Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sincronizar hora entre TL-WR941HP e Windows server 2008R2 sem internet


Ir à solução Resolvido por daluque,

Posts recomendados

Olá Bom dia a todos.

 

Tenho o seguinte cenário: Uma rede rodando windows Server 2008R2 sem conexão com a internet.

Adicionei um roteador TL-WR941HP (TP-Link) para disponibilizar essa rede para NoteBooks.

 

Tudo funcionando normal. Ocorre que o Roteador na parte de configuração de horário está em 01/01/1970 e não consigo fazer a alteração de forma manual.

Andei pesquisando e apliquei algumas configurações para que o Server 2008 atue como servidor NTP, porém não obtive exito.

 

Alguém poderia me ajudar a resolver essa questão. ???

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, daluque disse:

Andei pesquisando e apliquei algumas configurações para que o Server 2008 atue como servidor NTP, porém não obtive exito

 

Sobre isso há muitas maneiras, mas o padrão no planeta é usar esse serviço NTP que é recomendado a partir de ntp.org. 

 

Mas seu roteador pode não acessar o serviço a partir da LAN. Teste.

 

image.png.33650a021e01020b4aa8e6d115da56de.pngImagino que seu servidor tenha um endereço fixo na LAN. Se não tem use um. E coloque o endereço dele como está aí ao lado em NTP server 1 ou 2

 

 

Se ele não acessar use um script. A diferença deve ser aceitável, da ordem de décimos de segundo ou menos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, arfneto disse:

 

Sobre isso há muitas maneiras, mas o padrão no planeta é usar esse serviço NTP que é recomendado a partir de ntp.org. 

 

Mas seu roteador pode não acessar o serviço a partir da LAN. Teste.

 

image.png.33650a021e01020b4aa8e6d115da56de.pngImagino que seu servidor tenha um endereço fixo na LAN. Se não tem use um. E coloque o endereço dele como está aí ao lado em NTP server 1 ou 2

 

 

Se ele não acessar use um script. A diferença deve ser aceitável, da ordem de décimos de segundo ou menos.

 

 

 

Olá ArfNeto.

 

Muito obrigado pelo retorno.

Como falei, essa rede não tem acesso à internet e nem deve ter.

Fiz algumas alterações no registro do windows para que ele seja um servidor NTP (NTPServer)

porém não deu certo. o Roteador busca a atualização do horário através do IP fixo do meu servidor mas não atualiza.

 

Quanto ao script, não sei o procedimento. se puder me ajudar, agradeço

hora roteador.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, daluque disse:

Como falei, essa rede não tem acesso à internet e nem deve ter.

 

Não entendi. Isso tem algo a ver com o que eu e expliquei?

 

 

 

2 horas atrás, daluque disse:

o Roteador busca a atualização do horário através do IP fixo do meu servidor mas não atualiza

 

como concluiu que ele acessou mesmo o serviço NTP? Usou uma ferramenta de monitoramento?

 

Outros micros na rede acessam e mudam a hora? Testou?

3 horas atrás, daluque disse:

Quanto ao script, não sei o procedimento. se puder me ajudar, agradeço

 

O procedimento em geral é usar um script desses programas de automação, como um programa em Python usando pyautogui, ou algo como Selenium

 

Se o servidor não acessa o serviço na LAN --- e eu acho que não acessa --- uma solução simples é usar uma placa de rede USB ou PCI e ligar o servidor na WAN do roteador, e liberar o acesso para o NTP --- por padrão na porta UDP 123

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Em anexo um esboço da minha rede.

Tudo está funcionando muito bem, inclusive conforme mencionou efetuei um teste com as estações alterando o horário e reiniciando. todas ajustaram o horário com o Server2008R2.

 

Só o roteador TL-WR941HP que não consigo configurar para ajustar e ainda não tem a possibilidade de fazer o ajuste manualmente.

 

obrigado pelas dicas até o momento.

esquema da rede.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daluque Uma LAN não conhece "internet". É algo transparente e é a razão de TCP/IP ter sido criado como foi.

Não existe rede com internet ou sem internet. Uma rede IP tem um gateway, por definição. Sua rede tem um gateway. Se esse gateway estiver conectado à internet e configurado tudo de acordo, usando rotas ou NAT, essa rede se integra a uma rede maior, a tal WAN, e então está na internet e é vista pelo endereço público de seu gateway na rede.

 

Se o gateway não tem uma saída para outra rede os pacotes que não são direcionados à sua rede vão se perder apenas, já que ninguém vai responder do outro lado.

 

Se ligou o roteador via WAN na rede e ele tem um endereço nela, via DHCP  dinâmico ou reservado, ou fixo mesmo, então ele sincroniza normalmente a hora. Isso se o serviço que roda no seu servidor for NTP. Se não for faça o que eu disse e instale o serviço padrão. 

 

Não é boa ideia ligar o roteador via WAN. Não há sentido em usar NAT se não tem endereço público e só vai perder performance em estações ligadas via wifi ao servidor.

 

A única vantagem seria atualizar a hora, se isso for de fato importante, mas não compensa as outras perdas. Seria mais eficiente colocar outro NIC no servidor e ligar na WAN do roteador apenas para sincronizar a hora. Bem barato, já que pode usar qualquer NIC que tenha no armário ou um adaptador USB.

 

E como não está funcionando nem essa vantagem existe por hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, daluque disse:

Concordo que deveria pegar da Internet, mas minha rede não está conectada

 

Como te expliquei, não existe isso de "pegar da internet". O roteador vai tentar uma conexão primeiro com o NTP server1 e depois com o outro, via protocolo UDP na porta 123. 

 

Se você usar um endereço IP que esteja na sua LAN vai funcionar. Se você usar algo como os oficiais 0.pool.ntp.org e 1.pool.ntp.org por exemplo aí não vai rolar, como não vai rolar o time.windows.com do Windows no seu servidor ou de suas estações porque esse servidor está fora de alcance, bem como um serviço de DNS que conheça esse endereço

 

Para isso funcionar eis o que acontece:

  • se esses endereços estão na tabela de rotas de seu micro ou roteador ele vai pegar lá o endereço IP
    • se não estão vai tentar uma conexão com o servidor DNS via UDP na porta 53 para descobrir onde fica o NTP server e de posse do endereço vai seguir em frente
  • com esse endereço vai tentar a conexão 
  • com a conexão vai acertar a hora

Só que eu acho que o roteador não acessa serviços na LAN. 

 

 

 

51 minutos atrás, daluque disse:

então como seria esse script para configurar o ajuste da hora ?

 

seria algo como eu disse
 

22 horas atrás, arfneto disse:

O procedimento em geral é usar um script desses programas de automação, como um programa em Python usando pyautogui, ou algo como Selenium

 

ao menos é o que eu uso.

 

Não tenho acesso à documentação do Server2008 mas usa w32Time?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ArfNeto, pelo que entendi da sua sugestão seria:

1. Manter meu roteador TL-WR941HP plugado pela porta LAN ao meu switch TL-SG1016D, dentro da faixa de IP da minha rede (10.0.0.xxx), para possibilitar a conexão dos NoteBooks.

 

2. Plugar uma placa de rede adicional no meu servidor e plugar direto na porta WAN do roteador com outra faixa de IP somente para o ajuste da hora ? seria isso? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daluque Sim. É o simples. E a melhor performance.

 

  • O roteador deve ter um endereço fixo FORA da faixa do DHCP
  • Tem um servidor DHCP rodando no servidor?
    • Se não tem pode deixar apenas o DHCP no roteador dando endereços para os clientes wifi. se tem deve deixar os dois servidores DHCP de modo cooperativo para um não interferir no outro. 
  • Seu  roteador permite especificar o endereço de gateway no servidor dhcp então deve apontar para o servidor
  • A segunda rede deve ter claro outros endereços. Pode ser o obvio 192.168.1.1 e 192.168.1.2 para o novo NIC e a WAN do roteador. Essa conexão vai atualizar a hora do roteador.

Você recolhe logs do roteador? porque precisa da hora ajustada?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daluque isso é o comum.

  • O roteador não vai conector com servidores NTP na LAN
  • No seu caso usar a WAN para ligar dispositivos na rede local não é boa opção de todo modo

Não disse se seu servidor roda W32Time ou qual o serviço de hora que usa. E não disse como usa DHCP na LAN

@daluque isso é o comum.

  • O roteador não vai conector com servidores NTP na LAN então precisa de uma nova conexão
  • No seu caso usar a WAN para ligar dispositivos na rede local não é boa opção de todo modo
  • Não disse se seu servidor roda W32Time ou qual o serviço de hora que usa.
  • E não disse como usa DHCP na LAN. como atualiza a hora nas estações ? Net Time num script de logon?

 

Eu postei um roteiro de como estender a LAN usando roteares, nesse tópico e outros:

 

 

Leva minutos mas deve ser feito na ordem certa para não perder a conexão ou interferir com os clientes;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!