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Diodo Antiparalelo com Motor esquentando


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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Boa tarde, Prezados,

Montei um circuito para controle de velocidade do motor de parabrisa e funciona, mas o diodo que protege contra a Força-Contra-Eletro-Motriz do motor está esquentando... Estou usando um M7 (equivalente ao 1N4007)... Frequência de PWM em 1kHz (tentei reduzir também na casa dos 500Hz mas ainda esquenta). Alguma ideia?

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Postado

@.if Boa, eu havia visto este snuber em motores AC, tipo de máquina de lavar, mas vale estudar o uso desta proteção também, obrigado...

usando um diodo mais potente, 3A/1000V resolveu em partes o aquecimento... aquece menos do que o de 1A, provavel que tenha algum ruído ainda a ser atenuado...

grato pelo suporte Srs

  • Obrigado 1
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1 hora atrás, Wesley Brianez disse:

usando um diodo mais potente, 3A/1000V resolveu em partes o aquecimento... aquece menos do que o de 1A, provavel que tenha algum ruído ainda a ser atenuado...

Mas é importante que o diodo seja do tipo rápido, se for por exemplo um 1N5408 pode esquentar também. 

  • Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Sérgio Lembo , e o norte para calcular potência desse resistor?

O maior desafio é o valor máximo da resistência. Na dúvida erre escolhendo um valor mais baixo de resistência.

Mínimo de 2W, se possível 5W. Sobre o cálculo, vai um curso de eletrotécnica e também saber detalhadamente os dados do motor, nem sempre disponíveis.

Dados do motor necessários: Resistência interna e indutância do rotor e a corrente de motor travado.

Considerações a serem feitas:

- No instante em que a carga indutiva é desligada, por ser indutiva tentará manter a corrente. No caso do uso automotivo as tensão de trabalho máxima são os 14,4V do alternador. Com a queda de 1V sobre o diodo a tensão sobre o dreno no desligamento vai para 15,4V.

- Sobre o uso do resistor em série ao diodo: no instante do desligamento do mosfet terás o momento de corrente máxima no motor. A indutância acumula energia e a libera na forma de corrente. Então, para uma corrente que tenta ser constante, quanto maior a resistência mais rápido se descarrega essa energia acumulada. O complicado dessa equação é que quanto maior for a resistência maior o produto da corrente versus resistência que irá gerar a tensão de pico sobre o dreno. Soma-se ao cálculo dessa tensão o 1V sobre o diodo e os 14,4V do alternador. Acredito que o motor do limpador de para-brisa tenha menos de 60W de sorte que a corrente deva ser <= 4A.

4A x 5R = 20V. Somando-se aos 14,4V do alternador mais 1V do diodo chega-se a 35,4V. O mosfet utilizado é de 60V. Está dentro da margem de segurança mesmo considerando o pico inicial de corrente quando o motor ainda está parado (corrente de motor travado).

 

 

  • Obrigado 1

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