Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

retirei esse motor de um driver de leitor de cd de nintendo wii e quero saber como liga-lo ele veio conectado a uma placa que tem varios fios brancos será que tem como eu ligar esse motor ligando a placa? qual a combinação dos fios brancos eu tenho que fazer? desde já agradeco20220622_165350.thumb.jpg.aa78462c3d161a199e1029bb9dcd286c.jpg20220622_170510.thumb.jpg.dc8ef68342499b0977316187641e48e5.jpg20220622_170550.thumb.jpg.846e8a60d11b4daaad109bc2386012d9.jpg20220622_170902.thumb.jpg.c7c9401791eafc36ed857bb3fd5c5c99.jpg

• Membro VIP
Postado

A placa maior faz muito mais do que dirigir o pequeno motor, então eu sugeriria esquecer esse punhado de fios brancos. Mesmo sendo verdade que outro dia ligaram um motor de HD por aqui fazendo um pequeno hacking na conexão SATA. Não creio que seja o caminho desta vez.

Creio ser melhor você se concentrar na placa pequena, no modelo do próprio motor, no flat cable.

Melhore as fotos.

Para "fazer girar" existem gambiarras:

Você pode tirar o capuz do seu motor e ir rastreando nele as trilhas do flat. Use o teste de continuidade.

Saiba mais sobre motores BLDC.

O seguinte talvez seja o melhor vídeo que você pode consultar no momento:

Ele começa mostrando a anatomia do motor e termina com desenho de esquemático simplificado.

No mercado há placas controladoras custando mais de 100 reais.

Postado

No tal motor temos 8 conexões, provavelmente são 3 para ligar as bobinas do motor, um terra com a carcaça e os outros 4 são um comum e três pinos para cada sensor do tipo hall, pois esses motores trabalham com realimentação para manter a velocidade constante ou de acordo com a programada pelo controlador. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

temos 8 conexões, provavelmente são 3 para ligar as bobinas do motor, um terra com a carcaça e os outros 4 são um comum e três pinos para cada sensor do tipo hall

20220623_004423.png.c099a663a3062c51dfb96135e6b20020.png

A foto dá a entender que não existem componentes eletrônicos por perto, na peça, concretizando um esquemático. Mas existem os sensores Hall, as bobinas, e possivelmente resistores. Retire o "capuz" do motor e olhe com atenção, frente-e-verso.

@Renato.88, no final do último vídeo que indiquei, na mensagem #2, há o seguinte esquema:

20220623_005852.png.d3f97150734ac51aaf1efd3056c8ff84.png

Ele realmente está confuso: não aponta as entradas nem considera os sensores Hall.

Estaria ensinando, com os diodos, a "dispensar" os sensores?

Existe o driving "sensorless" de motores BLDC, mas até onde eu sei, precisa ser microprocessado. Ao menos se for para fazer ESC. Já vimos as gambiarras dos dois primeiros vídeos, que são apenas "para fazê-los girar".

Postado
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A foto dá a entender que não existem componentes eletrônicos por perto, na peça, concretizando um esquemático.

Estão perto demais, por isso não se vê. 

Os sensores hall ficam embaixo das bobinas, são pequenos do tamanho de transistores tipo SMD. 

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Ele realmente está confuso: não aponta as entradas nem considera os sensores Hall.

Aí não precisa, estão usando o próprio tempo do motor pra fazer o controle dele. Conforme o motor gira, a tensão reversa gerada no motor através do imã permanente faz ou não o corte dos transistores através dos diodos. 

Só que pra que esse motor comece a girar precisa de um empurrão, igual se faz com os motores a combustão. 

Postado

@Renato.88 @Renato.88 @Renato.88 tenho um motor quase igual ao do driver de cd de nintendo wii ele foi tirado de um driver de cd de computador ele veio tambem conectado a uma placa maior vejam as fotos

20220623_143817.thumb.jpg.e0a3e1bbe20a08a43b0a46f3d289f725.jpg20220623_143850.thumb.jpg.638687358aa6930cbadf8be1b3de2d83.jpg20220623_143904.thumb.jpg.832bc001af10cfa8a0573a087e654b58.jpg

esse motor eu já tentei ligar ele com 2 fios e ele só fica tremendo nesse vídeo no minuto 7:44 ele liga esse motor com 2 fios usando uma bateria de 9 volts analisem as imagens 

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Tiky disse:

tenho um motor quase igual ao do driver de cd de nintendo wii ele foi tirado de um driver de cd de computador ele veio tambem conectado a uma placa maior vejam as fotos

Esse motor é ac com bobina fixa e imã móvel, igual ao do primeiro post. 

Também tem 3 fios e já que foi desmontado, dá pra ver os sensores hall ali embaixo das bobinas. 

Já o do vídeo é dc, ao contrário do outro pois é com imã fixo e bobina móvel. 

Postado

@alexandre.mbm o alternador de carro e praticamente um motor blac já construído! para transforma-lo num motor ac sem escovas e só soldar três fios no estator e dois fios para alimentar o rotor e conectar os fios do rotor na bateria e os fios restantes no esc veja esse vídeo  

Postado
1 hora atrás, Tiky disse:

o alternador de carro e praticamente um motor blac já construído! para transforma-lo num motor ac sem escovas e só soldar três fios no estator e dois fios para alimentar o rotor

Algo de errado, não está certo.... :lol:

Se vai alimentar o rotor, o alternador não ficará sem escovas. 

Para realmente deixar sem escovas tem que retirar a bobina do rotor e substituí-la por um imã. 

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Renato.88 disse:

Aí não precisa, estão usando o próprio tempo do motor pra fazer o controle dele. Conforme o motor gira, a tensão reversa gerada no motor através do imã permanente faz ou não o corte dos transistores através dos diodos. 

Eu já vi motorzinho de CD player com flat de apenas quatro vias.

Postado

@alexandre.mbm @Renato.88 então para ligar esse motor tem que ser com esc mesmo mas uma dúvida como que o motor converte dc para ac

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

?@alexandre.mbm @alexandre.mbm  para saber qual é o fio positivo e o fio negativo e só colocar um motor dc nos fios e girar o motor brushless aí quando o motor dc girar e porque é o fio positivo e negativo

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Tiky disse:

...para ligar esse motor tem que ser com ESC mesmo.

Eu passei vários links ensinando coisas contrárias a essa ideia do "tem que ser". E no mercado chinês você encontra placas controladoras de motores BLDC.

21 horas atrás, alexandre.mbm disse:

No mercado há placas controladoras custando mais de 100 reais.

Elas fazem um controle "sensored", com Hall.

Postado

@alexandre.mbm o jeito mais fácil de ligar esse motor sem esc e o jeito dos mosfets do vídeo esses mosfets são encontrados em fontes atx e eles já estão na ordem que nem do vídeo então soldando os três fios do motor nos mosfets e ligando positivo e negativo já dá para ligar o motor?

• Membro VIP
Postado

@Tiky , cada MOSFET tem uma especificação. Não tenho condições de entrar nos detalhes. Nunca executei.

Sugiro que faça uso de pontuação. Não está sempre fácil distinguir quando você afirma ou quando você pergunta.

Postado
2 horas atrás, Tiky disse:

@Renato.88 então posso ligar um alternador só com dois fios como um motor escovado?

Não. 

O importante dele é o estator, e lá que recebe ou emite a energia. 

E tem que ser AC, senão ele não se chamaria alternador. 

39 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Esse provavelmente não tem nenhum tipo de sensor. 

50 minutos atrás, Tiky disse:

então para ligar esse motor tem que ser com esc mesmo mas uma dúvida como que o motor converte dc para ac

Quem converte ac para dc é o circuito eletrônico lá da placa. 

1 hora atrás, Tiky disse:

para saber qual é o fio positivo e o fio negativo e só colocar um motor dc nos fios e girar o motor brushless aí quando o motor dc girar e porque é o fio positivo e negativo

Motor não tem polaridade, pois invertendo os fios inverte o sentido de rotação em alguns tipos. 

Em outros o sentido se mantém, pois para inverter depende do fechamento das bobinas. 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não. 

O importante dele é o estator, e lá que recebe ou emite a energia. 

E tem que ser AC, senão ele não se chamaria alternador. 

Esse provavelmente não tem nenhum tipo de sensor. 

Quem converte ac para dc é o circuito eletrônico lá da placa. 

Motor não tem polaridade, pois invertendo os fios inverte o sentido de rotação em alguns tipos. 

Em outros o sentido se mantém, pois para inverter depende do fechamento das bobinas. 

@alexandre.mbm acho que é mais fácil ligar um motor de driver de disquete, pois o mesmo já é soldado na placa e ela tem o CI controlador. Já vi vários vídeos de pessoas ligando o motor com apenas dois fios, veja esse vídeo para entender: 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!