Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, uma ajudinha por favor

Estou com um projeto na bancada que acabou encalhando em um quesito ....
A medicão de corrente para alternar o modo de carregamento ciclado para modo flutuação.

Já pesquisei trocentos esquemas e todos os que não são microprocessados usam comparadores

e ampops para recolher amostra de tensão e 'deduzir' a corrente passante.

Até funcionam, mas com a minha tensão não é estabilizada ( fixa )  então gera variações no disparo do comutador.

A pergunta : Existe algum modo de monitorar ( milimetricamente )  a corrente independente4 da tensão no circuito ?

Vi que existe placas prontas de monitores de corrente que o pessoal usa com arduino , tipo o ACS712 , mas isso de Arduino não é a minha praia.

alguém já usou esse ACS712 fora do arduino para acionar um transsistor ou relê na saida ?

Ou existe uma solução mais óbvía e estou mergulhado num barril de Hellmann's  ?  

'_'

• Membro VIP
Postado

Resposta genérica proporcional às perguntas sem detalhes /desenhos/ esquemas e afins...

31 minutos atrás, Tito Fisher disse:

modo de monitorar ( milimetricamente )  a corrente

Sim .. um shunt do mais baixo valor cujo valor de tensão seja medível por um multimetro na menor escala vdc

34 minutos atrás, Tito Fisher disse:

já usou esse ACS712 fora do arduino para acionar um transsistor ou relê na saida ?

Não mas se você entender o funcionamento dele, torna-se relativamente simples tal implementação. Digamos que ele seja de 5A... com 0A ele tem 2.5V na saída, com -5A=0V e com 5A=5V. Ou seja é um shunt anabolizado com ampops. Use a tensão de saída dele em comparadores pra acionar o que desejar.

38 minutos atrás, Tito Fisher disse:

tensão não é estabilizada ( fixa )  então gera variações no disparo do comutador.

Pra este caso existe comparador com histerese. Esta define o estado da saída dentro de determinada variação da entrada.

• Curtir 2
Postado

Sra @.if  ,

Veterana letrada, mestrada, doutorada e figurinha carimbada do nosso forum ( e também minha ídola ),  sei bem  da sua prerrogativa de  :

32 minutos atrás, .if disse:

Resposta genérica proporcional às perguntas sem detalhes /desenhos/ esquemas e afins...

Mas tenho aqui tantos esboços para esse projeto que pretendi primeiro levantar o assunto e a partir da primeira resposta seguir uma linha de raciocínio .

A situação : Tenho uma fonte de bancada 24V por 10A obtida a partir da modificação de uma fonte ATX de PC a qual uso para carregar todas as ferramenta elétricas por derivação para os step-down LM2596.

Nesses plugs pré-ajustados dou carga em instrumentos que requeiram menos de 5A  e me ocorreu de dar também carga em bateria automotiva.

Até funciona, não através do LM2596 e sim por uma saída dedicada . Porém para não fritar uma dessas eu sempre dou carga com os 13.8V que é a tensão de flutuação e assim pode dormir ligada na fonte.

A boa saúde da bateria requer carga ciclada periódica, com 14.4 ~15 V  porém nesse caso não pode permanecer ligada, preciso comutar para 13.5 ~ 13.8V quando a corrente chegar nos 500mA .

Minha leitura do dito ACS, no caso o Acs712-elctr-20a-t   é de 100mV/A   então estou procurando alguma coisa que possa ser acionada com metade dessa  saída e faça a comutação de tensão circulante na carga.

• Haha 1
Postado

Sr @aphawk

Então é isso ?  

A saida em aberto é sempre a metade da  alimentação do CI e quando existir corrente passante devo somar o coeficiente  100mV/A  ?

To ficando meio orelhudo pra ler os datasheet pois havia entendido que a tensão no pino 7 seria qualquer valor a contar de zero + coeficiente da corrente !

Vou meter uma simulação no Proteus e volto com os resultados .

Muito grato.

Pronto !  Problema resolvido .

Sr moderador pode fechar o tópico e atribuir o crédito ao Sr. @aphawk .

A colega @.if também havia falado a resposta, mas como não desenhou eu não consegui enxergar ! 🤪

• Haha 1
Postado

@Tito Fisher ,

Só para te deixar avisado .... a tensão média na saída é 2,5V , mas ela pode variar um pouquinho.

Eu sugiro um sistema de ignorar pequenos picos de corrente, algo como um capacitor pequeno ao terra na saida do ACS712.

Paulo

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, aphawk disse:

@Tito Fisher ,

Só para te deixar avisado .... a tensão média na saída é 2,5V , mas ela pode variar um pouquinho.

Eu sugiro um sistema de ignorar pequenos picos de corrente, algo como um capacitor pequeno ao terra na saida do ACS712.

Paulo

Paulo, mais fácil do que colocar um peso na saida do ACS712 não seria colocar esse mesmo capacitor fazendo realimentação negativa no comparador? Evita stress e dá a lentidão desejada.

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...