Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Unir Menor() + par e impar


Ir à solução Resolvido por Edson Luiz Branco,

Posts recomendados

Boa Noite amigo!

Estou montando uma planilha aqui, e gostaria de saber se é possível fazer a formula menor pegar só números pares ou impares, ex:

na coluna A tenho números de 1 a 500, e na coluna C colocar um =menor(impar(, e quando eu arrastar para baixo, me retornar só impares, e na coluna F me retornar só os números pares?🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @deejaywesley ,

 

a função =ÍMPAR retorna Verdadeiro ou Falso.

 

Há uma outra maneira de ver se um número é par ou ímpar com a função =MOD. Essa função retorna o resto da divisão, ou seja 10 / 2 = 5, sobra 0, então 10 é par. 7 / 2 = 3, resto da divisão é 1. então 7 é ímpar.

Você diz isso pro excel dessa forma:

 

=SE(MOD(A1;2);"Pár";"Ímpar")

 

Essas são as opções de encontrar par e ímpar. Agora, para entender melhor a necessidade da sua planilha, sugiro que poste uma cópia com um exemplo do resultado esperado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa noite, @deejaywesley@Vics

 

Ao que me consta as funções ÉÍMPAR e ÉPAR não são matriciais e não admitem trabalhar com intervalos, apenas com um valor por vez, portanto a função MOD descrita pelo colega @Vics nesse caso parece ser a melhor opção.

 

Supondo que os valores estejam em A2:A50, para listar os menores ímpares insira na célula em C2 a matricial (finalize c/ CTRL SHIFT ENTER se Excel <365) e depois arraste até não aparecer mais números:

 

=SEERRO(MENOR(SE(MOD($A$2:$A$50;2);$A$2:$A$50;"");LINS(C$1:C1));"")

 

Da mesma forma, para os pares, use a mesma fórmula, só intercambie a posição do argumentos dos critérios Verdadeiro e Falso na SE:

 

=SEERRO(MENOR(SE(MOD($A$2:$A$50;2);"";$A$2:$A$50);LINS(C$1:C1));"")

 

  • Lembre-se que não pode haver texto no intervalo na coluna A pois geraria erro. Caso exista, tem que alterar a fórmula pra levar isso em conta.
  • Lembre-se também que células vazias no intervalo serão consideradas como zero, que contaria como um número par.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!