Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar componente SMD em placa SATA/IDE


Ir à solução Resolvido por John Costa,

Posts recomendados

Caros colegas do fórum,

 

Cada vez mais torna-se necessário um local para troca de conhecimento.

 

A identificação correta de componentes no diagnóstico de problemas é fundamental, em especial os do tipo SMD.

 

Agradeço a ajuda antecipadamente, e espero criar aqui um arquivo útil para comunidade.

 

Vide anexo a imagem.  Estou tentando identificar o componente que tem apenas os seguintes números impressos: 22 16m

Parece ser um capacitor, resistor, diodo ou fusível.

 

Aguardo sugestões.

 

Motivo: é uma placa conversor 3 em 1 USB para SATA/IDE muito útil que ao fazer a leitura de um HDD 3.5" de 1TB da Seagate, literalmente após alguns minutos "fumou", por sorte não foi o HDD que saiu a fumaça.  Acredito que ao trocar este componente eu recupero o adaptador.

 

Circulado em amarelo está o componente similar ao que preciso identificar

Circulado em vermelho está o componente que "fritou".

USBSATAIDE2022-06-23.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou estudando o tópico e estou cheio de interrogações. A primeira é a mesma apontada pela @.if: por que o capacitor explodiu? Segunda, a placa é interface pra IDE também, porque duas conexões aparentando ser as IDE nas laterais uma menor e outra maior? Terceira: pra converter de USB para Sata de 2,5 só a energia do USB é suficiente até porque HDs de 2,5 não precisam dos 12 volts, só dos 5. Mas pra alimentar uma HD de 3,5 uma conexão USB 2.0 não costuma ser suficiente. Uma USB 3.0 até acho que conseguiria, mas esses conversores têm que ser retro compatíveis com pelo menos USB 2.0. Eu tenho um conversor USB 3.0 pra Sata 3,5 mas ele tem uma fonte de 12 V pra, se não me engano, 2 amperes. Pelo jeito a caixinha de plástico branca é a responsável pelo 12 Volts, até está escrito 12 V perto dos terminais. Mas o que ela é, um conversor boost de 5 pra 12 volts ou ela tem uma entrada pra fonte do lado que não saiu na foto? Ela é a suspeita de ter liberado o excesso de tensão que queimou o capacitor que aliás está pertinho dos 3 terminais que o@Thiago Miotto Tiago estranhou que são a saída de 12 volts do padrão Sata. Seria por mau funcionamento do boost ou por tensão excessiva (ou até invertida) da fonte que teria sido conectada na suposta entrada não visível?

image.png.497e4f0c26dbeddbfbc9283ed71bf3bc.png

Escurecendo a "caixinha" dá pra ver melhor 3 manchas claras, o que serão?

image.png.d34676b7ac8a2767820770c30a08247c.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 24/06/2022 às 19:19, Andreas Karl disse:

por que o capacitor explodiu?

 

Em 24/06/2022 às 14:01, .if disse:

Pode lhe ter sido aplicada V alta ou pior, invertida

-qualidade do componente

-etc (o mais provável 😁)

 

 

19 horas atrás, John Costa disse:

O que é estranho é a marcação:

    linha um:   22

    linha dois: 16m

 

Não achei nada no Google sobre isto, e aparece resultado estranhos.

 

Continuo suspeitando ser algum tipo de varistor, fusível ou semelhante.

A informação baseada em conhecimentos empíricos lhe passada de nada lhe valeu... 😢

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais provável que tenha sido tensão alta aliada a má qualidade do componente.

 

Percebamos que, conforme o relato, não há certeza de ter "explodido".

 

Em 23/06/2022 às 00:31, John Costa disse:

após alguns minutos "fumou"

 

Em 23/06/2022 às 00:31, John Costa disse:

 componente que "fritou"

 

A tensão errada pode ter vindo de uma fonte externa (ou de uma fonte ATX) de má qualidade e errática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora para responder.

 

1) na placa identifiquei (como pode ser visto na foto) 4 unidades deste componente (incluindo o que o fritou) -  nos dois lados.

 

2) a fonte parece em ordem.  E funcionou perfeitamente por alguns minutos até que notei a fumaça e desliguei o adaptador da energia e do meu host.  Havia usado o adaptador um dia antes (durante 18 horas) fazendo um espelhamento de disco (backup de imagem).  Mesmo na hora da fumaça os LED continuaram sinalizando operação normal, por isto acredito que não danificou mais nada.

 

3) O motivo de suspeitar que é algum tipo de "protetor" e não um capacitor é o fato de ser usado igualmente nas duas pontas das trilhas de energia (tanto na 5V como 12V).

 

4) O HDD que causou o problema foi retirado de um DVR que apresentou problema (parou de ser reconhecido - aparente problema de energia).  Estou ainda diagnosticando o DVR, e tudo indica uma falha na linha de energia DC da interface SATA (sub-tensão).

 

5) para testar os componentes similares terei dessoldar para testar.  Vou fazer isto e posto aqui o resultado.  Não fiz isto antes, na esperança que alguém no forum iria reconhecer o elemento.

 

6) não tem três terminais - são apenas dois terminais. 

 

O que é estranho é a marcação:

    linha um:   22

    linha dois: 16m

 

Não achei nada no Google sobre isto, e aparece resultado estranhos.

 

Continuo suspeitando ser algum tipo de varistor, fusível ou semelhante.

 

Obrigado pelo feedback!   Muito legal a receptividade de vcs.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John CostaMesmo estando na mesma linha pode sim ser um capacitor. Em toda placa é costume e aconselhável se colocar o que é chamado de “capacitor de desacoplamento” o mais próximo possível dos circuitos integrados e dispositivos semelhantes. Ele minimiza os efeitos nocivos da resistência ôhmica das trilhas de alimentação. E no seu caso o componente x está o mais próximo possível da saída de 12 volts para as HDs Sata. Há cerca de 3 meses demos manutenção em uma das nossas mesas de som, uma Yamaha. Quase todos os CIs eram operacionais duplos 4580 SMD (dezenas deles) e cada um tinha o mais próximo possível dois capacitores de desacoplamento de 100uf x 25 V (eletrolíticos e não SMDs), um no +Vcc e outro no -Vcc, ambos com o outro lado ao terra. Na foto você vai notar um monte de pares de eletrolíticos para os CIs que estão na parte de baixo. É obvio que se um deles abrir ou for retirado a chance de não haver mudança perceptível no funcionamento é grande e foi o que você mencionou que aconteceu. Eventualmente pode ser também um zener, embora eu acho pouco provável. Descobri do pior jeito que toda placa lógica de HD tem dois zeners, um entre o terra e o +5V e outro no +12V para tensões um pouco acima. Passou um pouco da tensão entram em curto.

 

Provavelmente o componente queimou por um defeito interno qualquer, mas por desencargo, se já não o fez, cheque a sua fonte cuidadosamente sem e com uma carga compatível (1 ampere provavelmente) até com um osciloscópio se tiver um disponível.

 

 

foto.jpg

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos apontamentos.

 

Acredito que descobri o tipo de componente e o fabricante.

 

vide na foto anexa de uma página do manual.

 

Pela descrição da codificação na linha 1 onde indica 22 significa 22uF

Na linha 2 onde indica 16m temos: 16 volts e o 'm' significa data fabricação, na tabela: 2019

 

Portanto é um capacitor de estado sólido de tântalo polarizado.

 

Obrigado a todos.  Espero ter iniciado um importante tópico aqui.

vishaytmcm.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Como não tenho na minha bancada aqui este capacitor de tântalo smd, e no mercado tem similar, mas preços aumentaram muito, e vai levar tempo para chegar aqui, usei um capacitor eletrolítico disponível aqui de outro projeto (peças recuperadas de um STB de TV à cabo, que queimou, de um vizinho, depois de uma chuva de raios).

 

Após limpar bem os contatos, tanto do capacitor que fumou com o menor em paralelo - o menor não danificou - tirei o defeituoso, fiz uma boa limpeza das soldas nas proximidades, e após soldar todos dois (menor e o novo de 22uF) testei e funcionou perfeito! - em tempos de falta de peças temos de improvisar.

 

A fonte está funcionando corretamente, novamente conferido pela sugestão de A.Karl (obrigado).

 

Veja foto anexado do "paciente" recuperado.

 

Já conectei novamente no HDD que causou o problema - eu fiz uma revisão da placa lógica e limpei os todos os contatos antes de remontar (cuidando do perfeito realinhamento) pois alguns pontos de ligação (energia e lógica) são feitos por pressão da placa sobre o HDD.  Sugestão é usar um borracha de apagar lápis para limpar os contatos.

 

Formatei o HDD  novamente usando o circuito recuperado, e o teste aqui indica alguns setores defeituosos, provavelmente causado durante a falha no DVR.

 

O diagnóstico do DVR é outro tópico, que ainda vou verificar.

 

LLAP

USBSATAIDE2022-06-27b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!