Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Carlos santos. O Remadôr ,

Me esclareça uma dúvida por favor, eu montei todos os módulos que a Ibrape vendia na década de 70, o mais potente era o M150 que usava o transistor 2N3055 ..... e nunca ví nenhum circuito parecido com esse, e nem ouví falar da revista "RCA" ..... de onde veio esse projeto ?

O circuito original é dos anos 70 mesmo, e tentaram fazer umas melhorias meio sem sentido nessa versão. 

O circuito tem vários problemas, sendo o maior o de deriva térmica com distorção por crossover. Simplesmente trocar o transistor 2N3773 pelo 2SC5200 não resolve nada ....

Uma vez republicaram o original  aqui :

http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-de-amplificador-audio-de-100-watts-rms/

Você diz que o projeto é bom, por acaso você chegou a montar, e funcionou de acordo, mesmo em baixo volume ?

10 mA de corrente quiescente é muito pouco para esse tipo de circuito....

Paulo

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

o mais potente era o M150 que usava o transistor 2N3055

O M150 tinha transistor de germanio.

O que tinha os 2N3055 era o M150A, ambos poderiam fornecer 50W em 4R.

Tinha também o RA108, era um amplificador em ponte com vários 2N3055, esse podia fornecer até 250W em 8R. 

Nesse site tem os amplificadores:

http://www.crashcomputer.com.br/?p=5185

2 horas atrás, aphawk disse:

Simplesmente trocar o transistor 2N3773 pelo 2SC5200 não resolve nada

No som acho até que piora, mas resolve no fato de que os 2N3773 estão quase extintos igual ao 2N3055. Enquanto que hoje desses 2SC5200 se acha até em padaria! 

O que também não faz sentido nenhum é trocar os BD137/8 por TIP41/2 visto que ali as tensões e correntes são praticamente as mesmas. 

Eu também fiquei curioso de saber de onde esse circuito veio, pois aquele original do blog "Nova eletrônica" já roda por aí há anos. 

• Curtir 2
Postado

C3, R8 e R9. Literalmente o "pulo" do gato.

Talvez T4 esteja super dimensionado.

Não entendi a finalidade de R2 indo até C2 e R6. É uma pequena realimentação positiva!!!😷

Se alguém souber, me explique.

MOR_AL

• Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, MOR disse:

Não entendi a finalidade de R2 indo até C2 e R6. É uma pequena realimentação positiva!!!😷

R2 está em série com R6 indo para o terra. 

A intenção é levar 0V a base do transistor, mantendo o circuito no centro. 

C2 está em conjunto com R7 como filtro passa alta, cortando os sinais muito graves. 

Achei estranho essa forma, pois nos amplificadores que vejo R2 vai diretamente ao terra, e C2, R6 e R7 formam o filtro separados. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Não curto som alto e tenho zumbido no ouvido portanto pra mim um amplificador classe d parece que me atende caso necessite de potência um pouco +elevada. Quanto ao circuito, permita-me...

• -trilhas finas ilhas idem
  • -bc548 longe pra encostar no dissipador
  • -serigrafias incoerentes
  • -falta o par terra em ponto estratégico para a saída
  • -um eletrolítico em paralelo com o zener me parece que cai bem.
  • -330uF tem coisa ocupando o mesmo espaço dele
  • -trimpot lado ruim de ajustar
  • -etc...

Permita-me também não querer fazer um melhor

• Haha 2
Postado
22 minutos atrás, Renato.88 disse:

R2 está em série com R6 indo para o terra. 

A intenção é levar 0V a base do transistor, mantendo o circuito no centro. 

Sim. Ede poderia ir direto ao terra, sem a pequeníssima realimentação positiva.

C2 está em conjunto com R7 como filtro passa alta, cortando os sinais muito graves. 

R7 forma um divisor de tensão com C2 e R6. Para frequências baixas (DC), o ganho é 1, como é desejado para dar estabilidade na polarização de T2. Para as frequências de áudio, o ganho é aprox. R7 / R6.

22 minutos atrás, Renato.88 disse:

Achei estranho essa forma, pois nos amplificadores que vejo R2 vai diretamente ao terra, e C2, R6 e R7 formam o filtro separados. 

Foi isso que eu achei estranho!

Eu comprei um amplificador daqueles grandes, para tocar às 6 horas da manhã, quando o meu vizinho ia dormir, depois de deixar o pancadão do som dele a noite toda nas alturas, até às 6h da manhã, não nos deixando dormir. 

Acontece que o som acabou reduzindo a potência. Como também tinha o pré, com controle de graves, médios e agudos e outros circuitos mais, ficou impossível de seguir o circuito. As placas tinham muitos fios conectados e mesmo sem os parafusos de fixação, pouco se moviam.

Teria que despender muito tempo para descobrir o circuito e consertar. Prefiro dedicar o meu tempo aos meus projetos.

Como estou me mudando para uma casa com vizinhos legais, não vou usar o meu som. Pretendo fazer um amplificador com poucos watts. Acho que este esquema mostrado, claro com algumas alterações, pode fornecer até 3Wrms por canal. 

O bom disso é que conhecerei o diagrama, o chapeado (layout) e também como consertar.

MOR_AL

• Haha 1
Postado

@Renato.88 ,

Caramba !!!! 

Valeu pelo site !!! Até escorreu uma lágrima quando ví o kit do M-101, amplificador de 1W , foi o primeiro que eu montei da Ibrape, e quando meu pai viu isso funcionando e eu ligando ele num rádio AM de pilha, disse que ia me dar um amplificador de verdade, e uma semana depois veio com o kit completo do M-320, com a caixa metálica, o qual levei quase um mês para montar, e mais duas semana para achar um erro em um dos canais !

Que lembrança fantástica !

Paulo

• Amei 2
Postado

@aphawk ola aphawk...este projeto é bem antigo é do blog ( nova eletronica) a pegada desse circuito é meio que passa tempo montagem artesanal desculpem qualquer coisa ...agora respondendo a pergunta do outro amigo deixei o capacitor eletrolitico de 330uf grande pra poder passar as trilhas por baixo e evitar jumpers em relaçao a area de espaço desse capacitor 330uf esse capacitor e bem menos que a area destinada a ele por isso a area da imagem esta se sobrepondo ao capacitor poliester de 150pf. É só questão de estética mas não atrapalhará o funcionamento....a pegado do bc548 é um multiplicador (vbe) que reduz a corrente quando o dissipador esquenta para evitar torrar as saidas em altos volumes. O bc 548 unico nesse circuito deve ser encostado no dissipador e pode tambem ser substituido por um (BD) Transistor. Npn.

A pegada é montagem artesanal. Hobbystas. O trimpot de 1k deve ser ajustado para 12ma mili-ampere .

@aphawk a revista em questão era esta pra quem duvida dizem que era um amplificador "gringo" 

Eraeste senhor de idade aqui .

Só quiz dar uma cara nove para este velho senhor!!!

Screenshot_20210330-233038_2021-04-02.png

Amplificador-Áudio-130-Watts-rms-pci.png

Amplificador-Áudio-130-Watts-pci-2.png

@aphawk sinto em receber represálias apagaram 3 topicos meus sobre amplificador é triste isso ..não estou me sentindo bem vindo ..meu intuito era ajudar acho que esse clube há um jogo de interesses .

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Carlos santos. O Remadôr disse:

apagaram 3 topicos meus sobre amplificador

Permita-me... é que você cria tópicos repetitivos sobre mesmo assunto. Isso incomodou mais a equipe de moderação do que a mim. A dica é: crie 1 só ou aproveite um de mesmo assunto e vá agregando conteúdo. Conte uma historieta de cada. Ou se preferir, espere as impressões sobre do @aphawk : o único que você se deu ao trabalho de mencionar.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Triste 1
Postado
13 horas atrás, Carlos santos. O Remadôr disse:

@aphawk sinto em receber represálias apagaram 3 topicos meus sobre amplificador é triste isso ..não estou me sentindo bem vindo ..meu intuito era ajudar acho que esse clube há um jogo de interesses .

Meu amigo, aqui é um site sério. Se você postar algo e dizer que é bom, é como se você mesmo tivesse montado o amplificador e estivesse referendando ele. 

Simplesmente pegar e colocar aqui, ou seja, repetir como se fosse um simples papagaio, não é o jeito que trabalhamos aqui ok ?

Evite ficar criando tópicos à toa, meu amigo.

Crie um só, mas indique montagens que sejam comprovadas.

Paulo

• Obrigado 2
Postado

@Carlos santos. O Remadôr ,

O circuito original existe há mais de 50 anos, e se você reparar, a arquitetura dos atuais amplificadores é diferente dessa aí.

Os transistores que foram modificados, foram modificados porquê ?

Transistores não são todos iguais, sempre tem de adequar alguma coisa no circuito. Cadê as alterações dos componentes ?

E para os padrões de hoje, esse circuito tem alta distorção por crossover, além de ser instável térmicamente.

Existem circuitos bem melhores do que esse aí, os que usávamos na Quasar tem qualidade bem superior à esse, e olha que estamos falando de inicio dos anos 80 .....

Não tem nenhum boi na linha, meu amigo, tem apenas pessoas que gostam das coisas bem feitas, sem invenção e sem propagandas falsas sobre o funcionamento "excelente"  ....

Paulo

• Obrigado 2
Postado

@aphawk se algumas pessoas fizeram (montaram)este Amplificador e as pessoas ouviam musica nele acredito que não seja ruim ....queimar ....(dar defeito ) qualquer um amplificador de Áudio um dia dará se voce não gostou do projeto tens o direito de não ô fazer ....como eu disse a pegada é artesanal ...funcionar este amplificador funciona ....eu ouço musica ( não estouro os tímpanos) 100wtts deixaria qualquer um surdo e é a resposta de Áudio que este amplificador tem...agora...e quanto a modicaçao dos transistores é que tip41c e tip42c em qualidade sao muito melhores que BD'S139 E 140. Por isso modifiquei o circuito para os tais.... mas... se voce quiser colocar os bd's no circuito é bem simples a modificaçao : se o tip41c e 42c tem a face  do transistor virado para frente os bd'sao ao contrario sao colocados com a face virados  para tráz e estara sua placa montada com BD's obrigado e boa tarde a todos.

• Confuso 1
Postado
8 minutos atrás, Carlos santos. O Remadôr disse:

tip41c e tip42c em qualidade sao muito melhores que BD'S139 E 140

De onde surgiu isto ?

Você por acaso tem um traçador de curvas e fêz o levantamento IC x Ib deles ? 

Você separou eles em grupos para fazer par casado ?

Fez um teste de ruído interno deles ?

Verificou a curva VCE x Ib deles ?

Meu amigo, meu primeiro trabalho foi justamente o controle de qualidade de componentes, tinha de testar TODOS os transistores, e separar eles em grupos, e depois verificar dentro dos grupos quais tinham a "qualidade"  para ser usado na montagem dos amplificadores.

Ví coisas que você nem suspeita, meu amigo...

Porisso estou aqui conversando com você, tentando abrir a sua mente, passando a experiência que tive durante alguns anos na Quasar e na EES,  na fabricação de aparelhos de áudio.

Não fale nada que você mesmo tenha testado, ou que saiba mesmo o funcionamento a fundo.

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 31/01/2022 às 02:35, Carlos santos. O Remadôr disse:

Bom projeto corrigido de 100 wattsRMS.

Excelente som.

Corrente de repouso 10ma.

Projeto em sprint layout 6.0.+ esquema circuito corrido os erros.

bluee.jpg

Amplificador-udio-130-Watts.gif

ibrapeversao2-2-dezembro-2021-final-descontinuado.zip 30 kB · 4 downloads

Se quiser por BD'S não tem problema ..se a face tip41c 42c for virado para frente a face (frente do bd) é colocado virado para tráz. E estará instalado corretamente seu amplificador com BD139 e BD140 Obrigado e boa tarde

Vide datasheet.

Capture+_2022-02-02-18-30-39.png

Capture+_2022-02-02-18-31-57.png

@aphawk voce pode ter trabalhado até na( nasa) mas que o equipamento funciona com tip41c e 42c funciona .

Tenho 30 anos de experiencia em eletronica nunca um equipamento reparado voltou pra minha bancada pelo fato de substituir BD'S por tip41 e 42c se voce quer tentar menospresar os outros diga ...mas que os tip'41c e 42c sao melhores que BD (sao) e sem não digo nada se voce por componente falsificado é outra estoria tem coisa melhor que quasar (os equipamentos da stanner) jcv e outros isso que voce ta passando é que é uma pessoa métodica e que  so você entende de engenharia. Faça um comparativo de impedância entre BD e TiP e vera a diferença nem aqui e nem na china BD é melhor que tip41c e 42c .não me convenceu nada.

• Haha 1
Postado
1 hora atrás, Carlos santos. O Remadôr disse:

@aphawk voce pode ter trabalhado até na( nasa) mas que o equipamento funciona com tip41c e 42c funciona .

Tenho 30 anos de experiencia em eletronica nunca um equipamento reparado voltou pra minha bancada pelo fato de substituir BD'S por tip41 e 42c se voce quer tentar menospresar os outros diga ...mas que os tip'41c e 42c sao melhores que BD (sao) e sem não digo nada se voce por componente falsificado é outra estoria tem coisa melhor que quasar (os equipamentos da stanner) jcv e outros isso que voce ta passando é que é uma pessoa métodica e que  so você entende de engenharia. Faça um comparativo de impedância entre BD e TiP e vera a diferença nem aqui e nem na china BD é melhor que tip41c e 42c .não me convenceu nada.

Só 30 anos de experiência ? Uau .... poderia ter uns 47 anos de experiência como eu né ? Bom, você ainda está aprendendo, então isso é o que vale....

Ah, você é técnico de conserto, então tá perdoado pela sua ignorância teórica.

Vamos lá :

1 - Quem está menosprezando desde o início é você, insistindo em um circuito que quase ninguém no mundo montou, e afirmando que é excelente...

2 - NUNCA um TIP 42 teve linearidade maior do que um BD 138, meu amigo, além de o TIP42C ter uma corrente de fuga centenas de vezes maior do que as dos Bds, a tensão de condução dos TIPs é bem maior do que a dos Bds, o que causa uma ENORME distorção em baixos sinais.

Um TIP tem uma variação de HFE dez vezes maior do que a dos Bds. 

Sabe a ÚNICA coisa em que um TIP 42C é melhor do que um BD138 ? POTÊNCIA !

3 - A Quasar parou no tempo em 1981. Claro que teve aparelhos de som melhores depois disso.

4 - Falando em Engenharia, para seu azar eu sou mesmo Engenheiro Eletrônico, mas do tipo que foi formado em bancada, na prática mesmo, e então juntei o melhor dos dois mundos. 

5 - O que é um comparativo de impedância entre esses transistores ? Como que você fêz isso, qual a montagem que você imkplementou e como você calculou a impedância desses transistores ?????

E por último :

O que tem a ver IMPEDÂNCIA com QUALIDADE de um transistor em áudio ?

Não preciso te convencer de nada, afinal você parece já saber de tudo.

O que eu preciso é apenas MOSTRAR a quem lê este tópico como que se deve analisar um projeto, e ver como que se avalia uma possível montagem.

Paulo

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@aphawk @Carlos santos. O Remadôr

Caros colegas.

Já presenciei discussões acaloradas como esta, para saber que não vale a pena continuar do jeito que esta  está progredindo.

Sugiro repensarem e aceitarem, que sempre haverão opiniões divergentes (certas ou erradas) sobre o mesmo tema.

Aproveito a oportunidade para acrescentar, que pode-se filtrar os conhecimentos apresentados e aprender sempre mais.

Em meus muitos anos brincando com eletrônica, venho aplicando esta técnica. 

Não vale a pena a gente se transtornar com opiniões acaloradas, divergentes da nossa. Só trazem doenças físicas e mentais.

Continuarei aprendendo com as postagens de vocês dois, sempre usando esta técnica.

Abraços.

MOR_AL

• Curtir 3
  • Amei 2
Postado
3 horas atrás, MOR disse:

Aproveito a oportunidade para acrescentar, que pode-se filtrar os conhecimentos apresentados e aprender sempre mais.

Mor, você tem razão. Sempre conseguimos aproveitar alguma coisa de uma discussão, ainda mais quando a questão envolve prática versus teoria.

Eu tive a oportunidade quase única de trabalhar primeiro no controle de qualidade de componentes, e justamente em um grande fabricante de aparelhos de áudio.

Trabalhei com traçadores de curvas de transistores, de fabricantes renomados, e ainda ví um aparelho semelhante  montado pelo pessoal da Engenharia do fabricante, que permitia aplicar tensões de até 60V aos transistores, e correntes de coletor de até 1A, mesmo que por poucos segundos. E assim conseguia ver todas as curvas mesmo dos transistores da etapa final. 

Com isso separamos os transistores em grupos de hfe semelhantes, linearidade de curvas, e já descartávamos um monte deles.

Após isso, os transistores iam para um teste de ruído interno, e uma parte era rejeitado por ruído excessivo.

Depois, uma mesa de casamento, na qual selecionávamos transistores com mesma Vbe para determinadas correntes de coletor. 

Nessa mesma mesa selecionava os pares casados PNP/NPN .

Transistores com Vbe fora dos valores máximos e mínimos eram descartados, e acredite, eram muitos !

Os capacitores eletrolíticos eram testados também para uma variação de 20% máxima, onde quase metade eram descartados.

Os cerâmicos também, e se rejeitava mais da metade dos cerâmicos. Os de Poliester eram testados com 10%, e alguns eram descartados. 

Os de Mylar 5% eram usados nos pré de curva RIAA, junto com os BC de menor ruído nos testes.

Diodos de sinal tipo 1N4148 eram também selecionados em uma pequena câmara com temperatura de 45 graus, onde era aplicada uma corrente constante fixa de 15 mA e se media a tensão de condução. Assim selecionávamos pares de diodos para controle de avalanche térmica nos módulos de potência.

Todo o material que era rejeitado nos testes voltava ao fornecedor, que era um dos maiores distribuidores na época e eram trocados por outros lotes.

adivinha para onde ia esse material que era rejeitado por nós ?  Era vendido pelo distribuidor para as lojas da Santa Ifigênia !!!!!

Nesse processo todo eu ví coisas absurdas e aprendi muito, inclusive ví troca de lotes de mil transistores, por se tratarem de produtos de baixa qualidade e/ou falsificados / remarcados. Igualmente lotes de diodos eram totalmente trocados.

Depois trabalhei com geradores de varredura de RF, e sweepers com marker, para pode ver as curvas das bobinas de demodulação de FM e ajustar a frequência central delas para permitir uma parte a mais linear possível para obter o melhor áudio.

Depois trabalhei no teste final, vendo os procedimentos de teste e ajuste dos módulos, testes de curva RIAA, distorção harmonica e por intermodulação, etc, etc, etc, . Enfim, participei de toda a fabricação dos aparelhos de áudio.

Ver o resultado final de todo o procedimento de testes e entender o porquê de se usar cada componente selecionado em determinadas etapas traz uma bagagem prática fantástica, a qual aliada com a teoria te dá uma visão bem mais ampla de como avaliar um aparelho de áudio.

Agora, me diga você : se o objetivo é apenas fazer um amplificador voltar a funcionar, uma troca de transistores por outro de características parecidas costuma dar certo, e o aparelho vai voltar a amplificar.

Mas, será que as características originais vão ser mantidas ?

Quem fez a troca tem aparelhagem adequada para testar distorção de saída, ou ruído, ou a potência obtida dentro de 0,1% de distorção ?

Esse é o ponto que eu quis deixar bem claro. Mudar componentes apenas por mudar, apenas objetivando uma potência maior, pode comprometer todo o funcionamento, como a qualidade e estabilidade do circuito.

Me desculpe pela insistência em tentar mostrar a maneira certa de se fazer as coisas. Pode-se fazer uma coisa funcionar de várias maneiras, mas como engenheiro eu sempre procuro uma maneira de se obter a maior qualidade nos resultados.

Paulo 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@aphawk beleza...eu não vou discutir mais o assunto ...o circuito está aí pra quem quiser fazer ..mas..ninguem é obrigado a confeccionar o circuito ...todo mundo é livre pra julgar e pensar o corrreto o pensamento é livre ninguem precisa concordar com a opiniao alheia ..entao ..quem gostar do circuito ô faz quem não gostar não faz não tem nenhum problema. É apenas um passa tempo para hobbystas ..hoje sou aposentado em mecatronica e sou hobbysta vou tirar um tempo para fazer este pra mim ..todo mundo é livre pra pensar e tem liberdsde de expressao ...ser um designer é expressar sua arte em formas de figura .se voce não gostou do circuito tudo bem é um direito que lhe assiste.

O cliente não quer saber de qualidade de funcionamento de amplificador ele quer é ouvir a música kkkk controle de qualidade é para indústria não sou um indústrial...mas se voce pensa assim é bom pra você. 

Uma dica de teste de transistor ruim : pegue um tip41c novo e compare suas impedâncias no multimetro analógico meça de base para coletor e de base para emissôr se o ponteiro estiver mais para a direita em relaçao ao transitôr novo ( compare entre o novo e o usado)  quanto mais para a direita estiver o ponteiro do multimetro mas proximo de um curto circuito ele o transistor estará (ele o transistor ta saturando) é assim que descubro som "rouco" no amplificador de áudio comparando suas impedancias entre o transistor novo e o velho ...outra dica de teste de transistor pra saber se está com defeito funciona com BC : teste de base para coletor e de base para emissor (o transistor usado do circuito) durante o teste jogue um bafo da boca nele se o ponteiro se movimentar o BC ta saturando ou com alguma ruptura no seu invólucro ..nunca falhou pra mim esse teste isso simula as condiçoes fisicas do Ar com umidade ..com umidade o transistôr começa a saturar e mudar a impedância!!! Fica pra voce o aprendizado!!!! Lembrando tenho 30 anos de experiencia nisso .

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Carlos santos. O Remadôr@aphawk , eu não estava com saudade desses tiroteios. 

@MOR , obrigado por ter trazido a paz!

É verdade que nas entrelinhas os pacientes colhem, mas o dia fica bem mais caro.

Em 31/01/2022 às 02:35, Carlos santos. O Remadôr disse:

projeto corrigido de 100 watts RMS

Afinal, qual é o resumo do remix?

Postado
8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Afinal, qual é o resumo do remix?

Vou resumir :

É uma modificação apenas de alguns transistores visando o simples aumento de potência , mas em detrimento da qualidade e da robustez térmica do projeto.

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, aphawk disse:

Vou resumir :

É uma modificação apenas de alguns transistores visando o simples aumento de potência , mas em detrimento da qualidade e da robustez térmica do projeto.

Paulo

No caso, o aumento de potência eu não vi. 

Pois a tensão de alimentação é a mesma, só trocar os transistores não adianta. 

Para aumentar a potência, é necessário aumentar a tensão de alimentação, mas aí é diferente tem que trocar os resistores e se necessário os transistores, eu já fiz essa façanha em dois amplicadores e deu certo. 

Um deles foi o M150A já mencionado antes, fiz a  substituição de todos os resistores do projeto e troquei a alimentação simples de +45V por uma alimentação simétrica de +/-32V. O resultado foi obter os 50W previstos num alto falante de 4R para um de 8R. 

O outro foi uma daquelas caixas amplificadas, meu pai achou uma na rua e estava com o trafo queimado, descobri que o original era de 12+12V, mas o que eu tinha era de 16+16V. Então fiz umas alterações nos resistores do projeto e funcionou bem, mas não dá pra dizer que é excelente visto que a caixa é bem ruinzinha! :lol:

• Obrigado 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...