Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tudo bem galera? 

Antes de qualquer coisa quero dizer que sei que passar cabo de rede junto com elétrica é um crime e passível de 10 anos escutando Galinha Pintadinha em loop. 

Mas ainda assim insistindo no assunto, eu preciso mudar meu roteador wifi de posição e onde vou colocá-lo não tem tomada elétrica ou rede, então vou lançar cabos de rede e outro com o DC 12v 2,5A (proveniente da fonte dele) por 7 metros e provavelmente em vários pontos eles estarão juntos. Estou usando cabo CAT6. 

Considerando as variaveis acima devo enfrentar problemas de interferência? Ou o fato da baixa tensão e corrente DC minimizam o problema? 

Além disso por essa distância será que a perda elétrica de um paralelo 0,75mm poderia causar falta de alimentação no roteador? Como disse no local não tem tomada e o roteador é demais ficarão expostos (é uma parede) daí pra enfeiurar menos ao invés de lançar 220v e colocar uma bela fonte na parede estou optando por lançar direto o DC pra ele. 

Obrigado! 

• Membro VIP
Postado

@hawkbraz Bom dia

Em casa eu passo 4 cabo de rede passando em paralelo com 12 volts DC do meu roteador e não tenho nem um tipo de problema.

Agora passando com 127 ou 220 volts AC é bom passar um cabo blindado para evitar problema.

04af29a6ec.jpg

Agora se você for usar conexão giga lan 1Gbps, um cabo CAT5E está de bom tamanho, se não for para fins profissionais não acho necessidade d usar CAT6.

Postado
20 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@hawkbraz Bom dia

Em casa eu passo 4 cabo de rede passando em paralelo com 12 volts DC do meu roteador e não tenho nem um tipo de problema.

Agora passando com 127 ou 220 volts AC é bom passar um cabo blindado para evitar problema.

04af29a6ec.jpg

Agora se você for usar conexão giga lan 1Gbps, um cabo CAT5E está de bom tamanho, se não for para fins profissionais não acho necessidade d usar CAT6.

Sim, a rede aqui é Gigabit e fui mané o suficiente de comprar os cabos CAT6 sem blindagem, na pressa esqueci de conferir esse detalhe, vacilei.

Mas to pensando em usar um condutor elétrico blindado já que dei a burrada de comprar mais de 20m de patch cord sem a blindagem:

image.png.4e906a7a1a8fb1bd3890932e1634f047.png

• Curtir 1
Postado

Com 12 volts não deve ter problema, a corrente é muito baixa e não deve atrapalhar. O perigo de misturar os cabos é em rede de tensão de 110 V ou mais.

Depois nos conte o resultado do experimento.

• Membro VIP
Postado

@hawkbraz quer utilizar o PoE passivo ou ativo? É meio lenda que não pode passar junto, senão não haveria dispositivos com portas PoE de até 90w. No entanto, esse são PoE ativos.

No passivo o problema é a corrente, então o primeiro PoE geralmente era 24v@500mA (12w) que dava pra maioria dos switchs por exemplo. Depois aumentaram um pouco, usando tensão maior, 48v@500mA (24w). Geralmente usando esse padrão não gera problemas.

Postado

Já fiz a primeira etapa da mudança e até o momento não senti perda de performance na Internet usando wifi, ao contrário nas zonas que eram ruins estão melhores devido ao reposicionamento. Onde era bom continua de igual pra melhor. 

Já na rede cabeada com meu desktop tive problemas, não consigo estabelecer giga que funcionava bem antes, não sei se é a distância (15 metros de cat6) ou interferência, mas encalhei em 100. Amanhã tentarei refazer os conectores que podem não estar legais e mudar o padrão de a pra b. 

Postado

Resumo da novela... Fiz a mudança por completo agora, o gigabit eu troquei o cabo inteiro (a qualidade creio que seja boa sim, SOHOPLUS) e está tudo funcionando com perfeição!

Agora é ser feliz!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!