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Criar Circuito Nível de Óleo


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Boa noite pessoal.

Tenho pouca noção de criar circuitos por isso preciso de ajuda para um projeto.

 

Preciso de um circuito bem compacto, para verificar se um motor 4 tempos estacionário tem ou não óleo. 

 

A ideia é montar um equipamento no local da vareta de olho com um eletrodo dentro do motor, se tiver óleo no nível, o led se mantém apagado.

Se o nível baixar acende um led RGB em alguma cor.

Se não tiver óleo acende em vermelho.

E gostaria que essa leitura tivesse um delay de 30 segundos. 

Outra coisa que preciso é que o led pisque na terceira cor a cada 1 minuto para mostrar que o circuito está ativo.

 

Se alguém conseguir me ajudar neste projeto agradeço. 

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Pra algo minimalista.. 1ª coisa: ve se o oleo apresenta resistência R. Se baixa - algo como k's .. simplesmente meça com multímetro - use-a como R pra um led de alto brilho

diodo_29.png

Com o sucesso do experimento, seu desafio vai ser colocar sensores (fio simples) junto com a vareta do óleo e elaborar um método pra que o resíduo eventualmente preso no contato-sensor não dê falso alarme. Se vencê-lo ou acha que pode vencer, retorne.

Ultrasom, reflexivo e afins também são possibilidades mas aí sai do aspecto minimalista e não devo te ajudar.

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Creio que o óleo não tenha boa condutibilidade, senaõ já existiria sensores assim no mercado. Talvez a única solução seja algo tipo isso - https://www.eletrogate.com/sensor-de-nivel-de-agua-180-52mm?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=CjwKCAiA4KaRBhBdEiwAZi1zzl31LIDYwjuL0OQYrfGIGeEy0ns3gQxfCrNg91DncIXRKt8X6gJo5BoC-swQAvD_BwE

 

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  • Membro VIP
2 horas atrás, Ricardov disse:

resolver isso só com eletrônica não é simples.

1 hora atrás, aphawk disse:

Se fosse viável um sensor desse tipo,

O pessimismo (ok.. semi saudável 🙃) deles me deu vontade ter outra ideia ainda + minimalista... sem contato físico com o óleo: algo como medir capacitância... quanto mais o sensor (fio encapado) imerso no óleo... será que a capacitância entre ele e gnd (chassi) aumenta? 🤔  . estou visualizando mentalmente um fio em paralelo com a vareta de óleo...

 

Não subestimem a capacidade do curioso garoto. Não ser viável não significa ser não ser possível, claro. De fato pra um produto ser pra venda tem forças ocultas atuando contra você. Mas pra um uso pessoal, tcc ou do gênero ou apenas curiosidade mesmo, o universo conspira a seu favor! Portanto vá! Enfrente! E não desista! Queremos vitórias pra você .. inclusive @aphawk e @Ricardov 😁

 

 

Ah .. a do @Thiago Miotto me leva a outra... uma microbóia na ponta da vareta empurrando uma haste e esta atuando num sensor qualquer, de pressão, capacitivo, ou até microchave[s] mecânica[s] mesmo

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6 horas atrás, .if disse:

Ah .. a do @Thiago Miotto me leva a outra... uma microbóia na ponta da vareta empurrando uma haste e esta atuando num sensor qualquer, de pressão, capacitivo, ou até microchave[s] mecânica[s] mesmo

 

Que tal assim? No lugar da vareta vai um tubo, fechado embaixo com uma borracha. E aí, medir a pressão na parte interna desse tubo. Pode ser um tubo fininho, como uma vareta... um tubo de Pitot.

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@rmlazzari58 ,

 

Vamos colocar mais lenha nessa fogueira ?

 

Qual a faixa de temperatura que pode atingir o óleo do cárter, já que pode ir desde a temperatura ambiente ( inclusive abaixo de zero ) até sei lá quanto ?

 

Tanto a mecânica como a eletrônica tem que suportar essa variação, sem falar nos possíveis ângulos que o motor pode se posicionar conforme o local onde o carro esteja, o que faz o nível variar bastante ….

 

Paulo

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  • Membro VIP

A do @rmlazzari58 é boa. Trazendo 1 pouco + perto da realidade doméstica .. algo como um sensor de nível de máquina de lavar. Alguns tem vários níveis..

H214af42f848f43a7bc9bb57ceef47299k.jpg

Desafios: variação mínima de pressão, dilatação do ar com o calor...

Obviamente a ideota do pressostato foi apenas um norte pra compreender que a altura do nível atuaria na pressão.  Neste caso eis que aparece em cena um sensor de pressão...

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Tive uma ideia meio louca. E se o reservatório ficasse sobre uma balança, e a medição fosse sobre o peso medido
Claro que teria que fazer uma série de mudanças estruturais, mas talvez seja mais fácil que contornar os problemas já levantados acima.

Lembrei uma coisa, a luz do óleo do painel do carro é controlado por pressão no sistema (acende quando a pressão baixa)

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  • Membro VIP

 

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

uma ideia meio louca. E se o reservatório ficasse sobre uma balança

A intenção foi mais boa que a ideia. Geralmente o motor estacionário (do autor do tópico) possui tanque de combustível acoplado. Este perde peso muito mais rápido que o causado pelo desgaste do óleo no carter.

 

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

luz do óleo do painel do carro é controlado por pressão no sistema

Esta foi ligeiramente melhor. Porém há o desafio de se acoplar 'cebolinhas' na região do carter

cebolinha-interruptor-de-oleo.jpg

https://www.intermecautomotive.com.br/cebolinha-do-oleo-o-que-e/

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Motores estacionários da Honda (e outros genéricos baseados nela como Buffalo , Branco , Toyama...) possuem sensor de falta de óleo ,ele corta a ignição caso falte óleo , meu pai tinha um da marca Buffalo e a primeira coisa que estragou e foi desativado foi esse sensor que fica no cárter do motor ...

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