Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nikon Coolpix P100 com fungos na lente


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Boa noite, ganhei uma camera Nikon modelo Coolpix P100. Ela ficou anos guardada em uma case dentro de um armário, e acabou que o fungo entrou dentro da lente. A camera possui uma lente Zoom, mas que é fixa na câmera. A questão é, vi em um site que deixar a lente exposta ao sol poderia matar o fungo, mas como a lente não sai da câmera, seria perigoso deixar ela exposta ao sol? ( sem bateria), será que o sol ajuda a tirar o fungo de dentro da lente mesmo?

OBS: Por sorte as imagens não ficaram borradas!

@Ferox Graxaim

 

 

lente camera.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Expor ao sol pode até matar o fungo, mas não vai limpar o que já se proliferou. Pra isso não acontecer, o ideal é deixar a lente exposta a iluminação indireta, tipo a luz refletida que entra por uma janela, nunca tapada. Até há quem coloque no sol direto por alguns minutos, mas não aconselho. Pra limpar nesse estado, tem que desmontar a lente e dar um banho de peróxido de hidrogênio + amônia. Essa limpeza química, em vez de mecânica, previne qualquer arranhão na lente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Shanks. Boa noite!
Fiz esse tópico em forma de artigo que pode te ajudar, nele eu explico como evitar que os fungos surjam/piorem e explico o que fazer quando a lente já está com fungos:

 

Em 03/02/2022 às 22:32, Shanks. disse:

seria perigoso deixar ela exposta ao sol?

Na luz do sol direta? Sim, irá formar o que na fotografia chamamos de haze, que é quando a graxa de lubrificação da objetiva evapora, e deixa a lente definitivamente embaçada (corrigível com limpeza). Mas também pode ocorrer desalinhamento dos elementos óticos devido a dilatação por conta do calor excessivo, e isso sim é um problema. Além do fato de prejudicar o plástico e os circuitos eletrônicos da câmera.
O que pode fazer é deixar as lentes expostas à luz refletida do sol que nem eu expliquei no tópico, mas isso irá apenas evitar que os fungos surjam, e também evitar que eles piorem caso já estejam na lente. (Obs: claro que com "luz refletida" não me refiro ao uso de um espelho para refletir a luz do sol, e sim a luz que reflete de muros e afins.) Mas essa exposição não irá remover fungos que já se proliferaram. A única forma de tirar fungos da lente é levando em uma assistência que trabalhe com isso, para uma limpeza. Lá eles irão desmontar a lente inteira e mergulhar os elementos óticos em produtos químicos que eliminarão os fungos. Porém é um processo meio arriscado, pode quebrar os elementos óticos na desmontagem dependendo da lente. O certo é levar na assistência para fazer um orçamento, e eles saberão te informar se desmontar a sua lente será muito arriscado ou não.

Coloque a câmera apontada para um muro/parede que esteja refletindo a luz do sol sempre que possível, e lembre-se de configurar a abertura para a mais aberta possível (lembrando que quanto menor o número da abertura, mais aberto.) Isso irá evitar que os fungos piorem. Não precisa se preocupar em tirar a bateria nesse caso, embora seja recomendável sempre guardar eletrônicos sem a bateria quando for ficar muito tempo sem usar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!