Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador específico para jogos: Intel ou AMD?


mineirimbb

Posts recomendados

Hoje, se a pessoa tiver o melhor processador (seja AMD ou Intel), 32 GB e SSD de 1 ou 2 Tb, a única peça que ele "poderia" trocar ao longo dos anos seria a placa de vídeo - supondo que o PC seja para uso pessoal não profissional.

 

No fórum mesmo até hoje você encontra pessoas jogando com DDR3. Um setup top como o de hoje (seja AMD ou Intel) acredito que levaria bons anos pra ficar defasado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Errado, intel sempre foi mais cara, se a amd não tivesse lançado os Ryzen ainda teriamos i7 quad core por 2 mil

serio eu achava q Intel era barato menos a 7 geração porque um i3 quando eu vi Tava custando uns R$1,5mil nas outras geração mais antigas tava mais barato aí eu acabei comprando um kit da AMD um Ryzen 5 2600 e b450m gaming gigabyte q táva um pouco mais barato e  tem mais desempenho eu comprei no Aliexpress q foi mais barato Eu paguei foi uns R$ 1,2mil Pelo kit só não veio o cooler

Mas hoje em dia os processadores da Intel tá mais barato principalmente os antigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Swalls disse:

@gutopereira se o DDR5 varia entre 16 e 32 cada pente, isso significa que agora é possível instalar um jogo pequeno todo na ram? tipo os Kit (2 x 32GB) DDR5-4800

sim porque só vai ter no mínimo 16 GB um pente a não ser q eles façam a de 8gb mas eu acho q eles vão realmente Fazer placas mãe q aguenta os 32gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fuzion200 Verdade. A falta de competitividade no mercado fez a Intel estagnar por anos e mesmo com a AMD conquistando cada dia uma fatia maior do mercado ela ainda demorou muito para reagir e, finalmente, lançar a 12ª geração com algum ganho real, pois de 9ª para 10ª o ganho foi pequeno e não acompanhou a competição, de 10ª pra 11ª foi um fiasco, aumentou o consumo e aquecimento sem aumentar desempenho. Só agora temos uma geração Intel competitiva, mas eu ainda tenho preferência por AMD, o "underdog" que voltou e nos colocou de volta no caminho do avanço. A Intel está suando para acompanhar, mas finalmente é a hora de a AMD voltar a inovar e espero que siga fazendo isso.

11 horas atrás, Pablo PSPLAYGAMES disse:

serio eu achava q Intel era barato menos a 7 geração porque um i3 quando eu vi Tava custando uns R$1,5mil nas outras geração mais antigas tava mais barato aí eu acabei comprando um kit da AMD um Ryzen 5 2600 e b450m gaming gigabyte q táva um pouco mais barato e  tem mais desempenho eu comprei no Aliexpress q foi mais barato Eu paguei foi uns R$ 1,2mil Pelo kit só não veio o cooler

Antigamente, na época dos Phenom 2, o preço de CPUs novas era muito menor mesmo contando inflação. Isso por que tinha competitividade. O reinado solitário da Intel por tantos anos permitiu que ela subisse as faixas de preço lentamente até chegar onde estamos. Mesmo com a AMD "podendo" lançar produtos mais baratos, ela manteve faixas de preço próxima dos Intel para conquistar mercado e lucrar no processo. Ao menos é o que eu entendo do que ocorreu no mercado nessa última década. 

Nos EUA a diferença de preço nem foi tão significativa, mas aqui foi substancial. Claro que tem o dólar, inflação, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O problema da Intel é igual ao da Nvidia. Lança em cada geração 10 processadores para cada modelo (i3, i5, i7 e i9). Em um ano ela troca tudo de novo, e 'tenta' convencer com o marketing que a troca é um ótimo negócio pois você vai ter 10%  mais de performance. Assim é a NVidia: lança as placas normais e, alguns meses depois, as Ti custando muito mais caro.

Se excluirmos os jogos que são muito mal otimizados (como Cyberpunk, Dying Light 2, entre outros), qual jogo lançado agora - ou com previsão para 2023 ou 2024, que precisaria mais do que um 5600x com 32 de RAM e uma placa 3080 comum para jogar em 60fps 2k?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mineirimbb disse:

@WOZ Dods O problema da Intel é igual ao da Nvidia. Lança em cada geração 10 processadores para cada modelo (i3, i5, i7 e i9). Em um ano ela troca tudo de novo, e 'tenta' convencer com o marketing que a troca é um ótimo negócio pois você vai ter 10%  mais de performance. Assim é a NVidia: lança as placas normais e, alguns meses depois, as Ti custando muito mais caro.

Se excluirmos os jogos que são muito mal otimizados (como Cyberpunk, Dying Light 2, entre outros), qual jogo lançado agora - ou com previsão para 2023 ou 2024, que precisaria mais do que um 5600x com 32 de RAM e uma placa 3080 comum para jogar em 60fps 2k?

5600x com 3080, ao meu ver, dura 10 a 15 anos tranquilo independente da função

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Maycow disse:

5600x com 3080, ao meu ver, dura 10 a 15 anos tranquilo independente da função

Há 15 anos atrás voce tinha um Core2Quad, com 4Gb DDR2, e placa de vídeo 9800GT com 1Gb de vram...

 

Que jogo voce conseguiria rodar com isso nos dias de hoje? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Maycow disse:

5600x com 3080, ao meu ver, dura 10 a 15 anos tranquilo independente da função

Eu concordaria, mas GPU dura sempre menos. Já montei muitos PCs com GPUs topo de linha para clientes e até hoje nunca ocorreu de uma GPU continuar "forte" depois de 5 anos. Pense aí, 10 anos atrás tínhamos as GTX 6xx. Pegue a segunda mais forte delas, a GTX 680. Hoje ela não joga tão bem quanto uma GTX 1060, é fraca em comparação.

Deve equivaler a uma GTX 970, talvez.

15 anos então é fora de cogitação ser funcional. Os PCs que monto geralmente duram 8 anos antes de ser efetivamente necessário fazer um upgrade de CPU se tiver sido bem comprado. De GPU em 5 anos você terá que trocar se tiver comprado uma intermediária, talvez um pouco mais se for high end. 15 anos não está nem dentro da perspectiva de durabilidade, quem dirá de desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, mineirimbb disse:

@gutopereira @WOZ Dods @Maycow Acho que a GPU aguenta pelo menos 5 anos ou um pouco mais devido o ciclo de vida dos vídeo games.Quem tiver um 3090 dura um pouco mais.

Topo de linha, carro chefe, nunca montei PCs com GPUs dessas, apesar de que dava para comprar uma antigamente com o preço das intermediárias de hoje... No geral acho que GPU topo de linha segura um pouco mais, mas não muito. 

Nunca montei, diga-se de passagem, não por falta de oportunidade. Meus clientes geralmente vem com essa ideia de comprar o melhor do mercado para "o PC durar muitos anos". Aí sempre digo a mesma coisa: se quer que dure muito, compre uma boa base hoje com componentes intermediários e se prepare para upgrades em uns 5 anos, pelo menos de GPU. No final você vai ter algo melhor daqui há 5 anos, jogará bem até lá, e terá gasto o mesmo ou menos. Se fizer o contrário seu sistema estará capengando depois de 5 anos do mesmo jeito.

 

No geral é mais barato e funcional você comprar, por exemplo, uma RTX 3060 (ou seria se o preço estivesse correto) e trocar por uma de faixa equivalente em 5 anos do que comprar uma RTX 3090 e ter que trocar em 6, talvez 7 anos se muito. 

 

No Tom's sempre tinha uma parte das matérias estilo "best GPU for the money" chamada "past the point of reason", ou em outros sites "point of diminishing returns". Isso tudo para dizer que a partir de um certo nível de desempenho você começa a pagar um valor desproporcional ao desempenho para subir para a próxima categoria. Tipo, de uma categoria para a outra você paga 20% a mais e tem 10% a mais de desempenho. Dessa para a seguinte você já paga 40% a mais para ter 5% de desempenho. O mercado de GPUs e CPUs sempre foi assim. Os componentes top, classe entusiasta, sempre custaram mais do que valeram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pessoal, esse tópico acabou não tendo uma dúvida técnica específica e, por isso, desandou para vários assuntos simultâneos. Estarei fechando conforme as regras 18 e 19 de nosso Fórum.

 

Caso necessário, recomendamos a abertura de novo tópico com informações mais completas e específicas (processadores a serem comparados, tipo de uso, orçamento, etc.). Contamos com a compreensão de vocês. 🙂

 

Atenciosamente,

KairanD

Coordenador do Clube do Hardware.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!