Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponte H, transistor esquentando muito


Mk_Wyzp
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, não tenho muita experiência com eletrônica, mas fui tentar fazer um circuito que controle uma solenóide usando uma raspberry pi, uma bateria de notebreak 12V e uma ponte H.

O esquema ta no axexo. 
 

Basicamente como dito anteriormente, o circuito é composto por:

ponte H com 2 TIP142 e 2 TIP147

solenóide de 12V

bateria de nobreak de 12V

 

Tudo controlado por uma raspberry pi.

 

Fazendo testes rápidos (conectando a bateria) e mandando sinais 0-1 e 1-0, eu vejo que o circuito se comporta como esperado, abrindo e fechando a solenóide, porém o problema é que os transistores estão esquentando muito e bem rápido, coisa de 5 segundos é o suficiente para não conseguir tocar neles.

 

Fazendo a simulação no Proteus o circuito não parece ter qualquer problema que pudesse ocasionar o aquecimento dos transistores, alguém poderia me dar uma ideia do porque isso poderia estar acontecendo?

Circuito-Proteus.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro amigo. Há algumas possibilidades:

- sua lógica é 0 e 3V (ou 5) o que faz o pnp conduzir o tempo todo o que causa curto. Publique o circuito completo pra gente ver.

- por um breve período q3 e q1 (e q4 e q2) conduzem ao mesmo tempo o que causa um microcurto. Corrigir ou melhorar seu algoritmo e acrescentar um dead time deve ajudar

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=285&t=Tempo-morto-dead-time

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Obrigado, realmente não tinha reparado nisso.

@Renato.88 Eu acho que segui mais o menos o que você falou e fiz uma outra configuração usando uns TIP122 (eu tenho um par aqui por isso usei eles)

Porém para funcionar corretamente eu tive que ligar os emissores dos TIP142 e o negativo da bateria no GND, desculpe minha ignorância, mas me surgiu uma dúvida : Eu posso usar o GND do próprio raspberry pi? Não existe a possibilidade de uma corrente maior que o GPIO suporta "entrar" nele e acabar danificando o raspberry pi ou o GPIO do GND usado?

Circuito-Proteus-2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Mk_Wyzp disse:

os emissores dos TIP142 e o negativo da bateria no GND, desculpe minha ignorância, mas me surgiu uma dúvida : Eu posso usar o GND do próprio raspberry pi?

Sim e não. Sim na teoria. Não na prática. Mantenha os emissores direto na bateria bem como o gnd do controle também ou seja, eles vão se encontrar na bateria, entende?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.ifNão sei se entendi muito bem. Os emissores dos meus TIP142 vão no -Vcc (Negativo da bateria) e somente os sinais 0 (baixo) estariam conectados também ao -Vcc?

 

O que eu entendi foi assim:

 

Circuito-Proteus-3.png

 

Mas se for isso mesmo eu não sei como fazer porque não sei como isolar somente o sinal 0 (baixo) para -Vcc sem também mandar o sinal 1 (alto) para -Vcc.

 

 

O que eu consigo fazer seria assim:

 

Circuito-Proteus-4.png

 

Porque meu sinal 0-1 vem de um mesmo pino, então se eu mando o sinal 0 pra -Vcc o sinal 1 também vai pra -Vcc. Mas desse jeito o circuito não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi direito sua dúvida. Melhor chamar o -vcc de gnd com seu símbolo ok? Neste caso sim os gnd's devem se encontrar no (-) da bateria: sai um fio do gnd do seu raspberry e dá contato com o (-) da bat. Sai um fio dos emissores e dão contato com o (-) da bat. Percebes agora a 'conexão'? Percebe que este vai ser o gnd ou comum pra tudo?

 

Quanto à dúvida do amigo Paulão suspeitei desde o princípio que seu sistema tem um motor E solenoide. Pode também ser um solenoide especial cuja inversão da corrente é necessária pro teu projeto. Mas se for solenoide simples, de fato não precisa nada disso. Fale + sobre o projeto caso não seja segredo de estado.

17 horas atrás, .if disse:

Publique o circuito completo pra gente ver.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk É uma solenóide Latch, acho que precisa da ponte H para ter a inversão da corrente pra controle da abertura e fechamento.

 

@.if Então, eu sou bem iniciante na área, eu peguei esse projeto largado pela "metade" na faculdade (inclusive o circuito está lá, por isso não tenho foto dele) e a principio, até o momento a configuração é:  

 

Eu tenho uma raspberry, um modulo LCD (2 pinos são usados para comando).

A raspberry a principio é pra ser energizada por uma fonte externa (power bank de celular).

Usamos o LCD pra rodar um programa (feito pelo rapaz anterior) que abre ou fecha a solenóide Latch.

 

A principio eu simplesmente peguei o que o outro rapaz tinha feito e fui tentar montar (o primeiro circuito que mandei aqui) pra ver o que não estava ou estava funcionando, e me deparei com esse problema dos transistores esquentando muito.

 

E o resto é a discussão que estamos tendo aqui.

 

Citação

Neste caso sim os gnd's devem se encontrar no (-) da bateria: sai um fio do gnd do seu raspberry e dá contato com o (-) da bat. Sai um fio dos emissores e dão contato com o (-) da bat. Percebes agora a 'conexão'? Percebe que este vai ser o gnd ou comum pra tudo?

 

Desculpa, acho que minha falta de conhecimento ta atrapalhando um pouco, mas essa é uma das minhas dúvidas. Usar o pino GND da raspberry nesse circuito não tem chance de dar problema? Digo, não teria chances de voltar uma corrente maior que a suportada pelo pino da raspberry e queima-la?

 

E no caso, esse seria meu circuito final, certo?

 

Circuito-Proteus-5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A conexão gnd está correta sim mas com relação à montagem física não consigo acrescentar palavras diferentes. Só mesmo com desenhos mas to sem lápis e papel agora. 🙃 Apesar de a princípio não haver...

1 hora atrás, Mk_Wyzp disse:

chances de voltar uma corrente maior que a suportada pelo pino da raspberry e queima-la

..., uma correta conexão é bem vinda pro quesito evitar ruídos que podem interferir no programa.

 

Também apesar de desconhecer até agora o tal solenoide latch, a princípio você esta correto: pulso positivo abre, negativo fecha. Quando obtiveres mais informações com datasheets, desenhos, fotos, videos e afins e se achar que deve, compartilhe pois eventualmente compartilhamos conhecimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mk_Wyzp ,

 

Solenoide tipo LATCH de dois fios funciona assim : um pulso de energia em uma polaridade arma, e outro pulso, porém de polaridade invertida, desarma.

 

O tempo tem de ser pequeno, menos de meio segundo. E depois de cada pulso tem de desligar a alimentação do solenoide.

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal, queria agradecer a paciência e ajuda de todos aqui. Estou BEM corrido esse fim de mês e acabei não tenho novidade no meu projeto.

Mas consegui ontem terminar um "prototipo" da ponte H que discutimos aqui e deixei com outro rapaz no laboratório. Ele me retornou e disse que está funcionando. Eu não tenho acesso a solenoide, mas segue abaixo pelo menos o prototipo que eu fiz (lembrando que é minha primeira vez fazendo isso, e eu não tenho as melhores ferramentas pra poder fazer isso, então deve estar horrível kkk)

photo_2022-02-15_15-35-18.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Como o @.if disse, realmente a minha primeira ideia usando o circuito do primeiro post era simplesmente usar um dissipador, mas como eu achei que a temperatura estava MUITO alta e aumentava MUITO rápido estranhei, e de fato o problema era o próprio circuito em si, com a ajuda do pessoal aqui consegui fazer um que funcionasse certo e portanto pelo feedback que recebi do rapaz que testou os transistores nem sequer esquentam (digo, com relação a temperatura ambiente). Eu creio que esses TIP142 e 147 estejam SUPER SUPER dimensionados pra esse circuito, mas enfim como é só o prototipo e eu sou bem iniciante ainda não tenho certeza kkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!