Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deem preferência ao CD/DVD em vez de pendrives


Visitante

Posts recomendados

Uma coisa que eu reparo neste fórum é o quanto de gente que fica sem ação quando tenta dar boot num pendrive e não consegue. Eu, muito particularmente, apesar de ter bastante experiência, tenho experiência RUIM com pendrives, principalmente com relação a boot. Por isso, há muito tempo, eu só instalo coisas com um prosaico CD/DVD. DVDs virgens custam R$1,50 no supermercado do meu bairro, e eu sempre tenho pelo menos meia dúzia em estoque. Nunca tive problema bootando com CD/DVD. É uma maravilha. Pensem nisso.

 

Estou postando na seção de Linux porque é a minha praia, mas acho que serve para todo mundo em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mídia óptica é extremamente lenta. Na maior parte das vezes, experiências fracassadas com pendrive resumem-se a:

 

- Ferramentas de péssima qualidade usadas para preparar a mídia. Hoje, existem dois programas que prezam por excelência técnica: Rufus (Windows) e Ventoy (Windows/Linux). O resto não vale o trabalho.

 

- Desconhecimento das diferenças dos modos de inicialização Legacy/CSM e UEFI+Secure Boot e do porquê o primeiro ser porcaria obsoleta a ser evitada.

 

- BIOS com o recurso "Fast Boot", que desativa enumeração de dispositivos USB diferentes de teclado/mouse para acelerar a inicialização. Precisa ser desativado para conseguir iniciar via USB. Como notebooks recentes não têm mais drive óptico, ao conectar drive externo USB neles geralmente acontece o mesmo problema.

 

- Dificuldade para entrar no setup para ajustar as configurações. Em UEFI, há uma interface do firmware para tal. Windows: "shutdown.exe /r /o" ou "Reiniciar" com Shift pressionada, depois "Solução de Problemas → Opções avançadas → Configurações de Firmware UEFI → Reiniciar". Linux: "systemctl reboot --firmware-setup"; o GNOME tem uma opção na interface gráfica para isso ("Reiniciar..." e na janela de confirmação ficar pressionando Alt e por fim "Opções de Inicialização"), porém não funciona. 😡

 

Falando especificamente do Linux, há algumas mídias problemáticas, como Fedora e RHEL recentes, que precisam de hacks para funcionarem quando não usa-se o modo "dd":

 

https://github.com/pbatard/rufus/issues/1777

(Rufus 3.16+ aplica a gambiarra automaticamente)

 

Já no lado do Windows, até o Rufus 3.16, existia incompatibilidade com Secure Boot caso houvesse arquivo maior do que 4 GB na mídia de instalação. Foi resolvido a partir da versão 3.17.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pela lógica cartesiana, se o computador não tem drive de CD/DVD, pela lógica cartesiana, o uso de CD/DVD fica mesmo descartado. Não se pode usar o que não se tem.

 

Não é o caso da grande maioria.

 

Dizer que "mídia óptica é extremamente lenta" me causa grande estranheza. Meus pendrives sempre são lentos, enquanto o leitor de DVD parece que vai levantar vôo. E roda mais liso que vidraça Blindex.

 

Dito isto, para mim, o pendrive dá aborrecimentos enquanto o DVD roda lisinho. A minha escolha é óbvia. Cada um sabe de si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que CD/DVD já é obsoleto. Você diz que compra CD por R$ 1,50 no supermercado do bairro, mas sinceramente faz anos que não vejo pra vender em lugar algum e por esse valor ou muito pouco a mais já se compra pendrive da China. Tenho muitos pendrives de 32-64 GB, comprados numa média de R$ 5 cada (das lojas oficiais da Kingston, Samsung, Sandisk, etc). Também faz muito tempo que não monto PC com drive óptico (grande parte dos gabinetes sequer tem baias mais...) e nunca tive problema pra instalar sistema com pendrive, mesmo tendo feito centenas, possivelmente milhares, de instalações.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

difícil é achar quem ainda possua ou use midias fisicas, eu mesmo não uso aqui ja fazem uns 10 anos

 

problema com pendrive não é do dispositivo em si, se você não consegue criar um pendrive bootavel o problema tá no metodo de criacao, não no meio utilizado

 

ou se o pendrive dá pau, tem q ver onde tá comprando isso e se sao produtos originais.. porque aquelas porcarias de 1tb vendidas a 20 reais obviamente não sao originais e muito menos confiáveis

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Lucsp disse:

Dizer que "mídia óptica é extremamente lenta" me causa grande estranheza. Meus pendrives sempre são lentos, enquanto o leitor de DVD parece que vai levantar vôo.

DVD (170 Mbps em 16x) não compete nem com USB 2.0 (480 Mbps), uma interface com mais de 20 anos de idade, que dirá USB 3.0 e além...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o resumo do recado que estão dando para os novatos aqui é: funciona, mas não use, pois é obsoleto. Funciona, mas é obsoleto. Não use. Ninguém gosta de conceitos velhos. Continue brigando com o pendrive e pedindo socorro nos fóruns, esse que é o certo. Inclusive, quase todo dia tem um. Mas continue assim, fórum taí pra isso mesmo.

OK.

¯\_(ツ)_/¯

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Lucsp disse:

Parece que o resumo do recado que estão dando para os novatos aqui é: funciona, mas não use, pois é obsoleto. Funciona, mas é obsoleto. Não use. Ninguém gosta de conceitos velhos. Continue brigando com o pendrive e pedindo socorro nos fóruns, esse que é o certo. Inclusive, quase todo dia tem um. Mas continue assim, fórum taí pra isso mesmo.

OK.

¯\_(ツ)_/¯

O problema não é o pendrive, é o usuário leigo. O cara que tem problema gravando um pendrive e instalando um S.O. muito provavelmente também teria algum problema fazendo o mesmo com um DVD. Você não vê esses relatos porque, bem, praticamente ninguém mais usa DVD. Se der uma olhada nos tópicos de 10+ anos atrás, tão lá as mesmas reclamações.

Uma carroça funciona, mas não vou dizer pro cara andar de carroça porque o carro estragou. Chama o mecânico, pô.

Aliás, isso me lembrou desse clássico, instalação do W10 usando 2836 disquetes:

 

  • Curtir 3
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava o DVD para formatar os computadores (tinha um DVD com instalação do Windows 7 gravado, ele foi jogado fora). Mas a partir de 2019/2020, eu migrei para pendrive, ele é regravável e mais prático que DVD. Hoje em dia ninguém usa mais mídia óptica. Os jogos do PC são todos em mídia digital (Steam, GOG, Epic Games, etc.) e você pode assistir filmes e séries no streaming (Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBO Max, etc.).

 

As maiorias dos PCs e notebooks de hoje não vem mais com leitor interno de CD/DVD.

 

Se está tendo problemas no pendrive, provavelmente é a qualidade de pendrive. Às vezes tive os problemas com pendrive, mas eu compro um pendrive melhor para não me encher o saco.

 

Eu agora uso pendrive para formatar os computadores.

 

Recentemente, eu tenho um pendrive Multilaser de 16GB com a instalação do Windows 11 gravada:

 

images?q=tbn:ANd9GcRiAZ6hl8OuVrRUolQG2kG

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Shaman93 disse:

Também acho que CD/DVD já é obsoleto. Você diz que compra CD por R$ 1,50 no supermercado do bairro, mas sinceramente faz anos que não vejo pra vender em lugar algum e por esse valor ou muito pouco a mais já se compra pendrive da China.

 

Para aumentar o teor educativo do post, explico que, no supermercado do meu bairro, os DVDs não ficam expostos nas prateleiras comuns. Eles ficam escondidos numa vidraça trancada próxima à entrada, junto com preciosas garrafas de uísque importado, de tão precioso que é um DVD. É preciso pedir a um funcionário encarregado.

 

Tem na papelaria do bairro também, mas é mais caro. Espero que nunca assaltem a papelaria.

 

O cidadão tem que ter muito ódio no coração contra os DVDs para preferir comprar pendrive da China. Ainda bem que eu amo os DVDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Lucsp disse:

O cidadão tem que ter muito ódio no coração contra os DVDs para preferir comprar pendrive da China.

É só comprar do lugar certo (vendedores bem reputados com dezenas de milhares de vendas, produtos próximos a nota 5 com milhares de avaliações, e lojas oficiais das marcas). É literalmente o mesmo pendrive que vai comprar numa grande loja de informática, mas por 10% do valor pegando as promoções boas. Os últimos que peguei foram do SanDisk Ultra Flair 3.0 de 64 GB, paguei R$ 15 na loja oficial da SanDisk (leitura sequencial de 140 MB/s, umas 7 vezes a velocidade de um DVD).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AlexandreM disse:

E basta adicionar o parâmetro toram na linha de kernel que a mídia é carregada em memória e a performance vai ser melhor que qualquer pendrive.

Ah, claro. Os engenheiros de software esquecerem de adicionar 1 palavra no kernel, que quando adicionada magicamente faz com que uma tecnologia obsoleta com velocidade máxima de leitura de 20 MB/s se torne mais veloz que outra que chega na casa do 1 GB/s. Fala sério... Hoje em dia instalar o Windows num SSD com um bom pendrive é coisa de 2, 3 minutos (etapa de leitura do pendrive não chega a levar 1 minuto), enquanto nas antigas era 20+ minutos, frequentemente várias horas se fosse num HD mais antigo. Fiquei a fim de fazer um teste pra comparar, só bate a preguiça de revirar a sucata pra achar um drive óptico.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Hoje em dia instalar o Windows num SSD

 

Não sei de Windows. Postei na seção de Linux porque é o que eu conheço.

 

Aliás,

Em 30/03/2022 às 08:30, Marcos FRM disse:

Falando especificamente do Linux, há algumas mídias problemáticas, como Fedora e RHEL recentes, que precisam de hacks para funcionarem quando não usa-se o modo "dd":

 

https://github.com/pbatard/rufus/issues/1777

(Rufus 3.16+ aplica a gambiarra automaticamente)

.

Ou seja, funciona na base da gambiarra. Se precisa de gambiarra, não é tão bom assim.

 

Adicionar o parâmetro toram como o colega indicou é uma opção do kernel, faz parte do design, existe para ser usada. Para dizer que o pendrive é melhor, antes de ser mais rápido, ele tem que funcionar. Infelizmente, ele não funciona com uma frequência notável.

Eu não tenho interesse nos argumentos zombeteiros que vocês estão apresentando, com essa pose de desdém contra um método que funciona, porque ele é mais antigo. Eu cresci numa época em que a gente comprava fichas e usava orelhão para ligar pra namorada, e a vida funcionava melhor que hoje, com as coleiras eletrônicas. Outro dia, eu levei 20 minutos para pedir uma pizza numa casa que só atende pelo whatsapp. Por telefone, eu teria levado 1 ou 2 minutos. (Nunca mais pedi lá.) A vida nos dá opções. O que me interessa é ver alguém brigando com um pendrive, como tem no fórum quase todo dia, daí gravando a .ISO um CD/DVD, dando o boot facinho feito faca quente na manteiga e desfrutando um Linux novinho em folha, como eu sempre fiz. O meu único interesse é esse. Se alguém aí prefere ser modernete, ficar quebrando a cabeça e trabalhando para o computador em vez do contrário, não é problema meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os discos (CD/DVD) também podem ter os problemas. Os CDs/DVDs são mais frágeis que pendrive. Eles podem ser facilmente arranhados e quebrados. Mas os pendrives não, porque eles são imunes aos esses tipos de acidentes, e ele é composto pela matéria mais forte (plástico ou metal).

 

Os discos são as tecnologias obsoletas. Hoje tudo vai ser digital. Eles vão se acabar igual que foi com os disquetes. Com a introdução à Internet e a popularização de CD, os disquetes não são mais usados, porque é bem fácil baixar os arquivos na Internet do que comprar o disquete com arquivos, e também o CD tem capacidade maior que disquete, o CD tem 600MB de armazenamento enquanto o disquete 1,44MB. O disquete foi ameaçado à extinção quando a Apple introduziu o iMac em 1998, que não vem com porta para disquete. Acredito que a partir da metade ou final dos anos 2000, o disquete acabou sendo completamente extinto, já que a maioria dos PCs e notebooks não vêm mais com entrada para disquetes.

 

Como a mídia digital está popularizando, as mídias ópticas estão perto do fim. Os jogos eletrônicos, especialmente para PCs, estão migrando para mídias digitais, vemos várias plataformas dos jogos digitais para PCs, como Steam, GOG, Epic Games Store, etc. Os consoles de videogames da última geração tem suas versões sem leitor de disco, como PS5 Digital Edition e Xbox Series S. Se você quiser assistir seu filme ou série favorito, você tem que assinar o serviço de streaming para isso, como Netflix, Amazon Prime vídeo, Disney+, HBO Max e etc. Sem mencionar que as maiorias dos PCs e notebooks de hoje não vêm mais com entrada para leitor interno de CD/DVD.

 

Eu sempre vou usar o pendrive para formatar os computadores e eu gosto disso, porque os pendrives são mais firmes, práticos e reaproveitados que CD/DVD. Eu tive muitos problemas com CD/DVD. Mas com pendrive eu tive poucas ou nenhumas problemas, meus outros pendrives pifaram, mas eu consegui um outro pendrive de qualidade que estou usando agora, que é 16GB de Multilaser.

 

Então, @Lucsp, você precisa acordar, você não está mais nos anos 2000, você está na era moderna e você precisa se adaptar nas tecnologias modernas. Se você comprar o carro de hoje, você vai notar que player dele não vem com entrada de disco, mas só a porta de pendrive. A tecnologia é assim, ela evolui com as coisas novas e inovadoras, e as coisas antigas são sempre deixadas para trás e servem mais para museu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Joao531 disse:

Os discos (CD/DVD) também podem ter os problemas.

 

É claro que podem. Eles podem explodir, pegar fogo, atrair moscas ou marimbondos, transmitir Covid, tifo ou Ebola, causar impotência, terremotos, vazamentos na instalação hidráulica ou curto-circuito, abrir portais interdimensionais, fazer cair as bolsas, elevar a pressão sanguínea, e atrair visitas da sogra e de todas as sogras se você tiver mais de uma. Eles podem ter o defeito que você quiser. Basta querer, e está claro que você quer muito.

 

2 horas atrás, Joao531 disse:

O disquete foi ameaçado à extinção quando a Apple

 

A Apple também quer acabar com o conector de áudio analógico. Você obedece a Apple se quiser. E os disquetes não têm nada a ver com a minha sugestão. Eu nunca sequer mencionei os disquetes. Você trouxe os disquetes para a conversa como uma forma desonesta de fazer a mídia óptica parecer muito mais obsoleta do que ainda não é.

 

2 horas atrás, Joao531 disse:

Eu sempre vou usar o pendrive para formatar os computadores e eu gosto disso

 

Não foi para você que eu criei o post. Existe muito mais gente no mundo além de você.

 

2 horas atrás, Joao531 disse:

você precisa acordar, você não está mais nos anos 2000, você está na era moderna

 

A última vez que eu ouvi exatamente isso foi de dois "técnicos" que eu chamei para consertar meu computador, que eu só chamei porque tinha um prazo e muita pressa. Eles trocaram a minha placa-mãe por outra que simplesmente não tinha boot pelo CD. Simplesmente, não tinha. Quando eu reclamei, o "técnico" veio com esse mesmo papinho, de que aquilo era uma coisa obsoleta. Isso foi em 2002. Imagine se eu tivesse caído na conversinha dele. Eles não quiseram desfazer a meleca, eu sustei o cheque, daí teve acordo.
 

2 horas atrás, Joao531 disse:

várias plataformas dos jogos digitais para PCs, como Steam, GOG, Epic Games Store, etc. Os consoles de videogames da última geração tem suas versões sem leitor de disco, como PS5 Digital Edition e Xbox Series S

 

Pois é, acontece que eu sou adulto. Essa coisa de joguinhos não me interessa nem um pouco. Quando o povo escreve nome de joguinho em forma de sigla, eu nem sei de que diabos o rapazola está falando. Joguinho não faz parte da minha vida.

De novo: eu postei na seção sobre Linux. TODAS as distros que eu já vi até hoje disponibilizam o download em imagem .ISO, algumas dão a colher de chá de fornecer imagem específica para pendrive ou receita de bolo para gravar a ISO em pendrive. Se há mais distros hoje em dia que dão essa colher de chá, tanto melhor. Eu acho ótimo. Mas mostre uma distro que só forneça imagem para pendrive e não forneça imagem para CD/DVD. Uma só. Nem precisa ser duas. Garanto que vai ser mais difícil do que achar uma distro que funcione com 512MB de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Lucsp disse:

Mas mostre uma distro que só forneça imagem para pendrive e não forneça imagem para CD/DVD. Uma só. Nem precisa ser duas. Garanto que vai ser mais difícil do que achar uma distro que funcione com 512MB de RAM.

Bem, a Fedora oferece a ferramenta chamada Fedora Media Writer, mas ela só é disponível para Windows e Mac, talvez essa ferramenta pode rodar no Linux através de Wine. Isso conta?

 

E olha que não sou contra o uso de CD/DVD. Eu tenho vários CDs deixados na poeira (especialmente esses jogos chatos de Digerati). Eu respeito sua opinião. Eu só estou falando que os CDs/DVDs vão cair em desuso por causa de popularização de mídias digitais e pendrive. Se você quer usar CD/DVD, usa! Eu não estou te desencorajando a usar esse tipo de mídia. Já que ele é bom para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Lucsp disse:

Ou seja, funciona na base da gambiarra. Se precisa de gambiarra, não é tão bom assim.

 

É um bug específico do Anaconda, instalador do Fedora e RHEL. Existe desde o Fedora 33 e RHEL 8.2 -- versões anteriores não tinham. Existe esta proposta para resolvê-lo:

 

https://github.com/rhinstaller/anaconda/pull/3786

 

Mesmo assim, a gambiarra é simples: basta trocar a opção de boot "inst.stage2" por "inst.repo".

 

Resultou de uma mudança que passou a considerar como único caso válido gravar o arquivo ISO em pendrives através do dd, procedimento adotado pelo Fedora Media Writer, programinha bem limitado. O tradicional modo de extrair o conteúdo do arquivo ISO e copiá-lo para um sistema de arquivos FAT16/32 nem foi lembrado pelos desenvolvedores da Red Hat. :crazy:

 

Aqui, tenho que te dar um pouco de razão, pois não gosto do formato ISOHybrid -- o esquema que permite arquivos ISO serem escritos com o dd diretamente no dispositivo de bloco. É ruim pois deixa o pendrive inutilizável até ser apagado e formatado novamente. Com UEFI, que não depende de código inicializável no MBR/VBR/etc, todo instalador que se preze deveria ser compatível com o método mais simples de todos: uma simples cópia do conteúdo do ISO para dentro de uma partição FAT16/32. Em UEFI, nada mais é necessário, em princípio. Parte da complexidade do Rufus e similares é por causa do código necessário para fazer inicialização em CSM/Legacy funcionar.

 

Outra coisa, o próprio sistema de arquivos ISO 9660 não faz sentido hoje em dia, visto que quase ninguém usa drive óptico. Já está na hora de alguém tomar a dianteira e propor um formato específico de imagem para distribuição de mídias de instalação. Algo nos moldes do FFU (relativamente recente, Windows 10 1903+) da Microsoft seria bem-vindo:

 

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/deploy-windows-using-full-flash-update--ffu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lista de itens obsoletos  :tw_glasses:

@Lucsp   Por todos os argumentos que apresentas para tentar provar que uma tecnologia (que já teve seu tempo de glória) seria superior a uma tecnologia que ainda está evoluindo., pode-se concluir que na sua visão por exemplo, uma fita VHS seria superior em imagem/áudio a uma transmissão via streaming.

Ou seja, melhor ter uma caixa cheia de fitas, que assinar Amazon/Netflix/HBO...:rezando:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, FoxBlack disse:

uma fita vhs seria superior em imagem/áudio a uma transmissão via streaming

 

Eu gosto dessa analogia. Num mundo ideal, a conexão com a internet é perfeita. Mas, se a conexão estiver ruim, ainda mais se você morar em algum cafundó onde não chega internet decente, a fita vhs será vastamente superior (desde que você tenha o aparelho). A fita vhs vai funcionar, o streaming não vai.

Inclusive, eu me lembro do tempo em que a TV com recepção ruim tinha chuvisco, mas ainda dava pra ver e ouvir. Ainda era útil. Agora, com a TV digital, quando dá problema na recepção, o sinal some completamente. Zero. Você não vê nem ouve nada. É uma maravilha:

 

"Ontem, dois assaltantes entraram na xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

A polícia divulgou o retrato fal-xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

E agora, os gols da rodada! Na partida entre xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Amanhã, começa o segundo turno do campeonato. E vamos ficando por aqui. Uma boa xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx"

 

Viva a tecnologia e seus fãs ardorosos!


Eu cansei deste assunto. Muita gente ainda tem drive de cd/dvd no computador. Também é fácil achar para comprar, não é nenhuma raridade. Achar que outro método é melhor faz sentido, mas lançar uma campanha feroz contra os cds e dvds como está sendo feita aqui é coisa de birutas. É lento, mas funciona. Bastava um chato dizer que não é ideal porque é lento, e pronto, assunto encerrado. Mas virou uma batalha incansável. Deve ter gente aqui que vende pendrive para pagar as contas. Só isso faria sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lucsp disse:

Viva a tecnologia e seus fãs ardorosos!

Eu também sou mais "antigo", dos tempos do VHS, k7, vinil, walkman, bombril na antena da televisão. Em relação à TV não vou poder opinar porque faz muitos anos que não assisto, mas de resto sinto zero falta dos aparatos precários que foram substituídos por outros absurdamente superiores. Realmente, viva a tecnologia!

 

1 hora atrás, Lucsp disse:

Achar que outro método é melhor faz sentido, mas lançar uma campanha feroz contra os cds e dvds como está sendo feita aqui é coisa de birutas.

Relê a discussão meu amigo, quem está birutando numa campanha apaixonada pelos CDs é você. O pessoal só tá mostrando que essa tecnologia é absolutamente obsoleta e já não faz mais sentido (e não a toa praticamente não se monta mais PC com drive óptico, os poucos que chegam aqui são PC estilo casas bahia muito antigos). Qualquer problema com o pendrive é questão de meia dúzia de cliques pra resolver e fazer funcionar, e não, isso não é mais 'gambiarra' que descolar um drive óptico de um ferro velho e encontrar uma loja de antiguidades pra poder 'queimar' um CD virgem, rs. Já tive uma grande coleção de CDs com tudo quanto é tipo de conteúdo, que já foi pro lixo há muito tempo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

quem está birutando numa campanha apaixonada pelos CDs é você

 

Eu não fiz campanha. Fiz uma sugestão para contornar um problema extremamente frequente. Não inverta os papéis, isso não cola comigo.

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

essa tecnologia é absolutamente obsoleta e já não faz mais sentido

 

Só seria absolutamente obsoleta e não faria sentido se não funcionasse. Mas funciona. Eu ainda uso e nunca me dá problema.

Vá dizer isso para TODAS AS DISTROS, que ainda disponibilizam imagens de CD ou DVD. Vá dizer que Sua Majestade, o Imperador Shaman, ordenou que todas as imagens de CD ou DVD sejam extintas imediatamente.

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

os poucos que chegam aqui

 

O que é "aqui"? É loja, é oficina? Bem que eu imaginei. Se um cliente pedir drive de CD, você também vai destratá-lo? Vai ridicularizá-lo? Deve ser alguma espécie de aborrecimento para você no seu trabalho, então você adotou a missão de desacreditar uma coisa que funciona.

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

descolar um drive óptico de um ferro velho e encontrar uma loja de antiguidades

 

Evidente exagero. Só quem não tem argumento honesto faz isso.

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Já tive uma grande coleção de CDs com tudo quanto é tipo de conteúdo, que já foi pro lixo há muito tempo.

 

Eu não escrevi o post para você. Existe muito mais gente no mundo além de você.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Lucsp disse:

Eu não fiz campanha. Fiz uma sugestão para contornar um problema extremamente frequente. Não inverta os papéis, isso não cola comigo.

Você ficou profundamente afetado por ter a "sugestão" rejeitada e se engajou em longas respostas recheadas de rancor, não tem inversão de papel alguma.
 

23 minutos atrás, Lucsp disse:

Só seria absolutamente obsoleta e não faria sentido se não funcionasse. Mas funciona.

Funcionar ou não é irrelevante, não tem relação com obsolescência. Todas as tecnologias citadas, VHS, k7, vinil, funcionam, e isso não muda o fato de que estão obsoletas. Uma k7 grava o que, 1 hora de cada lado? Agora carrego 50 vezes isso no meu relógio e cabe milhares de vezes isso num pendrive. K7 é obsoleto.

 

23 minutos atrás, Lucsp disse:

O que é "aqui"? É loja, é oficina?

Assistência técnica.

 

23 minutos atrás, Lucsp disse:

Se um cliente pedir drive de CD, você também vai destratá-lo? Vai ridicularizá-lo?

Vou simplesmente instalar, não sou pago pra fazer juízo de valor. Mas das últimas 50 máquinas teve se não me engano 2 que pediram, e ambos com maior cara de muambeiro que iriam usar pra vender pirataria. Como dito, só instalei, o cidadão que faça o que quiser.

 

23 minutos atrás, Lucsp disse:

Eu não escrevi o post para você. Existe muito mais gente no mundo além de você.

Tá bom meu amigo, terminamos por aqui a nossa interação e fica aí a sua sugestão, acho difícil mas espero que ajude alguém.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!