Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!! Estou com uma dúvida, não sei se aqui é o canal certo pra obter a resposta mas vou tentar.

Meu chuveiro  Lorenzetti ducha 4T(127v) parou de funcionar do dia pra noite. Pensei que fosse a resistência queimada mas não é pois ela está inteira. Abri a parte de cima e lixei os contatos onde estavam com carbono e fiz o teste pra ver se quando pressurizado  ele levanta a borracha pra fazer os contatos e também está ok. Não tenho multímetro,somente uma chave teste. Uma coisa que notei é que quando abro a água  a tensão da fase simplesmente some e reaparece quando  eu fecho a água. Seria isso indício de que o neutro está rompido em algum lugar do circuito? Ou o problema pode ser no disjuntor e a troca do mesmo resolveria o problema? Desde já obrigado.

• Moderador
Postado

Sua instalação possui aterramento? 

esse chuveiro ate onde sei tem a resistência blindada, isso pode influenciar.

O correto seria a utilização de um multímetro para medir a tensão entre fase e neutro, Neutro interrompido é perigoso para instalação.

Postado
18 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Sua instalação possui aterramento? 

esse chuveiro ate onde sei tem a resistência blindada, isso pode influenciar.

O correto seria a utilização de um multímetro para medir a tensão entre fase e neutro, Neutro interrompido é perigoso para instalação.

Não possui aterramento não. Por isso que acho que o neutro se rompeu pois o chuveiro não liga e quando abro a água a fase some utilizando a chave teste que tenho.

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, JoaoP23 disse:

Seria isso indício de que o neutro está rompido em algum lugar do circuito? Ou o problema pode ser no disjuntor e a troca do mesmo resolveria o problema? Desde já obrigado.

Sim ... além do neutro,  a fase também pode estar com mau contato não só no disjuntor como em alguma emenda p.ex. a que está na entrada do chuveiro.

38 minutos atrás, JoaoP23 disse:

abro a água a fase some

pois o chuveiro, caso resistência boa, dá "contato" entre fase e neutro

• Membro VIP
Postado

Já tentou acender uma lâmpada incandescente de brilho conhecido, entre fase e neutro?

A hipótese do mau contato é boa. Seja onde for. Pois não estaria transmitindo a potência.

Postado

@Renato.88 E isso aí!

Sem corrente (desligado), tem tensão de fase, mas com corrente (ligado) a tensão some. Isso quer dizer, que há uma resistência alta entre a fase do chuveiro e a fase da rua. 

Pode ser:

1 - Mau contato na resistência do chuveiro (lado fase).

2 - Mau contato na chave "Verão" do chuveiro (lado fase).

3 - Mau contato no fio fase que conecta o chuveiro.

4 - Mau contato na conexão do fio fase com o disjuntor do chuveiro.

5 - Mau contato na conexão do fio com o disjuntor entre o chuveiro e o disjuntor da rede (lado fase).

Um multímetro não vai indicar corretamente o problema, já que ele tem uma resistência alta entre seus terminais. 

O ideal seria uma lâmpada incandescente com mais de 60W. Ela apresenta uma carga baixa (exige mais corrente do sistema) e isso certamente poderá indicar qua(l) (is)  (é) são o(s) iten(s) com problema.

MOR_AL  

• Obrigado 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...