Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, mais um tópico criado, eu tenho uma bateria de um laptop educacional da cce que eu mencionei no tópico da fonte de ps2 fat, eu resolvi abrir a "caixa" que armazena as células de ion de lítio, e aparentemente elas estão boas, elas veio conectadas a um circuito que provavelmente deve ser o "BMS" que gerencia as células. Dêem uma olhada na foto:20220626_112528.thumb.jpg.45a148e260e28db20717500014fc79c3.jpg

Eu coloquei um motor de impressora na bateria e ele funcionou sem problemas: Screenshot_2022-06-26-11-42-46.thumb.png.788a29cd7eebc4086df63bf303c8dcc9.png

Eu quero usar essas células de ion de lítio  em um controlador de motor sem escovas, já que o controlador de motor sem escovas não aceita fonte de alimentação, então como eu carrego essas células de ion de lítio, eu uso uma fonte de alimentação ou eu conecto um motor nas células de ion de lítio e conecto um outro motor ao outro motor com uma correia pra ficar tipo um alternador?

• Membro VIP
Postado

É possível que sua placa não seja apenas um BMS, mas também o próprio carregador. Saberemos com fotos mais nítidas, de frente e verso.

Se a placa for apenas o BMS, a função dela é fazer drenos antes de células carregadas, para que células com carga por completar completem e aquelas permaneçam em segurança. Isso se faz necessário quando se está carregando células em série. Naturalmente cada uma tem uma resistência interna diferente.

O patamar da resistência interna de uma célula diz muito sobre sua saúde. Uma célula ruim pode descarregar tão rapidamente quanto supostamente carregou. Por isso girar um motor sobre o pack não dirá muito por si só.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Tiky disse:

Eu quero usar essas células de ion de lítio  em um controlador de motor sem escovas

Qual a tensão e a corrente que esse circuito demanda, incluído o motor?

Com essas 4 baterias aí dá para obter qualquer tensão/corrente entre 3,7v com 8.800mAh e 14,8v com 2.200mAh.

• Obrigado 1
Postado

@rmlazzari58 @alexandre.mbm desculpe a demora pois meu celular descarregou kkkk, mas voltando ao assunto, essas baterias quando estavam no "estojo" diziam que elas juntas dariam 7.2 volts e 4400 mah, eu acho que com essas baterias dá sim para alimentar o esc e o motor AC, que são aqueles motores de CD ROM de computador, eu já vi gente no YouTube usando baterias com menor corrente do que as  minhas, baterias de até 350 mah, então eu acho que dá.

Postado

Eu considero uma maneira razoavelmente segura de carregar células 18650 usadas usar uma fonte de pelo menos 1 ampere estabilizada e regulável ajustada em 4,2 volts em série com um resistor de fio. Inicialmente uma carga bem lenta com um resistor de 10 ohms (pode levar um dia inteiro ou mais ) até ter certeza que a bateria chegou bem nos 4,2 volts e nas recargas subsequentes  baixar o resistor para 1 ou 0,5 ohms por 5 watts. Se quiser arriscar pode começar com valores menores que 10 ohms como 2 ohms ou menos mas aí monitore a tensão da célula com o multímetro e cheque de perto se ela não esquenta. Nunca é demais lembrar que elas são perigosas e todo cuidado é pouco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!