Ir ao conteúdo

Excel Unir Menor() + par e impar

Ir à solução Resolvido por Edson Luiz Branco,

Posts recomendados

Postado

Boa Noite amigo!

Estou montando uma planilha aqui, e gostaria de saber se é possível fazer a formula menor pegar só números pares ou impares, ex:

na coluna A tenho números de 1 a 500, e na coluna C colocar um =menor(impar(, e quando eu arrastar para baixo, me retornar só impares, e na coluna F me retornar só os números pares?🙃

Postado

Olá @deejaywesley ,

a função =ÍMPAR retorna Verdadeiro ou Falso.

Há uma outra maneira de ver se um número é par ou ímpar com a função =MOD. Essa função retorna o resto da divisão, ou seja 10 / 2 = 5, sobra 0, então 10 é par. 7 / 2 = 3, resto da divisão é 1. então 7 é ímpar.

Você diz isso pro excel dessa forma:

=SE(MOD(A1;2);"Pár";"Ímpar")

Essas são as opções de encontrar par e ímpar. Agora, para entender melhor a necessidade da sua planilha, sugiro que poste uma cópia com um exemplo do resultado esperado.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

Boa noite, @deejaywesley@Vics

Ao que me consta as funções ÉÍMPAR e ÉPAR não são matriciais e não admitem trabalhar com intervalos, apenas com um valor por vez, portanto a função MOD descrita pelo colega @Vics nesse caso parece ser a melhor opção.

Supondo que os valores estejam em A2:A50, para listar os menores ímpares insira na célula em C2 a matricial (finalize c/ CTRL SHIFT ENTER se Excel <365) e depois arraste até não aparecer mais números:

=SEERRO(MENOR(SE(MOD($A$2:$A$50;2);$A$2:$A$50;"");LINS(C$1:C1));"")

Da mesma forma, para os pares, use a mesma fórmula, só intercambie a posição do argumentos dos critérios Verdadeiro e Falso na SE:

=SEERRO(MENOR(SE(MOD($A$2:$A$50;2);"";$A$2:$A$50);LINS(C$1:C1));"")

• Lembre-se que não pode haver texto no intervalo na coluna A pois geraria erro. Caso exista, tem que alterar a fórmula pra levar isso em conta.
  • Lembre-se também que células vazias no intervalo serão consideradas como zero, que contaria como um número par.
  • Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...