Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde colegas alguém sabe me dizer quantos watts mais ou menos sera este amplificador

caseiro ele usa 6 transistor mj15003 por canal sendo 12 no total

tem 2 capacitores 4700uf por 70v na fonte ele esta com os led colado como eu não entendo muito de amplificador queria sar por onde começo as medições pelos transistors de saida 

280052316_420919266542177_3580653713425802634_n.jpg

279968909_528693662036703_9122848520501684696_n.jpg

280254022_1190785525025959_2300043866643034052_n.jpg

Postado

Depende de muita coisa... 

Mas o principal é a tensão de alimentação e a impedância do alto-falante. 

Chutando que será usado um alto-falante de 8R e uma alimentação ali na casa dos 60V.

Podemos ter uma potência entre 200 e 250WRMS. 

Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Depende de muita coisa... 

Mas o principal é a tensão de alimentação e a impedância do alto-falante. 

Chutando que será usado um alto-falante de 8R e uma alimentação ali na casa dos 60V.

Podemos ter uma potência entre 200 e 250WRMS. 

boa tarde amigo por canal você diz 250w

Postado
4 horas atrás, emerson games disse:

bom dia dei uma medida nos capacitores da fonte estão com 60v

Fazendo conta da 220W em 8R.

Mas vamos arredondar pra 200W, porque amplificador linear no último volume não sai som, só faz barulho. 

Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Mas vamos arredondar pra 200W, porque amplificador linear no último volume não sai som, só faz barulho. 

E também esta tensão deve ter sido medida sem carga.

MOR_AL

• Obrigado 1
Postado
Em 12/05/2022 às 15:05, Renato.88 disse:

Fazendo conta da 220W em 8R.

bom dia gostaria de saber por onde começo pra descobrir este curto no amplificador solto as saidas começo por ai medindo elas pois sou leigo em termos de amplificador por isso pergunto 

Postado
22 horas atrás, aphawk disse:

@emerson games ,

Minha sugestão : não mexa nisso. Leve para um técnico experiente.

Paulo

bom dia amigo tipo assim como vou aprender a mexer com amplificador se eu levar pra um tecnico experinte como você falou quero aprender a resolver este tipo de problema na pratica por isso pergunto aqui pros esperientes umas dicas pra começar nesse amplificador aos poucos vou adiquerindo experiencia vivendo e aprendendo ok fico no aguardo por umas dicas 

Postado

@emerson games ,

Eu entendo a sua boa vontade, mas para isso você precisa de no mínimo um curso técnico de Eletrônica !

Por exemplo, voce cita o VU de Leds colado no topo. Podem ser várias coisas diferentes :

1 - Se fizeram com acoplamento AC direto da saída do módulo é uma coisa; se fizeram com acoplamento DC podem ser outras ....

2- Se DC : Um dos transistores de saída está em curto ou perto disso. Se AC : Provável oscilação na saída, para isso voc~e precisará de um osciloscópio.

3- Pode ser defeito apenas do VU de leds também ...

Para começar qualquer procedimento, voce primeiro tem de levantar o esquema desse amplificador !

A partir disso é que poderá fazer medições e ir procurando o defeito, ok ?

Paulo

Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

@emerson games ,

Eu entendo a sua boa vontade, mas para isso você precisa de no mínimo um curso técnico de Eletrônica !

Por exemplo, voce cita o VU de Leds colado no topo. Podem ser várias coisas diferentes :

1 - Se fizeram com acoplamento AC direto da saída do módulo é uma coisa; se fizeram com acoplamento DC podem ser outras ....

2- Se DC : Um dos transistores de saída está em curto ou perto disso. Se AC : Provável oscilação na saída, para isso voc~e precisará de um osciloscópio.

3- Pode ser defeito apenas do VU de leds também ...

Para começar qualquer procedimento, voce primeiro tem de levantar o esquema desse amplificador !

A partir disso é que poderá fazer medições e ir procurando o defeito, ok ?

Paulo

opa tranquilo problema que não existe esquema pois é um amplificador caseiro nem marca possui mais vou verificar os transistores de saida primeiro ai aviso que encontrei ok obrigado pela atenção por enquanto

Postado

@emerson games ,

É o que eu disse : quem tem de levantar o esquema para entender como as peças estão interligadas é VOCÊ !

Todo mundo pensa que o que queima é só o transistor de saída..... mas ele queima porquê mais alguma coisa falhou.... mesmo que você dessolde todos e teste um a um , e substitua o danificado MJ15003 ( vai ser um milagre achar um verdadeiro para trocar ..... ) , não significa que não vá queimar outro assim que ligar o aparelho ....

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@emerson games , existe um processo de aprendizado. Você está querendo dar um passo maior do que as pernas.

As pessoas substituem dois ou três componentes na tentativa-e-erro, seguindo "dicas", e pensam que estão a aprender eletrônica. No máximo estão aprendendo a soldar.

Postado

@emerson games ,

E outra coisa que me passou agora : Nunca ví um amplificador que usasse apenas o MJ15003, sempre é usado em par com o MJ15004... veja bem se são 6 mesmo do MJ15003 por canal ....

Paulo

Postado
16 horas atrás, aphawk disse:

apenas o MJ15003

É possível sim. 

Eu também tenho um que usa somente o 2N3055. 

Na placa ficam os pares, geralmente BD139 e BD140 ou equivalentes que excitam a saída com transistores NPN. 

• 2 semanas depois...
Postado

bom dia colegas resolvido problema 

o defeito estava nas 2 placas excitadora do amplificado e em alguns transistores de saida de som como é caro e difícil de encontrar original das 2 saidas fiz uma funcionando perfeitamente obrigado pela ateção de todos podem encerrer este poste

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!