Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comecei recentemente a aprender eletrônica, pretendo trabalhar com manutenção. Mas tenho algumas dúvidas que queria que alguém me explicasse:

• máscaras de proteção de covid também protegem contra a fumaça do estanho?
  • é perigoso manusear o estanho com a mão sem luvas?
  • como saber se meu estanho é lead free? Na embalagem não diz, mas também não diz que contém chumbo, só diz que tem estanho e resina ativada. E como é uma informação importante por se tratar de um produto tóxico, deveria estar especificado.
  • não consigo soldar direito, o estanho não derrete bem na ponta do ferro, muito menos nas ilhas de solda na placa quando esquentadas. Por que isso acontece?

O site não me permite usar a palavra dúvidas no título.

Desculpem minha total ignorância no assunto.

Postado

@Lucas Kosloski Duvido muito que essas mascaras de pano protejam alguma coisa, geralmente pra quem passa o dia soldando um exaustor de fumaça com filtro de carvão ativado é mais indicado, da pra fazer um exaustor básico com uma ventoinha de micro-ondas..

O estanho tradicional tem chumbo, porém a menos que você lixe a solda e coma o pó, a absorção pela pele é nula, o estanho sem chumbo (Lead free) tem maior ponto de fusão, é mais difícil de soldar, e ainda tem mais tendência de dar trincas de defeitos. ao menos a EU ao banir o chumbo teve a decência de manter a solda com chumbo em equipamentos medicos.

Essa farsa do lead free não passa de um movimento da indústria de fazerem aparelhos mais descartáveis, com a solda tradicional com chumbo não era incomum um aparelho durar 20 anos sem problemas com solda, hoje muitos aparelhos com 3 a 5 a\nos dão defeitos relacionados a solda lead free, defeitos na BGA, ou ate placas de fonte com trincas ao redor das soldas.

as melhores soldas lead free usam metais caros como a prata e indium na liga e são caras, as mais baratas usam cobre ou zinco e a maior parte é estanho, o ponto de fusão é mais alto a partir de 230°C, o que aumenta o estresse da soldagem na placa e nos componentes

A parte da soldagem, o soldador precisa estar estanhado, do contrario o estanho só vai formar gotas e cair na bancada, é bom usar um fluxo pastoso pra facilitar a soldagem, com o fluxo a solda tende a grudar melhor nos pads.

No caso da solda Lead free é bom um ferro de solda a partir de 50W pra garantir a fundição, um soldador de 25~30W só é adequado pra solda com chumbo.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Essa máscara não protege. Tem que usar um exaustor. Se forem muitas soldas é bom proteger os olhos dos vapores também.

Solda de eletrônica como a Best tem fluxo interno e indicam a percentagem de chumbo.

Um tópico antigo com mais dicas.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

O canal de YouTube Eletronica Fácil tem excelentes vídeos gratuitos (iscas digitais no lançamento periodico de cursos) que são produções profissionais e lhe darão dicas essenciais em técnicas de soldagem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!