Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tensões do multímetro certas e da BIOS baixa e PC reinicia


Posts recomendados

Olá galera, tô com um probleminha aqui, meu PC vive reiniciando do nada, inclusive na tela de BIOS o que descarta erros do windows, achei que era as memórias ram já que a placa-mãe tava acendendo o led de erro de memória RAM, só que troquei e continua com o mesmo problema, aí peguei minha fonte e testei todas as tensões e estão Ok, mas na tela da BIOS a tensão de 12v está baixa e no multímetro está certa, aí queria saber se é possível a fonte estar com problema mesmo as tensões estando certas.

Minha fonte é uma evga 600w 80plus white

IMG_20220505_175009.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Como foi que você fez o teste no multimetro? Seu PC tem placa de vídeo? Qual o modelo?

Usando o clip pra ligar a fonte e fui testando pino a pino, a de 3v deu 3,1 a de 5 deu 5,4 e o de 12 deu 12,11 pelo multímetro, aí hoje fui ver a BIOS e encontrei essas medições da foto lá de cima que a própria BIOS fez.

Minha configuração é

Processador Ryzen 7 3700x

SSD 1tb NVMe 

16gb memória RAM DDR4 3600mhz

placa-mãe ASUS tuf b550 plus 

RTX 2070 super

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Andersonsilva1as disse:

Usando o clip pra ligar a fonte e fui testando pino a pino, a de 3v deu 3,1 a de 5 deu 5,4 e o de 12 deu 12,11 pelo multímetro, aí hoje fui ver a BIOS e encontrei essas medições da foto lá de cima que a própria BIOS fez.

Minha configuração é

Processador Ryzen 7 3700x

SSD 1tb NVMe 

16gb memória RAM DDR4 3600mhz

placa-mãe ASUS tuf b550 plus 

RTX 2070 super

 

 

 

 

 

 

Uma coisa é testar a fonte em vazio, outra coisa é a fonte com carga.

 

A placa de vídeo também fornece medição de tensão, você pode verificar pelos sensores no GPU-Z ou em programas como HWiNFO64. Verifique se os valores batem com a medição da placa-mãe.

 

Screenshot_1.png.f2457d1f10abcaf3d3bac9949a04d074.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Uma coisa é testar a fonte em vazio, outra coisa é a fonte com carga.

 

A placa de vídeo também fornece medição de tensão, você pode verificar pelos sensores no GPU-Z ou em programas como HWiNFO64. Verifique se os valores batem com a medição da placa-mãe.

 

Screenshot_1.png.f2457d1f10abcaf3d3bac9949a04d074.png

Usei o gpu z e apresentou essas medidas, a tensão de 12v está em 10v na medição da BIOS e aí no gpu z está em 12.1v

IMG_20220505_191207.jpg

5 minutos atrás, RBMA disse:

Você ativou o XMP? Esta fazendo overclocking? Cara eu só testo fonte fora do gabinete e sem nada conectado nela só o clipes e o multimetro.

Ativei sim o xmp, não faço overclocking, e testei a fonte fora do gabinete também, só o clipe e o multímetro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Andersonsilva1as disse:

Usei o gpu z e apresentou essas medidas, a tensão de 12v está em 10v na medição da BIOS e aí no gpu z está em 12.1v

IMG_20220505_191207.jpg

Ativei sim o xmp, não faço overclocking, e testei a fonte fora do gabinete também, só o clipe e o multímetro

Faça um teste de estresse na placa e veja se a tensão continua igual. Verifique também se a BIOS da sua placa-mãe tem atualização, pode ser algum bug de BIOS.

 

OBS: só quero deixar a observação que uma EVGA 600W 80+ White é uma fonte muito abaixo do nível do seu PC, é algo que você não poderia economizar de forma alguma, é o coração do PC. As fontes da EVGA que temos por aqui no Brasil já não são lá aquelas coisas, e fonte com 80+ White é pra PC com vídeo integrado, coisa básica, jamais colocaria num PC com Ryzen 7 3700X e RTX 2070 Super.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Tiberio disse:

Troque essa fonte aí da evga pois ela é muito ruim.
Recomendo a XPG Core Reactor 650w que é uma excelente fonte e que será mais adequada para o nível do seu setup.

 Está usando estabilizador?

Ligo em um filtro de linha apenas, acabei de comprar a de 750w tava 20 reais mais cara só, vou usar ela, só esperar chegar e trocar a fonte pra ver se resolve o problema

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Faça um teste de estresse na placa e veja se a tensão continua igual. Verifique também se a BIOS da sua placa-mãe tem atualização, pode ser algum bug de BIOS.

 

OBS: só quero deixar a observação que uma EVGA 600W 80+ White é uma fonte muito abaixo do nível do seu PC, é algo que você não poderia economizar de forma alguma, é o coração do PC. As fontes da EVGA que temos por aqui no Brasil já não são lá aquelas coisas, e fonte com 80+ White é pra PC com vídeo integrado, coisa básica, jamais colocaria num PC com Ryzen 7 3700X e RTX 2070 Super.

Vou trocar a fonte então, se não for o problema pelo menos vou ter mais segurança 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 05/05/2022 às 19:22, GuilhermeGB disse:

Faça um teste de estresse na placa e veja se a tensão continua igual. Verifique também se a BIOS da sua placa-mãe tem atualização, pode ser algum bug de BIOS.

 

OBS: só quero deixar a observação que uma EVGA 600W 80+ White é uma fonte muito abaixo do nível do seu PC, é algo que você não poderia economizar de forma alguma, é o coração do PC. As fontes da EVGA que temos por aqui no Brasil já não são lá aquelas coisas, e fonte com 80+ White é pra PC com vídeo integrado, coisa básica, jamais colocaria num PC com Ryzen 7 3700X e RTX 2070 Super.

Atualização, eu troquei a fonte por uma xpg core reactor de 750w, passou 1 semana normal marcando 11.6v aí agora começou o mesmo problema novamente, o sensor da placa-mãe marca menos de 10v e o da VGA marca os 12v certos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@Andersonsilva1as  Estava com o mesmo problema porém na linha de 5V com uma corsair vs500W, e troquei como recomendado por uma MSI mag a550BN, Topico, e pensei que tinha resolvido, porém está marcando 4.2V a 4.5V, ainda não desligou o pc, porém eu acredito que possa ser problema na placa-mãe ou placa de vídeo. Estou torcendo pra não desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!