
EX-A320M-GAMING BIOS 5606
Support Windows 11 by default, no settings changes required in the UEFI BIOS.

(não precisa atualizar em etapas: coloque a última 5862, que já incorpora as modificações das anteriores)

(a versão 5862 remove suporte aos processadores Bristol Ridge, aquelas APUs carcomidas; não afeta você com o Ryzen 3 2200G)

Verifiquei aqui, obrigado. 

• Membro VIP
Postado

Funcionou? Não lembro se esse Ryzen usa microarquitetura Zen ou Zen+... Se for Zen não ganhará o selo de Suportado™. 💎 Contudo, pelo menos você terá um BIOS com configurações padrão decentes! Esses fabricantes de placas avulsas são fogo... estão uns 10 anos atrasados! 😡

Postado

@C.R.E.A.M.

2 horas atrás, PedraX disse:

se a placa-mãe tem o TPM 2.0

Para ver qual é a versão de TPM, é só você ir em "Executar" e digitar o comando "tpm.msc". Mas eu tenho certeza que sua placa-mãe tem suporte a TPM 2.0, já que é mais moderna.

2 horas atrás, Pepse disse:

Hein? Eu atualizei do Windows 10 para Windows 11 no meu notebook com processador incompatível (Intel Core i5 7200) por algumas razões, e não tive problemas nenhumas. Estou tendo mesmo desempenho que no Windows 10.

@C.R.E.A.M. Entenda que não precisa atualizar para Windows 11 caso você não demonstrar o real interesse nele. O Windows 10 ainda não está morto, falta 4 anos de suporte. Eu até vejo alguns usuários que ainda usam o Windows 7 ou 8.1 e não tem interesse em atualizar para Windows 10 por algumas razões.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Desculpa minha ignorância, mas não entendi quase nada dai

Bom dia, é que a MS(Microsoft) resolveu colocar um monte de pré-requisitos para rodar o W11 sem problemas.

Sob a alegação de segurança resolveu que o HW(hardware) deveria atender a alguns requisitos mínimos, o TPM 2.0 é um módulo de segurança dentro do hardware da placa-mãe.

Aí também colocaram uma "régua" na idade das placa-mãe e CPUs, que normalmente são contadas como gerações, na Intel a 7a e abaixo dicaram de fora e na AMD toda a primeira geração.

O Requisito de SSD NVMe é só para alguns tipos de games

Você meio que ta me recomendando comprar um processador novo? não entendi kkk

Não, só que a Microsoft não vai garantir a segurança de seu sistema, caso resolva fazer a "gambiarra" de instalar o W11 como muitos estão fazendo.Parece que também há um bloqueio nas atualizações de segurança, e isso é muito sério se você usa o PC para transações críticas tais como acesso ao seu banco.

Isso é de que? função da placa-mãe ou função do windows 11?

O TPM já foi bem explicado pelos colegas. Isso na verdade é coisa bem antiga e estava prevista na maioria das placas mãe, mas nunca tinha sido implementada

Problema de funcionamento não deve ter, mas como eu disse, a Microsoft não vai te garantir nada na parte de segurança.

Muito provávelmente quem usa o W10 já passa por esses tipos de problema de segurança e devem ser os famosos "furos" por onde a ladroagem cibernética anda, portanto o mantra "quem faz o firewall é o usuário" se aplica totalmente.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Parece que também há um bloqueio nas atualizações de segurança, e isso é muito sério se você usa o PC para transações críticas tais como acesso ao seu banco.

Pelo que eu entendi, só vai ter o bloqueio das atualizações se o Windows 11 for instalado no hardware sem TPM 2.0 e UEFI. Mas o Windows 11 vai receber as atualizações normalmente se for instalado em hardware que atende quase todos os requisitos mínimos, exceto o CPU. Eu atualizei do Windows 10 para 11 no meu notebook com processador incompatível (Intel Core i5 7200U), e estou recebendo as atualizações normalmente. Até durante a tela de setup, o instalador verificou se há atualizações para instalar durante a atualização sem suspeitar sobre o processador.

• Curtir 1
Postado
Em 13/01/2022 às 21:36, Marcos FRM disse:

Funcionou? Não lembro se esse Ryzen usa microarquitetura Zen ou Zen+... Se for Zen não ganhará o selo de Suportado™. 💎 Contudo, pelo menos você terá um BIOS com configurações padrão decentes! Esses fabricantes de placas avulsas são fogo... estão uns 10 anos atrasados! 😡

Não cheguei a atualizar, só queria mais informações por causa dessa mensagem sobre os requisitos, e como o W11 ainda é recente vou aguardar um pouco mais.

• Confuso 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!