Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 9400f + RTX 3070 (Aguenta 70 FPS full HD?)


Fillpsz

Posts recomendados

Comprei recentemente uma RTX 3070, estou esperando chegar. Mas no momento tenho um i5 9400f e um monitor full HD (Trocarei o processador pra 8/16 e o monitor pra 1440p daqui 1 ano mais ou menos).
Então durante esse 1 ano eu queria saber se ligando o VSYNC em 75FPS eu consigo jogar de boa jogos AAA como Red Dead 2, o novo TLOU Remake e etc nesse i5. Sei que ele é um grande gargalo para placa, mas nessa situação eu conseguiria jogar bem sem ficar com gameplay dando Stuttering? Ele chegaria a um uso muito alto mesmo travando a 75FPS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fillpsz disse:

Então o gargalo seria mais pelo processamento do jogo do que pela quantidade de frames em si?

O processador abaixaria muito o FPS que a 3070 poderia entregar, além de causar Stutters.

Você teria que deixar o gráfico no mais pesado possível para a placa de vídeo conseguir limitar um pouco esse I5 e aliviar o mesmo, assim os travamentos diminuem, a troco do FPS.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fillpsz Esse i5 entrega 75FPS, desde que a placa de vídeo seja boa. Isso que importa. Vi testes com API Vulkan no médio/alto e API Dx12 no low. Agora tentar estourar FPS, baixando a qualidade, aí sim você vai ter gargalo, pois o processador será exigido mais para entregar FPS. 

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fillpsz Boa tarde

 

Eu testaria se fosse você.

As vezes fica melhor do que pensava e você está com receio à toa.

Se tudo precisar ser o mais atual possível, vamos morrer pagando conta.

Tenho um i7  modelo 8750h de 8ª, está certo que é para notebook e ele tem um desempenho incrivel, e não é o mais atual, ele é de 2018 / 2019. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, o i5 9400F consegue fazer 75 frames em qualquer jogo, se futuramente você pretende trocar o monitor ( eu acho um desperdício uma placa dessas pra rodar em 1080P) pra um 4k ou derivados ( 1440P Ultrawide/ 2.5K) Você vai sim aproveitar 100% da sua placa mesmo tendo um 9400F, pois quanto menor a taxa de Frame, menos o processador vai ser exigido.

 

Inclusive é o que eu recomendo, o Full HD já tá bem ultrapassado e com seus dias contados, é uma imagem simplesmente EMBAÇADA, e usar uma 3070 em 1080P é tipo usar uma 1080Ti  pra jogar em 1024x768 há 5 anos atrás. 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

@Pilotoluc Cara, sinceramente... N ficou muito bom não.

Eu to enfrentando algumas quedas de FPS, em jogos como Red dead 2 ao chegar em cidades, ou no Elden Ring quando vou explorar áreas abertas (Principalmente em jogos de mundo aberto) o uso do processador vai pra casa dos 90% e os FPS caem pra 30 ou 40.

 

É bem chato isso. E olhe que eu estou travando os FPS em 60, não é nem os 75 que eu mencionei.

Eu to achando que pode ser a temperatura, eu uso um water cooler da pichau, aqua x100 de 120mm e a temperatura do processador ta indo pra +70 ou +80 em alguns games, e acho que isso que ta aumentando o uso do processador e causando as quedas.

 

Mas e o seu kit? ta fluindo bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Fillpsz disse:

Mesmo batendo esses 75/80 graus?

O processador perde desempenho com 90 graus.

52 minutos atrás, Fillpsz disse:

E tem algum filtro em especifico que puxa mais do processador nos jogos pra eu tentar dar uma diminuida?

O que tiver relação com malha ou geometria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PepseOlha só, acabei de flagrar isso no Elden Ring pelo MSI afterburner. Por ali da pra ver que ta tudo ok aparentemente, GPU, CPU, RAM, não consigo identificar o causador do problema por ali, mas o FPS caiu de 60 pra 40. 

Eu to esquecendo de monitorar algo importante?

WhatsApp Image 2022-07-03 at 18.20.53.jpeg

agora, Fillpsz disse:

@PepseOlha só, acabei de flagrar isso no Elden Ring pelo MSI afterburner. Por ali da pra ver que ta tudo ok aparentemente, GPU, CPU, RAM, não consigo identificar o causador do problema por ali, mas o FPS caiu de 60 pra 40. 

Eu to esquecendo de monitorar algo importante?

WhatsApp Image 2022-07-03 at 18.20.53.jpeg

O CPU tem turbo máximo de 4.10 GHz, e ali tá travado em 3.9 GHz, deveria estar assim mesmo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Fillpsz disse:

Olha só, acabei de flagrar isso no Elden Ring pelo MSI afterburner. Por ali da pra ver que ta tudo ok aparentemente, GPU, CPU, RAM, não consigo identificar o causador do problema por ali, mas o FPS caiu de 60 pra 40. 

Eu to esquecendo de monitorar algo importante?

Tá tudo normal aí, e o Elden Ring não é um jogo leve não.

46 minutos atrás, Fillpsz disse:

O CPU tem turbo máximo de 4.10 GHz, e ali tá travado em 3.9 GHz, deveria estar assim mesmo?

É 4.1 GHz em um só núcleo, não me todos, é normal estar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo não precisa trocar o processador, tem teste do i5 9400f contra o Ryzen 5 3600 no Peperaio e no Adrenaline e em outros canais, é o i5 9400f ganha por pouco do Ryzen 3600 para você ver, eles são praticamente iguais em jogos, o meu e um i5 8400 e jogo Valhalla no muito alto e os reflexos da agua ligado com 70 a 80 fps, o i5 a 60% e a placa a 80%, e o Valhalla pesa como o RD 2, o seu deve ter alguma coisa na memória ou no Windows, ou no drive da nvidia para cair para 30 fps, veja se as memórias são iguais e tenha 16 gb de ram, e se for o caso formate o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...