Ir ao conteúdo

Como descobrir pinagem do foto-transistor?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Amigos, xeretando para ver se dava para separar o emissor de infravermelho do receptor num sensor de presença TCRT5000, tirei os dois da caixinha plástica (basta empurrá-los por cima da caixinha que eles saem por baixo, sem fazer força), olhei de um lado, do outro, virei prá lá e prá cá, e só quando fui recolocá-los reparei que não há nenhuma indicação de suas polaridades. Não há chanfro, não há diferença no tamanho dos terminais... o emissor até dá para ver dentro, o lado que tem um triângulo e o outro, que tem algo como uma panela voltado para cima, mas o receptor é totalmente negro.

Encontrei esse diagrama na Internet e tenho a impressão de que os dois lados do foto-transistor formam algo parecido com um diodo.

TCRT5000-Pinout.png

Pensei em testar usando o teste para transistores do multímetro mas aí fica faltando onde conectar o terminal da base... Antes que eu estrague esse foto-transistor, pergunto: posso testar a polaridade dele como se fosse um diodo comum?

Grato.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
17 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

testar usando o teste para transistores do multímetro mas aí fica faltando onde conectar o terminal da base

De fato teste com multímetro é sem base 🤪. Ou não: coloque um resistor 10k, alimente com 5V, meça a tensão entre os terminais. Quando houver variação de tensão no escuro e claro.. taí sua polaridade C=+ E=-... Dica: basta tapar com a mão.

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Luz normal,

Sim .. além da uv este treco é sensível à luz visível. A luz é a chave. Com ela a tensão deve cair.. sem ela se aproxima da alimentação.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...