Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Gostaria de uma ajuda. Recentemente adquiri um pc já montado com um Ryzen 4650g com o intuito de utilizar o vídeo integrado dele. Através do AMD Software e do CPU-z descobri que ele tem dedicado somente 512mb. Queria deixar configurado os 2gb usuais para o vídeo. Porém o problema que tenho é: ligo o PC e não dá vídeo nenhum, apenas o bip na hora de ligar. Ele só aparece vídeo quando já está carregando a conta de usuário do Windows para entrar na área de trabalho. Ou seja, a tela da placa-mãe (aquela que diz para apertar f2, f10, del, etc para entrar na BIOS) não aparece e não tenho acesso à ela. É como se estivesse configurado para não aparecer em vídeo a tela de boot, apenas quando o Windows está carregando. Se tiver alguém que possa me ajudar,  agradeço.

• Membro VIP
Postado

O modo de desligamento padrão do Windows desde o 8 ("inicialização rápida") coloca a placa-mãe num modo de hibernação que desativa opção para entrar no setup, pelo menos em placas não tão velhas. Existem duas possibilidades: fazer um desligamento completo, pressionando o "Desligar" do menu iniciar com a tecla Shift pressionada, ou usar "Reiniciar", que sempre faz o desligamento completo.

Caso ainda não consiga acionar alguma tecla para entrar no setup, pode usar, caso a placa esteja no modo UEFI, o seguinte: clique em "Reiniciar" mantendo a tecla Shift pressionada. Depois vá em "Solução de Problemas → Opções avançadas → Configurações de Firmware UEFI → Reiniciar".

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Lidson Mendes disse:

Olá a todos. Gostaria de uma ajuda. Recentemente adquiri um pc já montado com um Ryzen 4650g com o intuito de utilizar o vídeo integrado dele. Através do AMD Software e do CPU-z descobri que ele tem dedicado somente 512mb. Queria deixar configurado os 2gb usuais para o vídeo. 

A alocação de VRAM é feita de forma automática pelo sistema operacional (rode algum jogo pesado com o msiafterbuner e verá que a memória de vídeo será aumentada). Provavelmente nem vai achar essa mais opção na BIOS. E mesmo que conseguisse, não mudara absolutamente nada o desempenho (talvez até reduzisse, pois uma parte da RAM estaria permanentemente reservada). 

Mais detalhes:

• Curtir 1
Postado

@Marcos FRM boa tarde, meu amigo. Tentei suas soluções, porém sem efeito. O que está acontecendo é que o monitor fica sem sinal enquanto está naquelas funções da placa-mãe referente a entrar na BIOS, como mencionei. O monitor só ganha sinal (imagem) quando carrega o Windows. Por exemplo, eu tentei ligar o PC apertando Del pra entrar nas configurações e a tela fica sem sinal, sem iniciar. É como se tivesse vindo bloqueado para o usuário não acessar a BIOS. O pc funciona perfeitamente, apenas é um fato que fiquei curioso, porque se precisar um dia acessar, queria saber o motivo disso acontecer 

@Flávio Pedroza de fato, meu amigo. Testei com The Witcher 3 e God of War. Ambos rodando de boas, dentro das limitações normais da APU. Muito obrigado por me esclarecer isso. 

Postado

@Lidson Mendes Poderia, já vi uns problemas bem estranhos com HDMI - como por exemplo cabo HDMI que funciona perfeitamente em outros eletrônicos, mas não da vídeo no PC.

Postado

@Lidson Mendes Eu suponho que seja algum problema com drivers. Já que com o Windows o HDMI funciona, o correto seria funcionar em ambos os cabos - mas na pratica vemos muitos problemas estranhos com o HDMI. Poderia ser até um problema físico que impede de o vídeo de carregar antes do Windows.

Mas são só suposições, nunca parei para pesquisar muito sobre como os cabos HDMI funcionam.

Postado

@Lidson Mendes Estava vendo um pouco mais sobre isso e existem algumas opções na BIOS que podem estar afetando cabos HDMI e DP.

Alterar "CSM (Compatibility Support Module)" na BIOS.

Alterar "Boot from PCI-E/PCI Expansion Devices" e escolher "UEFI Driver First".

• 4 meses depois...
Postado

@Ewerton_567 no meu caso descobri que era "suporte" da placa-mãe... a tela da BIOS só aparece com VGA. Acho que tem relação com resolução de tela que a placa-mãe exibe. Com o HDMI só dá imagem no boot do Windows. Como o seu é inverso, tenta com o HDMI pra ver

Postado

@Ewerton_567 Pode ser alguma opção na BIOS - opções como CSM e opção de boot de vídeo em UEFI ou Legacy podem causar problemas dependendo do seu hardware e impedindo que de BOOT. Como você não tem vídeo na BIOS a opção é tentar resetar a BIOS retirando a bateria. Se tiver acesso a BIOS mesmo sem vídeo poderia até apertar o botão de Load Optimized Defaults ou algo assim e depois salvar. Se você descobrir quais são os atalhos da sua placa-mãe.

Ou até tentar mexer na BIOS sem vídeo se baseando em algum vídeo no youtube.

Postado
18 horas atrás, Gui GC disse:

@Ewerton_567 Pode ser alguma opção na BIOS - opções como CSM e opção de boot de vídeo em UEFI ou Legacy podem causar problemas dependendo do seu hardware e impedindo que de BOOT. Como você não tem vídeo na BIOS a opção é tentar resetar a BIOS retirando a bateria. Se tiver acesso a BIOS mesmo sem vídeo poderia até apertar o botão de Load Optimized Defaults ou algo assim e depois salvar. Se você descobrir quais são os atalhos da sua placa-mãe.

Ou até tentar mexer na BIOS sem vídeo se baseando em algum vídeo no youtube.

Quando coloco o VGA em onboard da vídeo na BIOS mais offboard não dá 

19 horas atrás, Lidson Mendes disse:

@Ewerton_567 no meu caso descobri que era "suporte" da placa-mãe... a tela da BIOS só aparece com VGA. Acho que tem relação com resolução de tela que a placa-mãe exibe. Com o HDMI só dá imagem no boot do Windows. Como o seu é inverso, tenta com o HDMI pra ver

Meu monitor é só VGA

Postado

@Ewerton_567 É bem provável que a GPU esteja demorando para dar boot - devido a alguma configuração errada em UEFI ou Legacy. Ou até referente ao CSM. Ou até mesmo porque a Offboard está como principal.

Mas para chegar a qualquer conclusão é preciso saber qual a placa de vídeo.

Postado
Em 02/08/2022 às 17:32, Gui GC disse:

@Ewerton_567 É bem provável que a GPU esteja demorando para dar boot - devido a alguma configuração errada em UEFI ou Legacy. Ou até referente ao CSM. Ou até mesmo porque a Offboard está como principal.

Mas para chegar a qualquer conclusão é preciso saber qual a placa de vídeo.

HD Radeon 6700 ele só dá vídeo quando já tá entrando no usuário do windows e eu uso um SSD M.2 NVMe inicia rápido só n da imagem na BIOS porque fica tudo preto só aparece quando inicia o windows isso quando está com o VGA na placa de vídeo. A fonte influência nisso ?

Postado

@Ewerton_567 Só para ter certeza é a HD6700 e não a RX6700 né? A HD6700 é uma GPU de 2011 e muito provavelmente sem suporte a UEFI. A BIOS precisa que o suporte CSM esteja ligado e que a opção de boot por PCIe esteja setada em legacy.

• Membro VIP
Postado

Tem uma ferramenta, experimental, para VBIOS mod, que injeta, dependendo do modelo, um driver GOP em placas antigas caso seja possível, tornando-as compatíveis com UEFI:

https://winraid.level1techs.com/t/amd-and-nvidia-gop-update-no-requests-diy/30917

Não é tão simples de usar e pode inutilizar a placa de vídeo caso dê errado (até reprogramar a EPROM novamente com o VBIOS original). Dependendo, vale o risco quando não temos nada a perder. 😎

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...