Ir ao conteúdo

Linhas PCI Express(PCI-E Lanes) Intel vs AMD e sua relação com placas mãe

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!
Estou com uma dúvida um tanto peculiar!
Atualmente tenho B450M Steel Legend pareado com um Ryzen 7 2700x e percebi que ao utilizar duas placas de vídeo em especial as B450 o segundo slot fica capado em PCIE 2.0 x4. Isso me deixou um tanto intrigado pois tive um Xeon anteriormente, mas especificamente um Intel Xeon E5 2689(Sandy Bridge), e minha placa-mãe tinha suporte a dual GPU também, entretanto ambos os slots rodavam a PCIE 2.0 x16.

Após alguma pesquisa simples encontrei alguns links em Inglês como Fórum do Tom's Hardware, Fórum do TechPowerUP e Forum do LinusTechTips. Em todos esses links a resposta era basicamente a mesma, que isso tudo tinha a ver com Linhas PCI Express que são diretamente disponibilizados pelo processador ou seja a depender da geração e processador você pode ou não ter acesso a mais linhas PCI-E e a depender também do chipset da placa-mãe você pode ou não tirar proveito disto quando o assunto for dual GPU.

Pesquisando mais um pouco, percebi que nem mesmo os chipsets X570 da AMD possuem Dual GPU com dois slots PCI-E X16. Sempre é algo como na imagem abaixo:

Citação

650784942_PCIELanes.thumb.png.202337b49f1a647204c24324c50f29cc.png

FONTE DA IMAGEM: Manual da ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR

Logo pensei, se nem mesmo os Ryzen de 3ª/5ª Geração oferecem isto, como seria esse mesmo caso nas placas mãe Intel?

Como ainda não concluí minha pesquisa quanto a isto no que se refere a Intel, então vou deixar essa parte faltando.

Porque eu precisaria de tal disponibilidade de linhas PCI-E? Gostei muito da ideia de fazer dual GPU no PC com GPUs de fabricantes diferentes, no caso Nvidia e AMD, pois desta forma posso utilizar placa especifica conforme a necessidade. 
No momento só utilizo para jogar jogos onde a AMD performa mal, entretanto com o conhecimento que possuo hoje poderia muito bem fazer algo como usar ambiente de virtualização com Proxmox pra virtualizar todos os sistemas que uso e ainda sobrar espaço pra sistemas teste, o que é deveras interessante. Imagine ter diversas máquinas virtuais e ao ser infectado por um virus apenas voltar o backup da VM daquela maquina em especifico sem arriscar todo o resto do sistema real. Não sei vocês, mas acho isso o pico da tecnologia!

Então concluo com algumas dúvidas em forma de pergunta:

- Se na Intel for igual, que plataforma atual devo adquirir para ter isto?

- Perco muito desempenho da placa de vídeo ao utilizar a mesma em apenas PCI-E 2.0 x4?(Como é o caso das B450M com processador de 2ª geração Ryzen)

Enfim, tentei ser o mais claro possível para não sobrar dúvidas na hora de compreender minha linha de raciocinio. Agradeço a todos que se envoverem no tópico. Obrigado!

Postado

@Fr4nk

Bom, Dual GPU, de forma geral é uma ideia morta.. Todas as plataformas mainstream, fornecem linhas PCI o bastante, pra uma GPU e um ou alguns dispositivos NVMe, que usam linhas PCI também..

HOJE, acho que só os Threadripper da AMD e a linha X299 da Intel, tem essa disponibilidade toda de PCI-EX.. Essas são linhas da classe HEDT (High End DeskTop), como esses Xeons foram, um dia.. Eles sempre tiveram essa vantagem de várias linhas PCI-EX, via CPU e chipset..

• Curtir 1
Postado

@RS FariaInteressante! Não sabia que nas plataformas mainstream isso estava morto.

Já tinha uma noção que nos Threadripper iria encontrar solução pra isto, devido a alguns videos referenciados no forum do Wendel(Level1Tech), mas não conhecia direito a plataforma HEDT da Intel.

Pra quem mora no Brasil acredito que seja inviável ambas as plataformas, pois além de muito caro é também escasso. Escasso pois faz um tempo que procuro placa-mãe para Threadripper nova e nunca encontro em lojas como Kabum, Terabyte e lojas similares. Quando encontro é num Mercado Livre da vida custando sempre muito mais caro do que deveria custar.

A única solução "mais viável" que pensei são os famosos Xeon x79 e x99 que são amplamente vendidos na China e importados por países emergentes. Já tive uma péssima experiência com x79 devido a qualidade das placas mãe da China com controle de qualidade nulo ou proximo disto e particulamente não gostaria de embarcar numa dessas de novo.

Li já a algum tempo, que as especificações para a tecnologia PCI Express dobram a cada geração, ou seja, PCIE 2.0 tem o dobro de banda da 1.0, PCIE 3.0 tem o dobro de banda da 2.0 e assim sucessivamente.

Existe algum calculo pra calcular a banda do x8 e x4 em cada geração? Ou há alguma tabela listando isto?

Muito obrigado!

• Solução
Postado

Usar 2 placas de vídeo é um conceito morto, no geral.. Falei das mainstream, pois era comum você ver compatibilidade de SLI e CrossfireX, bem destacado nelas.. Hoje, com ajuda da AMD e NVIDIA, que também tão encerrando suporte pra essas tecnologias, isso vem morrendo.. Só ver quantos modelos das RTX 3000, fazem SLI..

12 horas atrás, tiago4171 disse:

Existe algum calculo pra calcular a banda do x8 e x4 em cada geração? Ou há alguma tabela listando isto?

https://en.wikipedia.org/wiki/PCI_Express#History_and_revisions

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!