Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redimencionei Partição Debian pelo Windows e agora só entra em modo de Segurança


doraimom
Ir à solução Resolvido por doraimom,

Posts recomendados

Olá.

Minha partição linux Debian estava com 98% de espaço ocupado no meio de uma instalação, aí resolvi reiniciar, ir no windows e diminuir o tamanho da partição SWAP.

No entanto, os programas não redimencionavam partição SWAP. Pensei, deleto ela, expando a partição raiz (/) e depois crio no espaço que sobrar a SWAP de novo.

Só depois fui ver que os programas para Windows Disk Genius e o da Paramont não criam partições SWAP, aí ferrou.

Eu pensei, o linux vai carregar mesmo sem a SWAP, mas não carregou e ficou dando erro “mdadm: No arrays found in config file”.

Fui em opções avançadas de boot no GRUB e escolhi entrar no modo de segurança do Debian. Ele me mandou pro terminal, pediu senha de root e beleza.

Descobri na net algumas soluções que eu poderia fazer para resolver o problema, porém, nenhuma delas eu consigo aplicar porque fica dizendo que o disco está em modo de apenas leitura.

 

A solução que eu ia fazer era:

mdadm --detail --scan >> /etc/mdadm.conf

update-initramfs -u update-grub

 

Algo que eu possa fazer para resolver o problema que possam me orientar?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para começar, você usa algum arranjo MD RAID?

 

Como em princípio só mexeu com partição swap, no modo de segurança (emergência), edite o fstab (nano /etc/fstab) adicionando o caractere "jogo da velha" (#) no começo da linha em que tiver "blabla swap blabla" (ficará #blabla swap blabla). Isso torna-a um comentário, que será ignorado. Tutorial simples do nano:

 

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-instalar-editor-de-texto-nano/

(provavelmente já estará instalado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  obrigado pelo retornno.

Sem RAID.

Arquivo /etc/fstab editado comentando a única linha ativa dele relativa ao SWAP.

Percebi aqui a existência da linha do /dev/sda7 (partição linux) com um trecho que diz: "errors=remount-ro o 1". Se eu mudar isso para rw ao invés de ro, será que ao acessar o Debian na opção modo de recuperação, a partição vai deixar de ser protegida contra escrita como tem ocorrido impossibilitando mais ainda a manutenção?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, doraimom disse:

@Marcos FRM  obrigado pelo retornno.

Sem RAID.

 

Então ignore as mensagens relativas ao mdadm. Talvez algum bug do gerador de initramfs do Debian.

 

3 horas atrás, doraimom disse:

Arquivo /etc/fstab editado comentando a única linha ativa dele relativa ao SWAP.

 

E... iniciou?

 

3 horas atrás, doraimom disse:

Percebi aqui a existência da linha do /dev/sda7 (partição linux) com um trecho que diz: "errors=remount-ro o 1".

 

É uma opção do EXT4 (que aplica-se também, acho, ao EXT2/3) que faz o driver do kernel, quando encontrar erros na estrutura do sistema de arquivos, montá-lo em somente leitura. Provavelmente sem relação com o problema atual, que deve ser a falta de swap falhando a inicialização -- o que é esperado, a menos que na linha relativa a mesma no /etc/fstab tiver, na quarta coluna, a opção "nofail" (não usada geralmente).

 

3 horas atrás, doraimom disse:

Se eu mudar isso para rw ao invés de ro, será que ao acessar o Debian na opção modo de recuperação, a partição vai deixar de ser protegida contra escrita como tem ocorrido impossibilitando mais ainda a manutenção?

 

 

Ah, certo, esqueci desse detalhe... não foi possível salvar o arquivo /etc/fstab, né? Então, antes de rodar o nano, remonte em leitura/escrita:

 

mount -o rw,remount /

 

🧙‍♂️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM  pelo live cd (na verdade usb) do Debian, consegui acessar o /etc/fstab e comentar a linha da swap. Isso não afetou nada.

No grub ao escolher a inicialização normal do Debian aparece várias vezes a linha:

Citação

mdadm no arrays found in config file or automatically

Ao final eu consigo acesso ao terminal apenas. O sistema gráfico não inicia. Eu tentei muita coisa nas últimas horas. Estou quase desistindo e reinstalando o Debian e perdendo tudo.  Qualquer comando que envolva escrita no sistema, mudança de permissão, etc. nada funciona. Ele fica nesse modo de "write protected" e não deixa editar nada. Só consigo fazer algo quando booto pelo USB na sessão temporária live CD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use o live USB e tente isto:

 

mount /dev/sda1 /mnt
mount --bind /dev /mnt/dev
mount --bind /proc /mnt/proc
mount --bind /sys /mnt/sys
mount --bind /run /mnt/run

chroot /mnt update-initramfs -u -k all

umount -Rv /mnt

 

(considerando /dev/sda1 a partição raiz; adapte caso necessário)

 

Acho que o initramfs está com problema. Isso o recriará corretamente.

 

Edit: @doraimom ah, e remova esse arquivo /etc/mdadm.conf. Só criará problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Marcos FRM  feito.

 

chroot /mnt update-initramfs -u -k all retornou:

Citação

W: initramfs-tools configuration sets RESUME=UUID=61............... (etc.)

W: but no matching swap device is available.

update0initramfs: Generating /boot/initrd.img-5-10-0-10-amd64

W: initramfs-tools configuration sets RESUME=UUID..............(etc.)

W: but no matching swap device is available.

repetiu isso em mais umas 2 linhas.

 

@Marcos FRM /etc/mdadm.conf deletado.

E quanto a /etc/mdadm/mdadm.conf? Deleto também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom sinal. Você removeu o arquivo /etc/mdadm.conf antes de rodar "chroot /mnt update-initramfs ..."? Pois tem que ser antes para evitar dele pensar que tem algum arranjo ativo. Caso tenha sido depois, tem que refazer o processo.

 

Sobre esses avisos, dê uma olhada se existe o arquivo /etc/initramfs-tools/conf.d/resume . Existindo, abra-o com o nano e veja se tem uma linha RESUME=blabla. Se existir, comente-a adicionando # no começo. Então, rode "chroot /mnt update-initramfs ..." novamente. Note que aqueles comandos "mount --bind ..." são fundamentais para funcionar, não pule nenhum.

 

@doraimom Agora que vi sua edição. Sim, remova /etc/mdadm/mdadm.conf também (refaça tudo depois disso...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM /etc/mdadm.conf deletado.

E quanto a /etc/mdadm/mdadm.conf? Deleto também?

 

Refiz todos os passos, continua aparecendo a mesma coisa no CHROOT, no matching swap device available.

 

Como eu falei na primeira mensagem, eu expandi o EXT4 pra pegar parte da swap. Depois deletei a partição swap e criei uma nova no espaço que sobrou. Ela tinha uns 8GB, eu reduzi pra 2GB de swap e dei esses 5GB pra EXT4 (/) que tava com 98% de espaço ocupado.

 

Ah, e não existe o arquivo que pediu pra checar RESUME dentro do conf.d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, doraimom disse:

Refiz todos os passos, continua aparecendo a mesma coisa no CHROOT, no matching swap device available.

 

 

Acho que isso não vai quebrar a inicialização. Talvez apenas cause um atraso. Procurou por /etc/initramfs-tools/conf.d/resume? @doraimom Ok. Veja se funciona! Depois lidamos com essa mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Único passo que não consegui fazer foi umount -Rv /mnt. Deu que tava busy. Reiniciei mesmo assim.

Continuou dando aquela sequência de erros, mas eu consegui acessar a interface gráfica!!!!

Uhul.

Rapaz você foi expert nível máximo nessa.

 

O que eu teria de fazer agora para consertar tudo uma vez que voltei a ter acesso ao sistema?

Obrigado e parabéns. Quando eu crescer quero ser que nem você 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem uma partição swap de 2 GB agora, isso? Tem que pegar o UUID dela com

 

blkid -s UUID -o value /dev/sda2

 

(adaptando /dev/sda2 para a partição correta de swap aí)

 

e colar esse UUID, no /etc/fstab, no lugar do antigo -- e descomentar a linha (removendo o #).

 

Depois, tem que descobrir onde esse RESUME=blabla é configurado e fazer o mesmo lá. Debian não é muito a minha praia (sou do time Fedora/openSUSE 🤣). Tem que pesquisar. Mais tarde dou uma olhada se nenhum colega resolver antes. 🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

Usei o comando e peguei a ID da SWAP

Citação

blkid -s UUID -o value /dev/sda8

Com essa ID procurei novamente o /etc/initramfs-tools/conf.d/resume e agora ele existe.

Entrei nele e coloquei a ID da swap. O conteúdo desse arquivo é: RESUME=UUID= número da ID.

Reiniciei, porém, o mesmo erro continua aparecendo no começo:

Citação

mdadm no arrays found in config file or automatically

Está correto colocar nesse arquivo RESUME o ID da swap? Não é da partição / não né?

Teria mais alguma sugestão? Obrigado novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora que o UUID está ajustado em /etc/initramfs-tools/conf.d/resume, recrie o initramfs outra vez. Dentro do sistema, fica tudo mais fácil. Basta

 

update-initramfs -u -k all

 

(como root ou via sudo)

 

e mais nada. Aqueles demais comandos usados através do live USB não devem ser usados.

 

Sobre a mensagem do mdadm, acho o hook para o initramfs-tools do pacote mdadm deve ser burro e reclama inutilmente que não há arranjos. Provavelmente é questão estética apenas. Para dar fim à mensagem, remova o pacote. Primeiro rode "apt remove -s --purge mdadm" (-s apenas simula, sem aplicar as mudanças) para ver se nada vai explodir. Caso não remova junto a pia da cozinha, mande brasa sem a opção "-s" e, depois, novamente rode o "update-initramfs" acima (repetindo, sem os comandos adicionais do live USB).

 

Foi você que instalou o pacote manualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM 
Eu não instalei o MDADM. Na verdade eu imaginava que ele fosse algo do sistema. Pelo que pesquisei serve para gerenciar RAID.

Porém, como nunca usei uma RAID, não imagino como foi que ele fez para entrar no meu sistema. Pensei que ele também gerenciasse o disco quando não tem RAID.

 

Executei o comando update-initramfs -u -k all duas vezes sem problemas (antes e depois de desinstalar o mdadm).

Citação

root@meu-debian:/home/eu# update-initramfs -u -k all
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-5.10.0-11-amd64
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-5.10.0-10-amd64
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-5.10.0-9-amd64

 

Ao fazer a simulação que pediu:

Citação

root@meu-debian:/home/eu# apt remove -s --purge mdadm
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
The following packages were automatically installed and are no longer required:
  ledit libgadu3 libgtkspell0 libmeanwhile1 libncurses-dev libncurses5-dev libzephyr4 ocaml-base-nox ocaml-compiler-libs
  ocaml-interp ocaml-man ocaml-nox
Use 'apt autoremove' to remove them.
The following packages will be REMOVED:
  mdadm*
0 upgraded, 0 newly installed, 1 to remove and 3 not upgraded.
Purg mdadm [4.1-11]

Retirei o -s e repeti o comando como orientou.

Citação

root@meu-debian:/home/eu# apt remove --purge mdadm
Reading package lists... Done
Building dependency tree... Done
Reading state information... Done
The following packages were automatically installed and are no longer required:
  ledit libgadu3 libgtkspell0 libmeanwhile1 libncurses-dev libncurses5-dev libzephyr4 ocaml-base-nox ocaml-compiler-libs
  ocaml-interp ocaml-man ocaml-nox
Use 'apt autoremove' to remove them.
The following packages will be REMOVED:
  mdadm*
0 upgraded, 0 newly installed, 1 to remove and 3 not upgraded.
After this operation, 1,261 kB disk space will be freed.
Do you want to continue? [Y/n] y
(Reading database ... 332596 files and directories currently installed.)
Removing mdadm (4.1-11) ...
update-initramfs: deferring update (trigger activated)
Processing triggers for man-db (2.9.4-2) ...
Processing triggers for initramfs-tools (0.140) ...
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-5.10.0-11-amd64
(Reading database ... 332519 files and directories currently installed.)
Purging configuration files for mdadm (4.1-11) ...

 

Vou reiniciar agora, mas tenho confiança que vai dar tudo certo. Eu passei várias horas hoje tentando de tudo quanto é jeito resolver o problema e você me ajudou a não perder o sistema e não ter de reinstalar tudo de novo. Novamente, te agradeço bastante.

Gostaria de te agradecer com uma doação. Posta aí sua chave PIX, por favor. Se outros também forem salvos, eles também poderão contribuir.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!