Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Fiz um strobo utilizando relê 12v, capacitor 35v 470uf, fita Led e fonte. Porém pisca de acordo com o relê. 

 

Porém gostaria de saber se não é necessário um regulador de tensão para a fita Led ou até mesmo leds que eu venha a incluir no projeto não queimarem? 

 

O relê alternando rapidamente corre o risco de queimar? 

 

Obrigado 

  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, snider607 disse:

O relê alternando rapidamente corre o risco de queimar? 

Se a corrente for baixa o risco tende a zero. O que pode acontecer é reduzir a vida útil do relé geralmente projetado pra algumas dezenas de milhares de atuações (informação empírica)

Postado

@.if Bom dia. Certo e quanto a fita Led se não colocar um controlador de tensão ela queimará por ficar piscando? Há alguma outra maneira de fazer um strobo diferente do que essa que não comprometa algum componente? 

Obrigado. 

  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, snider607 disse:

fita Led se não colocar um controlador de tensão ela queimará por ficar piscando?

Não amigo.. desde que a tensão não seja maior do que ela suporta. De fato algumas fitas já ficam "piscando" por controle pwm mas a piscadela é tão rápida que olhos e mente não treinados nem percebem. Pra perceber: balance a cabeça olhando pra fita: não vai ver risco e sim traços: eis as piscadas 😉😉

28 minutos atrás, snider607 disse:

outra maneira de fazer um strobo diferente

Claro amigo.. google imagens circuito pisca pisca (clique) e altere pra frequencia que desejar

  • Curtir 1
Postado

Provavelmente você está utilizando o primeiro desenho. Até funciona mas a vida do relé vai ficar comprometida. Troque uns poucos componentes como sugerido no segundo desenho. Vai conseguir fazer piscar mais de 200W de luz sem fazer barulho de relé por um baixo custo e sem limite de vida útil. Embora a fita de led não seja uma carga indutiva tanta fiação tem a sua indutância parasita. Mantive então diodo antiparalelo na saída, sai mais barato do que chorar o mosfet queimado.

 

 

Schematic_New Project2_2022-04-23.png

O resistor que vai no gate do mosfet deve ficar entre 51R e 68R para não aquecer o transistor por baixa velocidade de comutação.

 

Até 40W de LED não é necessário dissipador no transistor. Com 40W ele aquecerá mas dentro da tolerância. Acima disso é bom colocar um pequeno dissipador.

  • Curtir 1
Postado

Caro @Sérgio Lembo, sobre

 

Em 23/04/2022 às 12:20, Sérgio Lembo disse:

O resistor que vai no gate do mosfet

 

Encontrei recentemente um vídeo no Youtube em que o técnico diz (e mostra num osciloscópio) que não é recomendável usar um resistor de gate. Será que você comentaria esse vídeo, por favor?

 

 

Postado

Quando se coloca um degrau de tensão sobre um capacitor tem-se um pico de corrente elevado. Como nada é instantâneo então teremos um pico de corrente diretamente proporcional a rapidez do degrau ou inversamente proporcional ao tempo em que o degrau vai de zero à tensão de gate. Isso provoca stress no circuito que está enviando o sinal e no gate do transistor também. Picos repetitivos de elevado valor reduzem a vida do componente. No datasheet dos mosfets é usual recomendarem um valor de resistor para Vg=10V. Caso vá usar outra tensão, aplique regra de 3. No circuito que postei recomendei resistor entre 51R e 68R para proteger a corrente máxima do 555 que é de 200mA. Esse valor irá dobrar o tempo de transição indicado no datasheet mas como é para estrobo, máximo de 10Hz, o tempo de transição tem pouca importância no aquecimento do transistor. No site da Texas e da Infineon tem excelentes artigos sobre técnicas de uso do mosfet mas estão em inglês. Nesse ramo entender o inglês, nem que seja apenas a nível de leitura, é fundamental.

  • Curtir 2
Postado
11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

proteger a corrente máxima do 555 que é de 200mA

 

Tendo assistido a esse vídeo, caro @Sérgio Lembo, parece que quanto menor for esse resistor, melhor, é isso?

 

Bem, se for, será que para um LM358 a conta abaixo está certa?

 

Nesse ampop a corrente típica de saída no modo "fonte", segundo o manual, é de 30mA.

Para um IRLZ44 conduzir tudo que der em 5vcc, fiz a seguinte conta:

 

200mA / 30mA = 6,67

 

Considerando o resistor de 51ohm:

6,67 x 51 = 340ohm

 

e o de 68ohm

6,67 x 68 = 453,3ohm

 

Usando um resistor de 510ohm, o LM358 estaria protegido e o mosfet conduziria seu máximo, será que é isso?

  • Curtir 1
Postado

Olhando para o mosfet selecionado encontramos isso:

 

image.png.4e993d295a6d47e36c3ec83a78f52f3e.pngimage.png.346a85feb40ac88b8dda72e449739945.png

 

Note que a capacitância de entrada (gate) é de 3300pF. Não é pouco. Mesmo sem fazer contas note que a resistência de gate sugerida é de 4,6R, bem baixa. Esse mosfet no seu desempenho máximo vai exigir picos de corrente de gate>1A. O drive que pretende utilizar (lm358) apresenta corrente máxima de 40mA mas tem sua saída protegida contra curtos, isto é, se limita de forma natural sem estressar os transistores do ci. Pode e deve colocar direto do LM358 ao gate do mosfet. Dada as limitações do operacional os tempos de transição irão aumentar bastante. As chamadas perdas por comutação (transição) são calculadas em joules e a potência dissipada apenas nesse evento é esta energia multiplicada pela quantidade de eventos por segundo (frequência). Quando for fazer esse cálculo, cuidado com as equações resumidas, tenha sempre em mente que está calculando as perdas do seu circuito, leve em conta as características do seu circuito. Vamos supor que a carga seja uma fita de leds onde se deseja variar a intensidade luminosa por PWM. Como este tipo de carga apresenta comportamento resistivo para uma tensão constante então teremos corrente sobre o transistor tanto no evento de ligar quanto no evento de desligar. Caso seja uma carga indutiva onde a corrente inicial venha a ser zero (nem sempre é zero, daí o conhecimento do seu circuito) então só teremos perdas na fase de desligamento. 

No vídeo abaixo vai ver o comportamento de um mosfet de potência em 3 situações:

- sem resistor de gate: aqui o limite de corrente é dado pelo gerador de sinal

- com resistor de gate

- com resistor de gate muito elevado

O vídeo vai te ajudar e muito a entender o comportamento do mosfet e mais uma vez: pense nas características do seu circuito e aplicação. Já publiquei no forum um acionamento de alta corrente com elevado resistor no gate. Detalhe: seriam poucos acionamentos por dia, não fazia sentido gastar com um circuito de drive para o gate do mosfet. O mosfet aquecia cerca de 0,1ºC por acionamento fora o aquecimento dado pelo Rds x corrente. Esse mesmo circuito num acionamento de apenas 2kHz produziria 200ºC de calor, destruição total. Daí a necessidade de conhecer o seu circuito.

A parte que mais nos interessa inicia aos 14 minutos do vídeo mas vale a pena assistir inteiro.

 

  • Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

vale a pena assistir inteiro.

Pois é... é o mesmo vídeo que tem ali em cima, rs... Mas tá valendo, Sérgio, muito obrigado pela orientação.

 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Daí a necessidade de conhecer o seu circuito.

 

No circuito que estou montando o ampop vai receber duas tensões nas entradas: uma fixa, na inversora, de um divisor resistivo, e outra que vem da saída da outra metade desse ampop. Essa outra metade tem, em suas entradas, os dois lados de um resistor shunt, e amplifica a tensão de entrada em 100.

 

É para um circuito sensor de corrente: se houver corrente passando por esse shunt, o ampop aciona o mosfet. Não vai ficar alternando entre liga e desliga rapidamente, são poucos e espaçados acionamentos por dia.

 

É parecido com o que já fizemos uma vez aqui, só que com esse mosfet no lugar do relé.

 

 

Postado

O mosfet selecionado possui um tempo de resposta relativamente elevado que fica mais elevado ainda devido a limitação de corrente do LM358. Se mesmo assim tiver a resposta necessária tá valendo.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!