Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, gente!

Preciso de ajuda. Eu prefiro desktop e meu note está nos últimos suspiros.

Gostaria de um pc que dure uns 10 anos, eu não gosto de trocar de máquinas e, principalmente, deve emitir o mínimo de ruído possível (qual som me deixa extremamente irritada).

Não tem que ser a tecnologia mais recente, porém, uma que possa me acompanhar bem. Usarei apenas para trabalhar e estudar.

Penso em investir, no máximo, até R$ 5.000,00. 

Postado

Na minha humilde opinião, i5-10a geração não é maquina que se compra hoje, pensando em manter por 10 anos. É barata mas já está bem defasada. Lembrando que é PC de trabalho estudo, não gamer... então... nem faz sentido economizar na CPU pra gastar na placa de vídeo.

Teria que ser pelo menos um Ryzen 5600g... só a diferença de performance entre os dois ganha aí uns 2 anos a mais de vida útil, por baixo.

• Membro VIP
Postado

@W46n3r Mas a ideia não é comprar placa de vídeo. Esse modelo já tem vídoe integrado. Além disso, esse i5 ainda é o melhor custo-benefício e pode sim durar 10 a 15 anos para atividades básicas. E sua sugestão de 5600G acaba no mesmo patamar desse i5, sendo até mais caro. 

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Math.Pi disse:

16GB de memória

16GB é bem desnecessário na minha opinião, a não ser que ela quer jogar os games e trabalhar na modelagem 3D e edição de vídeo e imagem. Se ela quer usar para tarefas mais simples, 8GB RAM seria suficiente.

6 minutos atrás, Joao531 disse:

16GB é bem desnecessário na minha opinião, a não ser que ela quer jogar os games e trabalhar na modelagem 3D e edição de vídeo e imagem. Se ela quer usar para tarefas mais simples, 8GB RAM seria suficiente.

Esquece esse comentário, esse é sem noção. Pode colocar 16GB RAM!

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@W46n3r Mas a ideia não é comprar placa de vídeo. Esse modelo já tem vídoe integrado. Além disso, esse i5 ainda é o melhor custo-benefício e pode sim durar 10 a 15 anos para atividades básicas. E sua sugestão de 5600G acaba no mesmo patamar desse i5, sendo até mais caro. 

Bom dia

Concordo, ambas opção vão durar 10 anos sem problema ,algum.

30 minutos atrás, Joao531 disse:

Esquece esse comentário, esse é sem noção. Pode colocar 16GB RAM!

8Gb  hoje em dia está se tornando pouco, até mesmo para tarefas básicas, e se o objetivo é durar 10 anos 16Gb é mais do que necessário.

• Curtir 1
Postado

O que dura 10 ou 15 anos vai depender da pessoa né. Meu cunhado usava um Core 2Duo 4Gb até recentemente. Ele achava que estava bom... enquanto eu já acho i5 4a geração lento demais até para uso de "escritório".

Na dúvida, e tendo orçamento (como é o caso) acredito que deveríamos mirar mais acima que um i5 10a geração. Até i3 12a geração faz mais sentido que o velho e surrado 10a geração.

A 10 anos, 4Gb RAM era memória pra caramba e 8Gb era estravagancia. Pegar 8Gb para uma máquina que vai estar em uso em 2032... não parece razoável.

A Adriana pediu uma máquina pra durar 10 anos. Não uma máquina custo-benefício. Acho que vcs estão se perdendo.

• Membro VIP
Postado

@W46n3r vcs quem? Seja específico. O jovem que citou 8GB já retificou sua mensagem, indicando 16GB.

44 minutos atrás, W46n3r disse:

Na dúvida, e tendo orçamento (como é o caso) acredito que deveríamos mirar mais acima que um i5 10a geração. Até i3 12a geração faz mais sentido que o velho e surrado 10a geração.

Se você acha, então porque indicou o 5600G? É um processador igual ao i5 de 10ª geração.

Indo pelo seu comentário, seria mais sensato indicar um Ryzen 7 5700G ou um i7-10700/11700.

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

Se você acha, então porque indicou o 5600G? É um processador igual ao i5 de 10ª geração.

Se importa em me mostrar um benchmark (que não seja de jogos) em que ele seja igual? Ele perde em performance multi-core (por muito) e single core também (um pouco menos, mas ainda perde). Se for levar em conta performance do vídeo onboard (que não é tão importante, mas é bom se ter) ai a vitória é de lavada. Então, não sei de onde está vindo esse "igual".

Em 07/06/2022 às 15:06, W46n3r disse:

Teria que ser pelo menos um Ryzen 5600g.

Citando eu mesmo, só para ser objetivo. Eu disse que o 5600G seria o mínimo. Sim, concordo que 5700g seria melhor.

Lembrando que o objetivo aqui é ajudar a Adriana a ter a tal maquina que dure 10 anos. Uma plataforma 2 gerações abaixo da atual, que já estava apanhando da competição na época (falando de produtividade) não parece o caminho.

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, W46n3r disse:

Se importa em me mostrar um benchmark (que não seja de jogos) em que ele seja igual? Ele perde em performance multi-core (por muito) e single core também (um pouco menos, mas ainda perde). Se for levar em conta performance do vídeo onboard (que não é tão importante, mas é bom se ter) ai a vitória é de lavada. Então, não sei de onde está vindo esse "igual".

Citando eu mesmo, só para ser objetivo. Eu disse que o 5600G seria o mínimo. Sim, concordo que 5700g seria melhor.

Lembrando que o objetivo aqui é ajudar a Adriana a ter a tal maquina que dure 10 anos. Uma plataforma 2 gerações abaixo da atual, que já estava apanhando da competição na época (falando de produtividade) não parece o caminho.

Aha, cite um benchmark do uso do Word aí. Você sabe muito bem que eles são iguais para tarefas cotidianas. Você quer comparar os 2 processadores com photoshop, com aplicativos de render. É claro que o 5600G leva vantagem por ter vídeo aprimorado. E você vai pagar mais por tal recurso. Este não é ponto. Foque no que o usuário quer.

Os 2 atendem de forma idêntica a uso de nível escritório. Fui...

Postado
43 minutos atrás, Math.Pi disse:

Os 2 atendem de forma idêntica a uso de nível escritório. Fui...

Ahahaha. Escritório é Word pra você? Você já trabalhou em alguma empresa de verdade? Não precisa ir longe... numa planilha Excel de gente grande o i5-10a já tomaria um toco tremendo.

Olha, sério sem zoação. Num cenário de trabalho você tem navegador, Teams, Office, ERP, VPN... tudo rodando ao mesmo tempo. Um processador com melhor performance muti-core faz diferença sim, e o 5600g é bem superior nisso em relação ao i5-10a. Não é o dobro de performance, mas é quase.

Postado

É uma discussão bem interessante sobre qual processador pode durar mais, de fato. Vou ficar de fora dessa e partir para recomendação e orçamentos. 

PC AMD

CPU: 5600G R$1.299  ou 4600g R$899,00

placa-mãe: Gigabyte B450 AORUS M R$599  ou B550m ASUS Tuf R$999,00

Memórias: DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz R$265  x2 módulos no carrinho

SSD: WD Blue SN570 NVMe M.2, 500GB R$380

Fonte: SuperFrame, 500W, 80 Plus Bronze R$295 ou uma XPG pylon450w no Kabum.

Gabinete: Gamer Galax Nebulosa,R$300

Ventoinhas: Cooler para Gabinete Deepcool RF120W, Led White, R$29,9 x2 unidade no carrinho

Monitor: Samsung T350, 22 pol, Full HD, IPS, HDMI/VGA, LF22T350FHLMZD R$999 [pode ser facilmente outro modelo mais barato também]

+ serviço de atualização de BIOS[caso a placa-mãe seja B450] R$40,00

Demais periféricos: Mouse e teclado ficam a critério do usuário sobre modelo/marca e estilo que prefere.

Total: R$4.495,60 á vista + fretes. Com 5600g+B450  [apenas base de comparação, se tiver itens melhor e mais barato melhor ainda 😄]  -ficou dentro do orçamento e com margem para algum item mais robusto que seja necessário como um SSD de maior armazenamento por exemplo.  

PC Intel

CPU: i5 12400 R$1499,00

placa-mãe: ASUS Prime H610M-E D4 R$635

Demais itens repete os mesmo da configuração AMD.

Total: R$4.697,55 + fretes 

Vemos uma diferença de R$200 de uma pra outra, agora na questão de longevidade é com vocês.

*Lembrando que é uma margem comparativa no dia de Hoje, os valores podem mudar de acordo com dia da compra e loja que escolher.

Apenas de uso em escritório vejo uma configuração dessas durando fácil seus 10 anos. 

Salvo qualquer possível deterioração de algum componente, seja por mal uso ou falta de cuidados.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Alex Weiss disse:

É uma discussão bem interessante sobre qual processador pode durar mais, de fato. Vou ficar de fora dessa e partir para recomendação e orçamentos.

É, com estes preços não tem nem o que falar... i5-12400. É mais caro, mas deve dar uns 4 anos a mais que um 10a geração da fase "loser" da Intel.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!