Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

website-schematic-v2-signal-tracer.png?9

Legalzinho. Sendo o seu a fêmea, me fez lembrar o 'macho' deste circuito: o injetor de sinais que já tive 1.

ins0334_0001.jpg

SInistramente não vi esquema no link da imagem...

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/usando-os-instrumentos/11760-como-usar-o-injetor-de-sinais-ins334.html

O meu era com 1 transistor só. E no mínimo 1 vez me fez achar um defeito: um transistor BF594 da etapa de FI pifado.... há muitas décdas atrás 🤪

Minha opinião se resume ao já dito legalzinho pois não o possui. Diga-nos onde/como/porquê vai usar este osciloscópio de pobre 😁. E despois de montar não te esqueças de nos contar suas experiências, ok?

• Obrigado 1
Postado

Tenho alguns amplificadores e alguns rádios que pretendo tentar consertar. Pelo pelo li esse transistor FET aumenta consideravelmente a sensibilidade do rastreador, permitindo detectar sina de RF a partir da antena.

Mas meu conhecimento/experiência ainda é pequeno. É apenas para hobby mesmo.

• Membro VIP
Postado

@.if , você pode nos introduzir neste assunto?

Em 30/01/2022 às 12:10, .if disse:

Diga-nos onde/como/porquê vai usar este osciloscópio de pobre 😁

O que é um seguidor de sinais AF/RF?

O artigo do Newton C. Braga, em português, é bem claro sobre "injetor" de sinais. Seria a mesma coisa?

• 2 semanas depois...
Postado

Alexandre, meu conhecimento é bem limitado, mas vou dizer o que penso: o injetor de sinal é um circuito que você injeta um sinal de modulado de áudio nos pontos específicos do aparelho a ser testado e você ouve um apito no alto-falante do aparelho que está sob teste.

Já o seguidor de sinais é um pequeno amplificador que você consegue "perseguir" o sinal gerado pelo próprio aparelho que está sendo testado. Uma caixinha dessas de som de computador pode ser usada como seguidor de sinal: é só você usar os fios do plugue p2, sendo a malha dele aterrada no aparelho a ser testado e o "positivo" como ponta de prova.

O que ocorre e se for com uma caixinha dessas o seguidor só "ouvirá" sinais de áudio. Nos rádios comuns é necessário pesquisar sinal de rádio frequência, nos estágios anteriores ao amplificador propriamente dito. 

Eu montei esse circuito que postei porém não estou conseguindo fazer funcionar como seguidor de RF. Como seguidor de AF está funcionando certinho. Não consigo descobrir porque o RF não funciona.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 07/02/2022 às 02:42, alexandre.mbm disse:

@.if , você pode nos introduzir neste assunto?

O que é um seguidor de sinais AF/RF?

O artigo do Newton C. Braga, em português, é bem claro sobre "injetor" de sinais. Seria a mesma coisa?

Seguidor de sinais é o contrário do injetor de sinais. 

Enquanto que o injetor injeta um sinal criado por ele, o seguidor procura um sinal criado pela placa que estamos consertando. 

O seguidor de sinais também pode ser chamado de pesquisador de sinais. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

pesquisador de sinais

Certa feita idealizei um circuito algo como...

ac-powered-led.png

para pesquisar sinal ac - não necessariamente da rede . P.ex. o que vai no gate de um mosfet de uma fonte chaveada.

R 100K...10k

C 100nF ... 100pF

Led de altíssimo brilho.. acendeu? tem sinal.

Uma mini evoluída conceitual: divisor de freq + buzzer. Dá pra 'ouvir' sinais de MHz

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...