Ir ao conteúdo

Há um limite de quanto espaço no disco rígido posso ter no PC?

Ir à solução Resolvido por leonardobr_,

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos! Tenho uma dúvida.

Há um limite de quanto espaço (HD e SSD) posso ter no meu pc? Sem contar por numeração de cabos (SATA, etc) ou espaço de hardware no gabinete .

Se sim, o que justifica essa limitação??

• Solução
Postado
1 minuto atrás, pedro.moura disse:

Onde consigo ver essa informação?

1 x 24-pin ATX main power connector

1 x 8-pin ATX 12V power connector

1 x CPU fan header

1 x system fan header

1 x M.2 Socket 3 connector

4 x SATA 6Gb/s connectors

1 x front panel header

1 x front panel audio header

1 x S/PDIF Out header

1 x RGB LED strip header

1 x USB 3.1 Gen 1 header

2 x USB 2.0/1.1 headers

1 x Trusted Platform Module (TPM) header (2x10 pin, for the GC-TPM2.0 module only)

1 x serial port header

1 x Clear CMOS jumper

Olha ai grifado, são informações do site

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/sp#sp

Postado

Não. A placa-mãe não tem esse limite.

Conforme indicado acima, você tem 1 soquete M.2 e 4 portas SATA. Teoricamente, você pode ter até 5 HDs ou SSDs.

1) Isso é um limite. Existem mais dois:

2) O que existe no mercado. Não adianta você querer um SSD de 1 exabyte. Não existe no mercado. O maior que eu já vi no Brasil acho que foi 8 terabytes. Existem maiores, de uso (e PREÇO) restrito, mas não passam muito de 8 TB. Acho que o maior do mundo é 64TB, talvez 128TB.

3) O HD ou SSD precisa ser formatado. Isso significa que um SISTEMA DE ARQUIVOS é instalado nele. Os dados ficam organizados nesse sistema de arquivos. Cada sistema tem seus limites. Você pode consultá-los nesta página, na segunda tabela:

https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_file_systems

Se você usa Windows e NTFS, o limite é de 16 exabytes por volume/partição. Cada HD ou SSD pode ter várias partições.

Postado
7 minutos atrás, pedro.moura disse:

@leonardobr_ Então eu consigo colocar até 4 HD ou SSD por ter 4 SATAS, isso independente de quantos GB ele tem? Não há um limite tipo "Sua placa-mãe aguenta até 4T"?

Se você tiver grana pode colocar 4 Hds de 20TB aí e 1 SSD NVMe de 2TB.

Postado

@RBMA Então realmente não há um limite? Que bacana. Foi só uma curiosidade que surgiu, mas é bom saber que não tem nada que barre isso fora quantidade de cabo etc.

@Lucsp Agora que vi seu post! Obrigado por esclarecer pessoal, valeu mesmo!! Um ótimo dia a vocês!

Postado
agora, pedro.moura disse:

Então realmente não há um limite? Que bacana. Foi só uma curiosidade que surgiu, mas é bom saber que não tem nada que barre isso fora quantidade de cabo etc.

kkk ! Mas existe um limite sim, veja esse artigo:

https://www.minitool.com/pt/partição-disco/tamanho-maximo-unidade-win-10.html

Pode ver que os limites estão no gerenciamento das partições dentro do Windows. Então, prefira sempre GPT, caso use MBR você está beem limitado, em...4Tb, se não me engano

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, PedraX disse:

kkk ! Mas existe um limite sim, veja esse artigo:

https://www.minitool.com/pt/partição-disco/tamanho-maximo-unidade-win-10.html

Pode ver que os limites estão no gerenciamento das partições dentro do Windows. Então, prefira sempre GPT, caso use MBR você está beem limitado, em...4Tb, se não me engano

Nesse caso para discos acima dos 4TB o próprio windows já cria a partição em GPT. Por exemplo uso um disco de 6TB em casa e nem precisei selecionar o GPT para criar a partição no gerenciador de disco.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, pedro.moura disse:

Olá, amigos! Tenho uma dúvida.

Há um limite de quanto espaço (HD e SSD) posso ter no meu pc? Sem contar por numeração de cabos (SATA, etc) ou espaço de hardware no gabinete .

Se sim, o que justifica essa limitação??

O que existe são as especificações do tipo de HD, SSD e/ou SSHD que a motherboard suporta, agora olhando em especificações de placas mãe eu nunca vi um limite de armazenamento suportado. Isso, até onde sei, só se aplica à RAM mesmo. Até processadores você pode trocar e fazer overclock à vontade (se souber o que está fazendo, claro) que, se a tecnologia dele for suportada pela placa, vai funcionar tranquilo.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

O que existe são as especificações do tipo de HD, SSD e/ou SSHD que a motherboard suporta, agora olhando em especificações de placas mãe eu nunca vi um limite de armazenamento suportado. Isso, até onde sei, só se aplica à RAM mesmo. Até processadores você pode trocar e fazer overclock à vontade (se souber o que está fazendo, claro) que, se a tecnologia dele for suportada pela placa, vai funcionar tranquilo.

Antigamente já peguei o limite nas BIOS dos 512MB, 8GB e 128GB  com as BIOS modernas (2000 pra cá) esses limites estão muito longe na casa dos PB ou EB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!