Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados (o)

Boa noite!

Poderiam tirar uma duvida, estou prestes a comprar o processador 5600X, mas tenho duvidas de qual placa-mãe escolher, gostaria de adquirir uma TUF pela qualidade dos componentes, mas estou pronto a mudar de ideia tendo um bom argumento.

Os componentes que irei usar junto com o kit acima é:

RX 580 4GB

8GB 2666

SSD 480GB

Não sou entusiasta, gostaria de montar um PC que dure alguns anos e que possa me dar mais opções de upgrade futuros.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, LOKA1BR disse:

@lucashp cara pega uma b450 aorus m ou uma b550 bazzoka as 2 estão em promocao na kabum.essa tuf ae não compensa pelo preço.

A TUF A520M está custando 670 reais. Está compensando bastante ;)

Mas eu também optaria pela B550M Bazooka.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, lucashp disse:

@LOKA1BR Procurei sobre essa Bazooka e vi muita gente reclamando de incompatibilidade com o processar 5600x, fico preocupado de adquirir algo que me dê problema. 

Incompatibilidade não. Talvez BIOS desatualizada. Tem que atualizar a BIOS dela. De preferência, veja se a loja atualiza.

O carinha nesse outro tópico informa que ela atualiza sem precisar de processador:

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Comparando com a melhor B450 barato do momento (B450 Aorus M) o único ponto favorável á A520 é o chipset mais atual, não melhor , que não muda em nada do desempenho geral da máquina. 

B450 R$ 690 https://www.kabum.com.br/produto/99034/placa-mãe-gigabyte-aorus-b450-aorus-m-amd-am4-matx-DDR4?gclid=Cj0KCQiA0eOPBhCGARIsAFIwTs4ZYzT5qQYanwMdx0Ud1L8KFGJ72GMWyX4vxqKbB6Nq6E-Hu_6i-MwaApkcEALw_wcB

A520 R$ 660 https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4-90mb17g0-m0eay0?gclid=Cj0KCQiA0eOPBhCGARIsAFIwTs481Yce-B5O4Y7yUnTFFBuG4E1hs4G4vROLEq1T6Lc6A3ibwxmssiwaAoWtEALw_wcB

Ambas vem com BIOS para Ryzen 5000 de fábrica, a B450 tem uma capacidade de overclock maior que a A520, ambas só tem um slot M.2 para SSDs potentes. a B450 tem 2 entradas PCIE que imagino que para um uso normal vai ser inútil mas vale ressaltar. Nenhuma das 2 tem suporte a PCIE 4.0, só a partir da B550. Além disso tudo, eu sou gigabytezete, com todo respeito aos asuszete, tive muitos eletrônicos da gigabyte e só no FATOR OPINIÃO, eu iria de gigabyte (eu tenho a B450 AORUS M, GIGABYTE H270 e GIGABYTE H110 e uma TUF H310 PLUS) . As B450/B550 são para um uso mais intermediário, as A320/A520 são para processadores bem mais de entrada. 

Acho que independente da placa que escolher, o fator dual-channel impacta mais games, então compre +8GB!

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Ela nem é tão boa quanto a outra, mas por esse preço eu comprava uma só pra usar de quadro. Tá SUPER em conta.

Mas tem a possibilidade dela não ter BIOS atualizada. O motivo de algumas virem atualizadas é que elas são muito populares e renovam estoque sempre, logo peças mais novas são postas pra vender. o quanto menos popular mais tempo demora para renovar o estoque. Tem grande chance de vir com BIOS, já faz 1 ano e alguns meses que os Ryzen 5000 lançaram, mas só pra lembrar que tem essa mínima possibilidade.

• Curtir 1
Postado

@lucashp B450 tem como única vantagem sobre A520 o fato de que suporta OC. Para usuários comuns que não pretendem usar esse recurso, não são as melhores opções. Considero equivocada a ideia de que uma placa-mãe ou outra trará diferença de desempenho. Placas mãe não alteram desempenho a menos que tenham algum recurso específico e não é esse o caso. As B550 teriam PCIe 5.0, mas isso não faz diferença efetiva na geração atual de GPUs.

A minha defesa de que pegue A520 ao invés de B450 é:

• Não, as B450 não vem sempre atualizadas para Ryzen 5000, até por que em muitas é desaconselhável para CPUs anteriores e para muitos modelos esse update é irreversível. Assim sendo, dependendo da loja onde comprar (se não atualizarem sem custo), terá que pagar pelo serviço ou pegar uma CPU emprestada para esta finalidade.
  • Toda revisão de chipset traz melhoramentos em estabilidade e funcionalidades. O A520, por exemplo, traz melhor estabilidade para memórias de alta velocidade do que a série 4xx de chipsets. Como CPUs Ryzen se beneficiam muito de memórias mais rápidas, essa compatibilidade se torna essencial.
  • Por serem MBs mais recentes, tem maior longevidade em updates. Além disso serão imediatamente compatíveis com a revisão da quinta geração a ser lançada este ano, que prevê ganhos de desempenho substanciais para permitir uma sobrevida à plataforma AM4.

Enfim, fala-se muito em VRM de B450 que é geralmente mais robusto que A520, o que não é verdade. Por ser um chipset que permite OC (o que é questionável num sistema budget por diversas razões), ele tem que ter um VRM ao menos um pouco mais forte. O VRM das A520 é bem dimensionado para qualquer CPU Ryzen atual, pois não permite OC.

Enfim, eu recomendo que pegue A520 ou, se quiser uma MB mais "robusta", pule direto para B550. As B450 a esta altura do campeonato só fariam sentido para CPUs de 1ª e 2ª gerações.

10 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Ela nem é tão boa quanto a outra, mas por esse preço eu comprava uma só pra usar de quadro. Tá SUPER em conta.

Mas tem a possibilidade dela não ter BIOS atualizada. O motivo de algumas virem atualizadas é que elas são muito populares e renovam estoque sempre, logo peças mais novas são postas pra vender. o quanto menos popular mais tempo demora para renovar o estoque. Tem grande chance de vir com BIOS, já faz 1 ano e alguns meses que os Ryzen 5000 lançaram, mas só pra lembrar que tem essa mínima possibilidade.

Compro MBs com regularidade pois monto PCs para clientes. A informação de que a BIOS vem "Ryzen 5000 ready" é inverídica. B450 hoje só virá atualizada por solicitação ou política da loja específica, pois algumas lojas vão preferir fazer isso do que ter o cliente acionando a garantia por que a MB não funcionou depois. No geral, as MBs B450 nem podem vir atualizadas de fábrica, pois em muitos casos essa atualização para Ryzen 5000 causa incompatibilidade/instabilidade com CPUs anteriores e comumente esse update é irreversível.

Se você comprar alguma B450 hoje que tiver o selo "Ryzen 5000 ready" na caixa, aí sim este modelo específico está sendo fabricado com este ponto de venda, mas a maioria não terá este selo, algo que foi utilizado como padrão desde a segunda geração de Ryzen para notificar aos consumidores de que aquela placa-mãe estava pronta para o uso.

• Obrigado 1
Postado
10 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Tera quase garantido que venha com uma BIOS moderna.

Esse quase garantido pode causar tanta dor de cabeça na vida do colega OP... Complicado aconselhar algo que não se tem certeza. Questiono isso por que a minha ideia de como devemos aconselhar os colegas é justamente prevenindo qualquer dor de cabeça para quem não tem o nível técnico ou disponibilidade de componentes para retificar erros.

@lucashp Recomendo muito que monte seu PC pessoalmente. Deixo o tutorial sobre montagem aqui: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Quando estiver com os componentes todos escolhidos poste sua lista aqui para que ajudemos a fazer correções ou recomendemos promoções. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@lucashp B450 tem como única vantagem sobre A520 o fato de que suporta OC. Para usuários comuns que não pretendem usar esse recurso, não são as melhores opções. Considero equivocada a ideia de que uma placa-mãe ou outra trará diferença de desempenho. Placas mãe não alteram desempenho a menos que tenham algum recurso específico e não é esse o caso. As B550 teriam PCIe 5.0, mas isso não faz diferença efetiva na geração atual de GPUs.

A minha defesa de que pegue A520 ao invés de B450 é:

• Não, as B450 não vem sempre atualizadas para Ryzen 5000, até por que em muitas é desaconselhável para CPUs anteriores e para muitos modelos esse update é irreversível. Assim sendo, dependendo da loja onde comprar (se não atualizarem sem custo), terá que pagar pelo serviço ou pegar uma CPU emprestada para esta finalidade.
  • Toda revisão de chipset traz melhoramentos em estabilidade e funcionalidades. O A520, por exemplo, traz melhor estabilidade para memórias de alta velocidade do que a série 4xx de chipsets. Como CPUs Ryzen se beneficiam muito de memórias mais rápidas, essa compatibilidade se torna essencial.
  • Por serem MBs mais recentes, tem maior longevidade em updates. Além disso serão imediatamente compatíveis com a revisão da quinta geração a ser lançada este ano, que prevê ganhos de desempenho substanciais para permitir uma sobrevida à plataforma AM4.

Enfim, fala-se muito em VRM de B450 que é geralmente mais robusto que A520, o que não é verdade. Por ser um chipset que permite OC (o que é questionável num sistema budget por diversas razões), ele tem que ter um VRM ao menos um pouco mais forte. O VRM das A520 é bem dimensionado para qualquer CPU Ryzen atual, pois não permite OC.

Enfim, eu recomendo que pegue A520 ou, se quiser uma MB mais "robusta", pule direto para B550. As B450 a esta altura do campeonato só fariam sentido para CPUs de 1ª e 2ª gerações.

Compro MBs com regularidade pois monto PCs para clientes. A informação de que a BIOS vem "Ryzen 5000 ready" é inverídica. B450 hoje só virá atualizada por solicitação ou política da loja específica, pois algumas lojas vão preferir fazer isso do que ter o cliente acionando a garantia por que a MB não funcionou depois. No geral, as MBs B450 nem podem vir atualizadas de fábrica, pois em muitos casos essa atualização para Ryzen 5000 causa incompatibilidade/instabilidade com CPUs anteriores e comumente esse update é irreversível.

Se você comprar alguma B450 hoje que tiver o selo "Ryzen 5000 ready" na caixa, aí sim este modelo específico está sendo fabricado com este ponto de venda, mas a maioria não terá este selo, algo que foi utilizado como padrão desde a segunda geração de Ryzen para notificar aos consumidores de que aquela placa-mãe estava pronta para o uso.

Não daria para ele baixar a versão mais nova de BIOS e atualizar com um pendrive com o arquivo extraído e nomeado corretamente?

Mas concordo no fato que as placas mãe mais recentes são melhor opção .

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Bel1964 disse:

Não daria para ele baixar a versão mais nova de BIOS e atualizar com um pendrive com o arquivo extraído e nomeado corretamente?

MBs antigas, chipset 4xx ou anterior, não ligam se não tiver CPU de 3ª geração ou anterior para atualizar a BIOS. As únicas que atualizam BIOS sem CPU antigo são as de chipset 5xx, mesmo assim não todas.

• Curtir 1
Postado

@lucashp Então... PCIe 5.0 tem suporte apenas na intel 12th gen hoje. Não existe ainda nenhuma GPU que se beneficie de mais do que a banda de PCIe 3.0, e 4.0 já foi lançada faz um bom tempo. Transição de PCIe sempre é assim, leva um tempo para as fabricantes de GPU alcançarem. No geral, PCIe 4.0, que é o que chipsets B550 oferecem hoje, já é um nível interessante de "futureproofing".

3 horas atrás, lucashp disse:

mas no futuro talvez.

Geralmente levam dois a três anos para GPUs alcançarem a velocidade máxima de uma nova revisão de PCIe. A próxima geração de GPUs promete muito, mas acho beeeem difícil passarem de 4.0 nos próximos 3 anos.

PCIe de alta performance geralmente é mais funcional para o mercado corporativo, em especial de servidores. Para consumidores comuns demora bem mais para fazer sentido.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, WOZ Dods disse:

@lucashp Então... PCIe 5.0 tem suporte apenas na intel 12th gen hoje. Não existe ainda nenhuma GPU que se beneficie de mais do que a banda de PCIe 3.0, e 4.0 já foi lançada faz um bom tempo. Transição de PCIe sempre é assim, leva um tempo para as fabricantes de GPU alcançarem. No geral, PCIe 4.0, que é o que chipsets B550 oferecem hoje, já é um nível interessante de "futureproofing".

Geralmente levam dois a três anos para GPUs alcançarem a velocidade máxima de uma nova revisão de PCIe. A próxima geração de GPUs promete muito, mas acho beeeem difícil passarem de 4.0 nos próximos 3 anos.

PCIe de alta performance geralmente é mais funcional para o mercado corporativo, em especial de servidores. Para consumidores comuns demora bem mais para fazer sentido.

Comprei a placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4, muito fraquinha em comparação com a minha bem antiga B85-Plus, que era ATX, nem mandam um Manual impresso, que de para usar.

Nem o em pdf, melhora muito.

A BIOS é pior. Form Factor micro Atx, so para orçamento baixo, incluindo o fato que não deu nem em sonho para comprar uma VGA. Gabinete micro- Atx fujam. Problema é achar em mesh na parte frontal e parte da traseira para melhorar circulação de ar, para quem só tem fans  e air cooler  box da CPU. Recebi ótimas recomendações do Wodz   mas, na hora da compra cometi erros crassos. Essa placa-mãe que comprei,  quase dobrou de preço, comprado PC Desktop full custom montado na Terabyteshop. Eu não sei montar. Muito cuidado na compra de componentes. Depois, gasta-se mais e chora o prejuízo. Montaram muito bem, deu tudo certo da parte deles, após algumas dúvidas minhas.

Se pegar motherboard com chipset antigo vai se arrepender, pois no Brasil o que chega já está defasado e caro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!