Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Segundo me consta, este ponto luminoso no centro da tela seria total falta de vertical e horizontal.

Mas, a TV funciona bem e apenas ao desligar ela apresenta o ponto central por instantes.

Pela experiência sei que com o tempo isso marcará irremediavelmente o tubo.

Desconfio que possa ser defeito em capacitores, o que acham?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Também acho. Uma escovação de elétrons... Como a MAT se mantém por muito tempo no anodo atraindo os elétrons, quem evita o ponto é uma tensão negativa temporária numa das grades que bloqueia a passagem deles. Talvez a de foco.. sei lá. Quem mantém ela por algum tempo é sim um capacitor qualquer. Dica/pista: ele deve ser de V alta.

O contrário também é passivo de análise. Uma V alta positiva numa grade aceleradora pode se manter por algum tempo devido a algum capacitor mal descarregado. Neste caso algum resistor aberto pode estar se recusando a descarregá-lo. 🤪

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Blumer Celta Procure perto do transistor amplificador de vídeo (Vai para o Tubo), um resistor de 220K ou 330K ou360K, geralmente é um resistor de alto valor, ele provavelmente estará aberto...

PS: Passe a marca o e modelo da sua ai para verificar-mos...

Segue alguns exemplos abaixo:

PEB1.pngBEB2.pngBEB3.pngBEB4.png

Coloquei um circulo vermelho ao redor dos prováveis resistores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!