Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente passei por fortes chuvas na minha cidade e um raio caiu próximo a minha casa, causando queda de energia e queimando o estabilizador que eu usava há anos. Obviamente, comecei a pesquisar por novos modelos, mas acabei ficando mais confusa, pois de um lado vejo comentários que seria melhor comprar um nobreak e de outro vejo quem defende que os filtros de linha são suficientes. Além disso, a quantidade de especificações que é preciso estar atenta ao comprar qualquer um dos dois me deixou apreensiva em comprar o produto errado e acabar desperdiçando dinheiro. As únicas coisas que estavam ligadas ao meu antigo estabilizador eram o roteador e o modem de internet, o telefone sem fio e a impressora (uma HP Deskjet, não lembro exatamente o modelo). Considerando que precisarei de um produto que atenda aos eletrônicos citados anteriormente, o que seria melhor, nobreak ou filtro de linha? E quais modelos vocês me indicariam? Agradeço de antemão pelas respostas da comunidade.

Postado

Filtro de linha. O No-Break é imensamente mais caro, e as vezes você compra outro estabilizador com bateria, enquanto o Filtro de linha, você paga menos de 100 reais em um Clamper que já tem proteções muito boas.

• Curtir 3
Postado

@lorranylimas Para proteção contra raios nobreaks e estabilizadores não protegem bem, isso se sequer protegerem alguma coisa. Dependendo da descarga passará direto do estabilizador (nobreak também é estabilizador) e queimará tudo do outro lado.

Filtro de linha de qualidade é a única proteção correta a se utilizar. Os que recomendo hoje são os Clamper (marca) energia 5 ou energia 8. Eles tem 5 e 8 tomadas respectivamente e pode comprar pelo número de tomadas que vai precisar, pois ambos tem mesma qualidade e funcionalidade, só muda o tamanho.

Existe também modelos com "multiproteção", que tem entradas e saídas para os cabos de internet/telefone/rede.

Mesmo com a proteção do filtro de linha, é importante que sua fonte do computador (se você usar desktop) seja de qualidade para dar proteção extra, pois filtros de linha não protegem contra 100% das anomalias elétricas e raios estão longe de ser o único tipo. Uma fonte de qualidade não é escolhida pela potência, que é o erro mais comum dos consumidores, mas sim pelo projeto e qualidade do circuito, sendo sempre importante consultar a comunidade, em especial os membros mais experientes aqui do CDH, antes de comprar.

Se quiser aprender mais sobre os malefícios de estabilizadores, entre na sessão do fórum de fontes e energia, veja os tópicos fixos.

Hoje o energia 5 custa a partir de 46 reais e o energia 8 a partir de 79 reais. Ao comprar, certifique-se de que a loja está vendendo um produto da marca Clamper, bem como é loja que emite nota fiscal para acionamento de garantia posterior. Tem na Oficina dos Bits, Magalu, Amazon, etc.

• Curtir 2
Postado

@Pepse @WOZ Dods muito obrigada pelas respostas! Vou optar pelo filtro de linha da Clamper mesmo, que também foi a marca mais recomendada nas minhas pesquisas. Por sorte, nenhum dos meus eletrônicos queimou, só o estabilizador mesmo. Eu já estava com um filtro da Clamper na minha lista de desejos e ficava postergando a compra, mas agora não tem jeito, quero evitar que outro acidente desses ocorra.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, lorranylimas disse:

@Pepse @WOZ Dods muito obrigada pelas respostas! Vou optar pelo filtro de linha da Clamper mesmo, que também foi a marca mais recomendada nas minhas pesquisas. Por sorte, nenhum dos meus eletrônicos queimou, só o estabilizador mesmo. Eu já estava com um filtro da Clamper na minha lista de desejos e ficava postergando a compra, mas agora não tem jeito, quero evitar que outro acidente desses ocorra.

Você tem computador de mesa? Se sim, qual é o modelo da fonte?

Em minha casa atualmente tenho mais de 5, sendo dois deles de 8 tomadas e o restante de 5 tomadas. Eu queria comprar os especiais para lavadoras, impressora laser e geladeiras, mas tive que adiar por causa de mudanças. Eventualmente quero colocar diretamente na caixa de disjuntores.

Postado

@WOZ Dods não, eu uso notebook, ele não ficava conectado no estabilizador. Eu vi esses especiais para eletrodomésticos e também fiquei bastante interessada, depois dos filtros de linha, será minha próxima compra.

@Éric H.X muito obrigada, vou ler e assistir a tudo, será de grande ajuda!

• Curtir 1
Postado

@lorranylimas Lembre-se de que a CEMIG tem a responsabilidade de proteger as residências e os consumidores de descargas elétricas. Se você seguir as normas para requisição de compensação pela perda de equipamentos eles pagam o reparo/substituição dos mesmos. Claro que no caso do estabilizador eu sequer contemplaria a possibilidade de reposição, pois não serve para nada efetivamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...