Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma instalação limpa de drivers?


Terrônia

Posts recomendados

Assim que instalei o Windows 11 no meu pc, ele tava rodando lisinho já, sem problemas. Aí fui instalar os drivers no site oficial da fabricante ASUS. Lá tem driver de LAN, Chipset, Audio, VGA (que eu não sei o que é), Utilidades (ASUS CPU-Z), SATA, Utilities: Armoury Crate (assim q liguei o Windows pediu pra baixar automáticamente), BIOS e Intel ME. Porém, depois que instala tudo, tem o assistente da Intel que avisa dos drives desatualizados e realmente tinha uns 2 drivers da ASUS desatualizados e tam ofereceu, então instalei o Intel® Management Engine Interface #1 e Intel® Serial IO GPIO Host Controller - INTC1056 que não sei se tem necessidade.

 

Agora no meu gerenciador de arquivo, tá floodado de processos, o computador roda liso, mas vai afetar quando eu tiver jogando pois tem uns processos de apps que nem uso.

 

Então gostaria de saber qual drivers são realmente necessários, se uso o assistente da Intel e instalo o resto pela ASUS, se baixo só da ASUS, se uso o Windows Update ou se tem algum programa que atualiza td automático e seja seguro (pfv diz que tem). E se tem ordem certa pra instalação de cada drive. obrigado ♥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo o Driver Booster. É um programa, com opção de idioma em pt-br, que verifica todo seu computador e informa os drivers essenciais para download. Com isso, basta clicar em "atualizar" que ele vai instalar todos automaticamente.

 

Site: https://www.iobit.com/pt/driver-booster.php

OBS: Sempre baixe programas pelo site oficial. Neste caso, o nome da empresa proprietária do Driver Booster é a IObit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De praxe atualiza-se os drivers do fabricante só..  

Normalmente o driver de chipset só por desencargo de consciência e deu. 

Se não tinha nenhum problema com pc nem precisava ter mexido com essas atualizações.

 

6 minutos atrás, robertmacedo013 disse:

Eu recomendo o Driver Booster. É um programa, com opção de idioma em pt-br, que verifica todo seu computador e informa os drivers essenciais para download. Com isso, basta clicar em "atualizar" que ele vai instalar todos automaticamente.

 

Site: https://www.iobit.com/pt/driver-booster.php

OBS: Sempre baixe programas pelo site oficial. Neste caso, o nome da empresa proprietária do Driver Booster é a IObit.

Não se usa Driver booster pra atualizar, é um programa que faz um deserviço para os usuários.

 

Driver se baixa pelo site do fabricante, placa-mãe e GPU[se caso tiver]   

 

Mas nunca programas de terceiros, você não tem certeza do que esse programa está instalando no seu pc se é um driver ou malware ou qualquer outra porcaria por aí a fora

 

 

Como você usa processador com vídeo integrado, o próprio Windows instala o driver de vídeo automaticamente, não precisa instalar mais nada além das coisas do site da ASUS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Alex Weiss disse:

De praxe atualiza-se os drivers do fabricante só..  

Normalmente o driver de chipset só por desencargo de consciência e deu. 

Se não tinha nenhum problema com pc nem precisava ter mexido com essas atualizações.

 

Não se usa Driver booster pra atualizar, é um programa que faz um deserviço para os usuários.

 

Driver se baixa pelo site do fabricante, placa-mãe e GPU[se caso tiver]   

 

Mas nunca programas de terceiros, você não tem certeza do que esse programa está instalando no seu pc se é um driver ou malware ou qualquer outra porcaria por aí a fora

O Driver Booster tem a opção de idioma pt-br. Então, se o usuário SABE LER, ele sabe o que está sendo instalado em seu computador.

 

Eu recomendo o que uso e que nunca impactou no desempenho do meu computador (rodo jogos e programas pesados como, AutoCAD e Revit). Tampouco observei presença de malware ou programas rodando em segundo plano de forma não autorizada. 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá @robertmacedo013 .

 

 Eu ia mandar mensagem no PV pra você, mas preferi deixar público para que outros soubessem do mesmo: o por quê de não recomendarmos o Driver Booster.

 

1 hora atrás, Alex Weiss disse:

Não se usa Driver booster pra atualizar, é um programa que faz um deserviço para os usuários.

 

Driver se baixa pelo site do fabricante, placa-mãe e GPU[se caso tiver]   

 

Mas nunca programas de terceiros, você não tem certeza do que esse programa está instalando no seu pc se é um driver ou malware ou qualquer outra porcaria por aí a fora

 

 

Como você usa processador com vídeo integrado, o próprio Windows instala o driver de vídeo automaticamente, não precisa instalar mais nada além das coisas do site da ASUS

 Como o @Alex Weiss bem disse, o Windows Update instala praticamente todos os drivers que você precisa (dificilmente falta alguma coisa). Só da GPU que normalmente acessamos o próprio site da fabricante para baixar o driver. 

 

 Isso de ficar caçando driver de tudo é coisa antiga, lá da época do Windows 7 pra baixo. Esse Windows Update que baixa os drivers da internet é uma maravilha.

 

 Mas, qual é a diferença de usar o Windows Update para baixar tudo e usar o Driver Booster? O Windows Update já vai instalar tudo que precisa para o usuário poder utilizar o sistema, sem que ele precise fazer nada mais além de conectar a internet. O que há de mais comodidade do que isso?

 

 O problema do Driver Booster, que também já utilizei e por isso tenho a experiência para falar, é que ele baixa de vez em quando dois drivers para a mesma coisa, ou então baixa driver que você não precisa (nem tem o hardware para o driver que está sendo instalado). Isso pode resultar em algum conflito. E é por conta dessa chance de ocorrer problemas que não recomendamos a utilização do programa. E sim, já tive problema.

 

1 hora atrás, robertmacedo013 disse:

Tampouco observei presença de malware ou programas rodando em segundo plano de forma não autorizada. 

 Realmente, também nunca observei algum malware ou adware sendo baixado pelo Driver Booster, nem acredito que algum dia terá. Mas quanto a programas rodando em segundo plano, sim, sempre tem. E não é problema de estar rodando em segundo plano, normalmente eles consomem muito pouco para se preocupar, o problema é você não precisar dele e ele estar ali. É que nem aquele pó em cima de um móvel que você só percebe quando toca nele ou chega bem perto. Isso incomoda, você sabe que está sujo.

 

 E de fato não rodam em segundo plano de forma não autorizada, afinal, você deu a permissão para ele assim que mandou o Driver Booster atualizar os drivers.

 

1 hora atrás, robertmacedo013 disse:

Eu recomendo o que uso e que nunca impactou no desempenho do meu computador (rodo jogos e programas pesados como, AutoCAD e Revit).

 

17 minutos atrás, robertmacedo013 disse:

Conheci o programa por recomendação também e como nunca ouvi relatos de anormalidade de pessoas próximas e tampouco observei alguma no meu pc, continuo usando normalmente.

 Se sabendo de tudo isso o usuário quer continuar utilizando o programa, não tem problema. Mas fato é fato. Tem pessoas que por suas razões gostam, e outras que também tem razões para não gostar.

 

 Podes ler mais sobre isso aqui:

Driver Booster é realmente necessário?

Driver Booster, quais os pros e contras desse aplicativo?

 

53 minutos atrás, Terrônia disse:

Mas no caso dos drivers que citei acima, quais dali não tem necessidade de instalar?

 Sabendo que o Windows Update baixa tudo sozinho, você só deve instalar algum outro driver (tirando GPU como já dito, que sempre baixamos do site da fabricante) se estiver tendo problemas justamente por quê ele está faltando. Se tá usando o Windows sem nenhum problema, então você não está precisando de nada extra.

 

2 horas atrás, Terrônia disse:

Agora no meu gerenciador de arquivo, tá floodado de processos, o computador roda liso, mas vai afetar quando eu tiver jogando pois tem uns processos de apps que nem uso.

 Podes acessar o gerenciador de tarefas, ir na aba Inicializar e desabilitar tudo que você não conhece. Caso tenha problemas fazendo isso, habilite novamente. Mas não acredito que você terá problemas por causa deles não... Segue print:

image.png.9996188672d32dae4d7cadaed0ea1762.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Ohman disse:

 Olá @robertmacedo013 .

 

 Eu ia mandar mensagem no PV pra você, mas preferi deixar público para que outros soubessem do mesmo: o por quê de não recomendarmos o Driver Booster.

 

 Como o @Alex Weiss bem disse, o Windows Update instala praticamente todos os drivers que você precisa (dificilmente falta alguma coisa). Só da GPU que normalmente acessamos o próprio site da fabricante para baixar o driver. 

 

 Isso de ficar caçando driver de tudo é coisa antiga, lá da época do Windows 7 pra baixo. Esse Windows Update que baixa os drivers da internet é uma maravilha.

 

 Mas, qual é a diferença de deixar o Windows Update baixar tudo e usar o Driver Booster? O Windows Update já vai instalar tudo que precisa para o usuário poder utilizar o sistema, sem que ele precise fazer nada mais do que conectar a internet. O que há de mais comodidade do que isso?

 

 O problema do Driver Booster, que também já utilizei e por isso tenho a experiência para falar, é que ele baixa de vez em quando dois drivers para a mesma coisa, ou então baixa driver que você não precisa (nem tem o hardware para o driver que está sendo instalado). Isso pode resultar em algum conflito. E é por conta dessa chance de ocorrer problemas que não recomendamos a utilização do programa. E sim, já tive problema.

 

 Realmente, também nunca observei algum malware ou adware sendo baixado pelo Driver Booster, nem acredito que algum dia terá. Mas quanto a programas rodando em segundo plano, sim, sempre tem. E não é problema de estar rodando em segundo plano, normalmente eles consomem muito pouco para se preocupar, o problema é você não precisar dele e ele estar ali. É que nem aquele pó em cima de um móvel que você só percebe quando toca nele ou chega bem perto. Isso incomoda, você sabe que está sujo.

 

 E de fato não rodam em segundo plano de forma não autorizada, afinal, você deu a permissão para ele assim que mandou o Driver Booster atualizar os drivers.

 

 

 Se sabendo de tudo isso o usuário quer continuar utilizando o programa, não tem problema. Mas fato é fato. Tem pessoas que por suas razões gostam, e outras que também tem razões para não gostar.

 

 Podes ler mais sobre isso aqui:

Driver Booster é realmente necessário?

Driver Booster, quais os pros e contras desse aplicativo?

 

 Sabendo que o Windows Update baixa tudo sozinho, você só deve instalar algum outro driver (tirando GPU como já dito, que sempre baixamos do site da fabricante) se estiver tendo problemas justamente por quê ele está faltando. Se tá usando o Windows sem nenhum problema, então você não está precisando de nada extra.

 

 Podes acessar o gerenciador de tarefas, ir na aba Inicializar e desabilitar tudo que você não conhece. Caso tenha problemas fazendo isso, habilite novamente. Mas não acredito que você terá problemas por causa deles não... Segue print:

image.png.9996188672d32dae4d7cadaed0ea1762.png

Agradeço por compartilhar as informações, não somente comigo, mas com outros usuários também. Informação/conhecimento é sempre bem-vindo.

Mas é como você informou, o próprio Windows já instala no computador do usuário os drivers que ele precisa e se tudo estiver funcionando corretamente, não há necessidade de instalar mais nada.

Eu já li sobre a não recomendação de algum outro programa da IObit, mas durante a utilização do Driver Booster nunca notei qualquer anormalidade.
Abrir o programa no meu computador e o gerenciador de tarefas para que possam conferir também:

Gerenciador de Tarefas.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Alguns eu reconheço porque estou usando, mas esse são processos em excesso dos 94 já rodando do Windows. Por exemplo eu não uso o Edge e tem um monte de coisa do Edge e também do programa de mexer da velocidade das fans e RGB.

Screenshot 2022-06-25 114624.png

Screenshot 2022-06-25 114546.png

Screenshot 2022-06-25 114529.png

Screenshot 2022-06-25 114434.png

Screenshot 2022-06-25 114415.png

Screenshot 2022-06-25 114354.png

Screenshot 2022-06-25 114331.png

@Ohman No caso então eu formatando meu computador, tudo estando funcionando perfeitamente, atualizar o Windows Update. Não há necessidade de baixar nada do site da ASUS ou Intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Terrônia disse:

No caso então eu formatando meu computador, tudo estando funcionando perfeitamente, atualizar o Windows Update. Não há necessidade de baixar nada do site da ASUS ou Intel?

 Exato. Se está funcionando, não tem por quê mexer. Não vou dizer que não possa ter uma versão mais atualizada no site da ASUS ou Intel, que vá melhorar alguma coisa, mas normalmente é pouco para se preocupar, entende? 

 

5 minutos atrás, Terrônia disse:

Alguns eu reconheço porque estou usando, mas esse são processos em excesso dos 94 já rodando do Windows. Por exemplo eu não uso o Edge e tem um monte de coisa do Edge e também do programa de mexer da velocidade das fans e RGB.

 Não tem muito com o que se preocupar, é que você instalou aqueles programas de utilidade, muitos processos podem ser deles. Se você não vai usar, pode desinstalar. 

 

 Só não saia desinstalando tudo que vê pela frente... Algumas coisas (como o pacote Microsoft Visual) são utilizados por outros programas para funcionar.

 

9 minutos atrás, Terrônia disse:

também do programa de mexer da velocidade das fans e RGB.

 Para ter certeza do que está desinstalando, podes pesquisar ali na Cortana pelo nome do programa e abrir ele. Se for, por exemplo, esse de mexer nas fans e RGB, pode desinstalar.  Mas como falei anteriormente, não precisa se encanar muito nisso, nem formatar novamente pra fazer tudo limpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...