Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Comprei um novo por R$ 1.200,00 em dez vezes sem juros com o frete grátis no ML.

Queria ver quanto tempo ele duraria na minha mão e antes de comprar dei uma pesquisada no site do fabricante e já sei que se trata de um tablet com a roupa de notebook, ou seja, não pode ser atualizado ou expandido, além do que não existem drivers disponíveis ou uma atualização de BIOS.

Um detalhe interessante é o anúncio dele como reembalado, no próprio site do fabricante, em outras palavras, muita gente comprou se arrependeu e devolveu.

Curioso né? Qualquer problema existem dicas no site para solucionar e se não conseguir, o equipamento deve ser enviado para reparo.

Ao fim da vida útil deve ser encaminhado para reciclagem. Quando será este fim?

Ele veio com a versão 10.0.19041.450 ocupando 19 dos 64 GB disponíveis e a primeira coisa que fiz foi ir em atualizações e mandar baixar e instalar, de forma automática.

Quando reiniciou, com a versão 10.0.19041.1415 e ocupando 31 dos 64GB, já perdeu a conexão da internet e as duas USB deixaram de funcionar, segui todos os procedimentos que aparecem no site e o problema não foi resolvido, ou melhor, fui indicado a preencher o formulário de envio.

Ele original de fábrica mostra os drivers sem problemas e após atualizado já mostra diversos drivers com o triângulo amarelo.

Outro detalhe; sem fazer nada o consumo de memória se mantém em 3,0 dos 3,8 GB disponíveis.

Tentei colocar diversos micro SD de 2, 4, 8, 16 e 32GB que simplesmente não foram reconhecidos.

Sobrou a opção de restauração, após uma tela azul indicando que o PC encontrou um problema e precisa ser reiniciado, entrou em restaurando PC evoluindo na porcentagem e instalando o Windows. Depois de duas horas exatas entrou na tela de inicio. Ao menos a restauração de fábrica funciona quando se tem acesso ao sistema, só quero ver como vai ser quando só dar tela azul.

Desliguei e ao ligar pressionei F2, entrando numa bonita tela cheia de opções.

Ainda falta descobrir se dá para instalar um Linux, se é possível criar um disco de restauração e se é compatível com o Win11.

• Haha 2
  • Triste 1
Postado

Infelizmente, é isso mesmo. dor de cabeça com esse equipamento. A multilaser poderia não se queimar assim. Poderia pelo menos instalar uma placa-mãe com um pentium ou Celeron, com 8GB. Ao invés de vender um "notebook" barato, que vai dar muitos problemas. Boa Sorte.

• Membro VIP
Postado

Após 06:15 hs mexendo na máquina, cheguei à conclusão que se trata de lixo eletrônico:

1.jpg.94f38781ff7f406ab9d82d57d5d07e8d.jpg

Do nada alguns drivers são desinstalados ou então, algum problema se manifesta que deixa inoperante o Wifi, as USB e o MicroSD, também impede que o notebook seja desligado, mesmo mandando desligar ele fica na tela de desligando. Tem mais ainda; tanto pendrive como MicroSD que estão espetados fisicamente, deixam de aparecer logicamente, ou somem da tela como se não existissem, aparece que podem ser ejetados mas, não há resposta ao comando de ejetar.

O erro se repete sem aplicar as atualizações do sistema e também aplicando elas.

E o som some de vez em quando, aparece o símbolo do microfone com um X em vermelho, seguido da mensagem de que o driver de som foi desinstalado. Caso tente restaurar, fica apenas girando.

Sobre a atualização de firmware não disponível pelo fabricante, dentro da tela do setup aparece algo como habilitar o download, o que dá a entender ser possível atualizar pelo próprio SETUP.

Sobre os drivers, usando a imaginação; o fabricante não fornece porque já devem existir nativamente no próprio Windows.

Sobre a criação de unidade/midia de recuperação; até foi possível criar, pediu um pendrive de pelo menos 16GB mas, só ocupou 4GB e na hora de fazer a restauração via F11 selecionando o pendrive criado, deu em nada, não funcionou. Pelo setup na ordem de boot não aparece a opção.

Através do Multisync, programa do próprio fabricante, chegou aos 13% na etapa 1 de 9 antes de dar erro:

MS13PC.jpg.63d74da59764ce97acacfda12272d5b3.jpg

Isso em outro computador, cabendo observar que solicitou nome e CPF (eu cliquei em pular), depois pediu para informar o que houve, na sequência selecionei o modelo PC310/319, também foi necessário espetar um pendrive para iniciar o down.

No final até ganhei um número de protocolo:

Protocolo2.jpg.edfd40962239b48094db63e692835ea9.jpg

Como se fosse servir para alguma coisa. Aqui eu não posso colocar a culpa na Multilaser porque a minha internet depois que mudou da Net para da Claro virou um lixo.

O modo avião é uma grande piada, uma vez que é acionado, não tem como voltar atrás a não ser formatando, nem adianta desligar ou reiniciar.

Mexendo nas opções de boot, através do F11 e tentando restaurar pelo CDROM, redireciona para o boot pelo CDROM apenas quando tem Linux, se tiver um Windows simplesmente não reconhece, aqui faltou mexer nas opções de UEFI e nem sei se existem. No caso do Linux até inicia a instalação ou roda pelo DVD.

A restauração pela nuvem oferecida no F11 dá em nada. Manda tentar a restauração local.

Eu já sabia que era dor de cabeça, já tinham me avisado e também já tinha visto as reclamações na internet mas, eu achei que comigo poderia ter funcionado pelo menos o básico, tipo um milagre, sem nenhum defeito, mera ilusão.

Postado

@Pincipi Eu sabia que ia dar problemas. Porque o Multilaser é uma marca lixo de notebooks, junto com Positivo e Compaq, com aquela maldita botão Netflix que não serve para nada, 2GB de RAM que é fora do padrão moderno (8GB é bastante popular hoje em dia, 16GB é apenas para jogos). 64GB de eMMC que é muito lixo comparando ao HD e SSD e a placa-mãe de tablets.

Mas ainda bem que estou com o incrível notebook Acer, maravilhoso 8GB RAM DDR4, lindo processador Intel Core i5 7200U, fantástico 1TB de SSD (sim, SSD), excelente tela 15'6 e sensacional Windows 11 Home. 😄

Hoje em dia, Acer, Lenovo, Dell, ASUS e Samsung são as marcas respeitáveis e de qualidade.

• Membro VIP
Postado

Atualizando o post; aconteceram outros defeitos estranhos como restaurar sozinho e removendo programas "incompatíveis" instalados como office, firefox e outros então, me dei por vencido.

O modem da Net(atual Claro) apagou de novo e me conectei na Vivo do celular, fiz a reclamação no site e o vendedor pode responder até o dia 8, formatei a máquina mais uma vez e conectei na rede da Vivo, já se passaram 8 horas e a máquina não apresentou qualquer defeito, simplesmente do nada voltou a funcionar normalmente como se não fosse um multilixo.

A única coisa que mudou é que antes estava conectado na Claro e agora está conectado na Vivo e isto não pode ser um motivo, explicação ou razão determinante para os defeitos apresentados.

Eu consegui gerar um pendrive pelo Multisync, com a versão original do fabricante (10.0.19041.450), basta teclar F7 quando inicializa para entrar, só faltou formatar por ele.

Inclusive estou escrevendo este post através do PC310. (rodando na versão 10.0.19043.1586)

Já sei que o Win11 é incompatível por conta da falta de suporte ao processador, nos demais requisitos foi aprovado.

A bateria depois de oito horas de carga e indicando 100% prevendo oito horas de duração durou duas horas com o wifi e bluetooth acionados até entrar em 17% prevendo uma hora e vinte minutos de duração.

Acabei de concluir mais um lote de atualizações e só falta reiniciar para ver no que vai dar.

• Membro VIP
Postado

Igual a uma batata quente nas mãos; não aguentei segurar por muito tempo com medo de queimar as mãos. Risos. O vendedor aceitou a devolução e já despachei a "bomba" de volta; apenas por curiosidade, segue o número de série dele S/N 290721010401854. Vai que alguém compra ele e depois vem visitar esta postagem tentando achar uma solução.

Antes de despachar, eu fiz diversas formatações e atualizações, utilizando o software disponibilizado pela Microsoft (jul21) e também o pendrive gerado pelo Multisync (jun18), em ambos os casos a formatação ocorre tranquilamente e o gatilho da bomba é acionado no momento exato em que se conecta à internet e ocorre a atualização automática dos drivers, isto bloqueia o acesso do Wifi, das duas USB e o alto-falante.

Tentativas de reinicialização não resolvem.

Ficar desligando e religando várias vezes, através do botão de liga desliga, {lembrando que se mandar desligar pelo símbolo do Windows ele entra em modo de suspensão (não desliga)}, até aparecer a tela azul de erro:

13.jpg.e5e9868289d9ce0794d749c1f868d912.jpg

Faz com que os drivers sejam recuperados e a máquina volta a operar normalmente, sem erros, destacando que a atualização 20H2 não funciona, ou seja, ele fica fazendo o download, instalando e dando erro indefinidamente.

Detalhe importante sobre a mídia de recuperação gerada pelo Multisync; se o sistema estiver em ordem, ela não funciona, a não ser que entre pelo F7 na inicialização e a partir dai é tudo automático, não precisa se preocupar com nada porque ela apaga tudo e grava a imagem em cerca de 15 minutos:

12.jpg.c02075b901ab031fcb5d4d3c0032fd77.jpg

Se tentar interromper em qualquer porcentagem o notebook dá erro de falta de sistema.

Terminado o processo, fica novo de fábrica.

O Win11 não instala, nem pelo sistema, nem pela inicialização USB, em ambos os casos interrompe a instalação acusando a incompatibilidade do processador. Não tentei outros meios alternativos.

Este foi o meu caso específico, não sei se todos os outros da série são assim também.

A bateria dele depois de algumas cargas e descargas passou a aguentar de quatro a cinco horas.

• 2 semanas depois...
Postado

Com licença aos colegas, eu gostaria de dizer que tenho um Legacy PC260 há alguns meses, comprado na plena ciência de um equipamentinho de entrada e não estou absolutamente arrependido. Escolhi por ser barato e com o teclado touch/numérico. Já instalei o W11 (por imagem DISM) mas não gostei e voltei para o W10 21H2. O Windows sobe ocupando 1,5 GB de RAM (desativando o que for desnecessário). Todos os drivers atualizados pelo próprio Windows, mas SEM forçar a atualização (que não funciona) mas basta deixar o Windows online por alguns minutos. Logicamente rodo coisas básicas, mas também uma máquina virtual com VirtualBox.E a bateria dura bastante!

• Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, Catelan disse:

mas SEM forçar a atualização (que não funciona)

Este deve ser o segredo que faz com que o Legacy funcione sem problemas. Se eu tivesse feito isto e a máquina não desse pau, com certeza não teria devolvido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!