Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor DC não funciona ligado em fonte com maior tensão


Browds

Posts recomendados

Olá, pessoal, sou leigo sobre eletrônica, espero que tenha paciência.

 

Solução 1ª: Estou com um motor (FF-180SH-3730) e tentei jumpear ele para que ligasse direto, sem passar pelo capacitor (AAOT1200) - pois estava me causando stress com meu barbeador -, sendo alimentado pela fonte DC (4.3V, 0.7mA, 2W). O problema é que ligando o motor direto à fonte DC ele não funciona, já pelo capacitor funciona normalmente. O que faço? Gostaria de deixar o barbeador ligado sem bateria para melhor desempenho.

 

Solução 2ª: O capacitor é de NiMH com 1200mAh, se eu for substituir ele afim de maior eficiência, por qual eu substituiria? Vi o Li-Ion, mas falam que precisa de uma placa BMS por segurança, o que penso ser difícil para um iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A peça que você chama de capacitor na verdade é uma bateria. 

Sua fonte não tem potência pra fazer funcionar o motor do barbeador, como você mesmo já percebeu. Ela só serve pra recarregar a bateria mesmo. 

 

1 hora atrás, Browds disse:

O que faço? Gostaria de deixar o barbeador ligado sem bateria para melhor desempenho.

Pra ligar sem bateria precisa de uma fonte com maior potência.  Uma fonte de 4V com corrente na casa de 2 ou 3A dá conta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @Renato.88 mencionou é uma pilha/bateria recarregável modelo “AA”

Eu tenho um barbeador da Philips que usa exatamente uma pilha recarregável igual a essa. Só não dá pra ver a capacidade porque está soldada no circuito e o valor não está visível. O resistor e fio é porque agora carrego ele na fonte de bancada rs.foto1.jpg.50d289734f281ca8e8f0d695bf566c53.jpg

Essas pilhas têm uma característica interessante que é a baixa variação da tensão com a descarga. Quando estão sendo carregadas podem chegar até 1,5 volts num carregador vamos dizer, rápido. E como não conseguem mais armazenar a energia começam a transformá-la em calor, vão esquentar e, dependendo do carregador vão esquentar bastante. Mas quando retiradas do carregador a tensão se estabiliza em 1,35 volts (se não for ligada, claro). Quando usadas num aparelho que consome até uns 500 mA a tensão cai lentamente até um valor entre 1,2 e 1,25 volts e de repente “despenca”. Se usar num farolete você nem vai notar que a carga está chegando no fim mas, de repente a lâmpada vai começar a ficar fraca e em 5 minutos vai apagar, é bem diferente de uma pilha não recarregável comum. As baterias de lítio até podem ser usadas sem BMS mas só por quem entende, a tensão delas não pode ultrapassar os 4,2 volts e nem baixar de 3 volts. E é por isso que não vão servir no barbeador, o motor é feito pra trabalhar no máximo 1,5 volts. Eu imagino que você deve ter ligado a sua fonte direto nos polos da bateria o que é totalmente contra indicado, a bateria vai forçar a saída da fonte a cair pra 1,5 volts puxando bem mais que os 700 mA e tende a sobreaquecer tanto a bateria como a fonte. Você teria que colocar um resistor entre o positivo da fonte e o positivo da bateria, o valor ideal seria um resistor de 10 ohms por 2 watts para carregar em aproximadamente 5 horas ou, se for pra deixar ligado direto, um resistor de 47 ohms por 0,5 watts ou até maior se você não for usar todo dia.

Eu tenho esse barbeador há quase 10 anos e o desempenho dele pra mim ainda é bem satisfatório, uma carga da bateria deve dar pra umas 10 barbas. Mas eu sempre usei como “manda o figurino”, sempre esperei a carga cair bastante para depois dar um carga total, nada de usar tipo duas vezes e já por pra carregar. Eu não usaria uma fonte ligada direto, acho muito mais confortável fazer a barba sem um fio atrapalhando. Pode ser que sua bateria já esteja fraca e aí realmente pode durar uma ou duas barbas ou nem isso. Essas baterias são vendidas em lojas de eletrônicos, o chato é que são vendidas em embalagens com no mínimo duas, tem o pininho das pilhas normais no positivo que aumenta um pouco o comprimento e dificulta pra soldar no lugar da original além da maioria ser falsificada. As verdadeiras chegam até 2500 mAh agora as falsificadas alegam até 4700 mAh, FUJA DELAS!!!

image.png.a337c447bb308c409bc371edac95b306.png

 

O peso e o preço delas é proporcional à qualidade, pilha leve e barata é fria. Eu uso elas desde 94 e das marcas que eu comprei de uns 5 anos pra cá as Philips são boas, as Elgin tirando uma que veio em curto também e as Multilaser são razoáveis, são um pouco mais leves e duram um pouco menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl o motor dele deve ser aqueles 775 que consomem mais de 5 amperes, os mesmos encontrados em parafusadeiras e carrinhos elétricos, pode ser também um 555, mas uma vez aconteceu que eu retirei um motor de 1.2v de uma máquina de cortar cabelo, e liguei ele em 5v e ele ficou girando e parando, como se a corrente fosse baixa, e isso que era uma fonte de 5v 1.5 amperes, aí depois eu liguei ele em 24v e funcionou bem rápido, e isso que era uma fonte de 0.7 amperes, curioso, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Tiky disse:

eu retirei um motor de 1.2v de uma máquina de cortar cabelo, e liguei ele em 5v e ele ficou girando e parando, como se a corrente fosse baixa, e isso que era uma fonte de 5v 1.5 amperes, aí depois eu liguei ele em 24v e funcionou bem rápido, e isso que era uma fonte de 0.7 amperes, curioso, não?

Sua fonte de 1,5A tem um sistema de proteção mais sensível do que a de 700mA.

Por isso que fica ligando e desligando. 

Um motor elétrico parado é um curto circuito para qualquer fonte chaveada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiky , provavelmente é porque a fonte de 5 volts era chaveada e o circuito delas detectando algo errado fica desligando. Já a de 24 V provavelmente não era chaveada e na hora que você ligou o motor a tensão de saída despencou mas ainda ficou bem acima de 1,5 V e o motor virou super rápido. Mas deve ter puxado uns bons 3 amperes ou mais, se você tivesse deixado ligado a fonte ia queimar com certeza, isso se o motor não queimasse antes, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Tiky disse:

agora a de 24v era de uma impressora e eu deixei

Dependendo do modelo da impressora, a fonte pode ser chaveada ou não, porém elas já são projetadas pra ligar motores. Por isso que funcionou. 

 

Os carregadores de celular são cheios de proteção para não explodir a bateria caso dê algum problema. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Agradeço pelas respostas. Acabei me esquecendo desse post, mas o problema voltou: este tópico

 

Substitui as baterias como o @Andreas Karl sugeriu, mas não deu muito certo. Lá detalho melhor o problema.

 

@Renato.88, que cálculo você fez para dimensionar a fonte para o motor? (Usar uma de 4V/2~3A) 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiky Essa do barbeador tem 1300 mA/h e aguenta no máximo meia hora (se chegar a isso) com o barbeador ligado direto. Daria 2,6 amperes. A especificação do motor está nesse quadro:Mabuchi.thumb.jpg.d57ffeae054f1e82aa7e5ec032b59493.jpg

Portanto a 1,2 volts sem carga consome 0,32 amperes, com uma carga que permite maxima eficiência 1,48 amperes e parado (freado) 6,8 amperes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2022 às 12:09, Browds disse:

Substitui as baterias como o @Andreas Karl sugeriu, mas não deu muito certo. Lá detalho melhor o problema.

Me ocorreu uma questão. Você disse que substituiu AS baterias. Suponho que seja um erro de digitação ou meio que se refere que você comprou uma cartela com 2 ou 4 e nenhuma deu certo. Infelizmente no mercado tem mais AA s recarregáveis  falsificadas do que legítimas. A maior indicação é o peso, as legítimas são bem mais pesadas que uma AA não recarregável normal e geralmente vem em embalagens com apenas duas unidades . Explique melhor o que deu errado. No outro tópico a @.if mencionou que seu carregador pode ter pifado e como a luz não acende mais confirma a teoria dela. Se puder poste uma foto do carregador desmontado, nas instruções de "como trocar a bateria" do link  que você postou não dá pra ver as ligações. Parece ser bem simples por dentro, bem diferente do meu que tem uma placa com bastante componentes. 

 

É que, bem mais fácil do que construir uma fonte pra alimentar o motor diretamente é adaptar uma fonte qualquer (de celular velho, roteador  ou modem velho etc) pra carregar a bateria até ligando os fios  diretamente nela que nem eu fiz no meu, basta colocar o resistor certo entre a fonte e a bateria. 

 

E aceite um conselho, ferros de solda não mordem, só queimam os dedos rs. Não sai muito caro um ferro de solda de uns 30 watts e uma cartelinha ou tubinho de solda marca BEST, outro dia eu comprei de outra marca qualquer, na realidade uma  BEST com "O" no meio  kkk. No Youtube tem dicas de tonelada para aprender a soldar, treine numa placa velha qualquer, não tem segredo.   

 

Outra dica é um multimetro, nem que seja desses amarelinhos de R$30, aprenda também no Youtube as funções principais. 

 

Eu considero o canal do Youtube "Manual do Mundo" o melhor pra aprender esse tipo de coisa. 

 

Estamos numa era que tudo é elétrico ou eletrônico, aprender os princípios básicos da eletricidade e também como medir e como soldar deveria ser até matéria do ensino fundamental !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Não sai muito caro um ferro de solda de uns 30 watts e uma cartelinha ou tubinho de solda marca BEST,

Eu tô pensando em comprar um ferro de solda, pois é muito chato ficar "enrolando" os fios no terminal do motor, e eles sempre caem kkkkkk, principalmente os motores bldc, que nem como "segurar" os fios no motor sem solda 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/11/2022 às 14:51, Andreas Karl disse:

Me ocorreu uma questão. Você disse que substituiu AS baterias. Suponho que seja um erro de digitação ou meio que se refere que você comprou uma cartela com 2 ou 4 e nenhuma deu certo. Infelizmente no mercado tem mais AA s recarregáveis  falsificadas do que legítimas. A maior indicação é o peso, as legítimas são bem mais pesadas que uma AA não recarregável normal e geralmente vem em embalagens com apenas duas unidades . Explique melhor o que deu errado. No outro tópico a @.if mencionou que seu carregador pode ter pifado e como a luz não acende mais confirma a teoria dela. Se puder poste uma foto do carregador desmontado, nas instruções de "como trocar a bateria" do link  que você postou não dá pra ver as ligações. Parece ser bem simples por dentro, bem diferente do meu que tem uma placa com bastante componentes. 

 

É que, bem mais fácil do que construir uma fonte pra alimentar o motor diretamente é adaptar uma fonte qualquer (de celular velho, roteador  ou modem velho etc) pra carregar a bateria até ligando os fios  diretamente nela que nem eu fiz no meu, basta colocar o resistor certo entre a fonte e a bateria. 

 

E aceite um conselho, ferros de solda não mordem, só queimam os dedos rs. Não sai muito caro um ferro de solda de uns 30 watts e uma cartelinha ou tubinho de solda marca BEST, outro dia eu comprei de outra marca qualquer, na realidade uma  BEST com "O" no meio  kkk. No Youtube tem dicas de tonelada para aprender a soldar, treine numa placa velha qualquer, não tem segredo.   

 

Outra dica é um multimetro, nem que seja desses amarelinhos de R$30, aprenda também no Youtube as funções principais. 

 

Eu considero o canal do Youtube "Manual do Mundo" o melhor pra aprender esse tipo de coisa. 

 

Estamos numa era que tudo é elétrico ou eletrônico, aprender os princípios básicos da eletricidade e também como medir e como soldar deveria ser até matéria do ensino fundamental !


Então, comprei essa bateria e funcionava normalmente, apesar de um delay para "iniciar" o carregamento. Ai com o tempo acho que foi caindo a duração do barbeador ligado.

Hoje, ele carrega, mas dura no máximo 1 minuto ligado, e a lâmpada piloto do carregador nem acende. Ah, e o carregador está funcionando, o problema é com o barbeador mesmo. Suspeito que seja a bateria, mas não entendi porque ela deteriorou dessa forma.

Agradeço pelas dicas, sinto falta de entender componentes eletrônicos. Aconselha a leitura de algum livro, ou viver isso na prática, conforme demanda?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Buenas, amigos

 

meu problema é quase o mesmo, tenho cortador de cabelo Arno Wet & Dry, corta bem, a bateria n aguenta nada, sendo que o mesmo n funciona quando ligado pro carregamento, só queria ligar ele diretamente na energia...tenho um ferrinho de solda e estanho. Seguem as fotos que tirei da eletrônica do cortador, dois resistores, um diodo 4001, etc, é o clássico caso de fonte/bateria/motor em tensões distintas, que atrapalha qualquer ligação direta, penso. Qualquer dica e ajuda, agradeço demais :thumbsup:

20230221_201419.jpg

20230221_201922.jpg

20230221_201944.jpg

20230221_202156.jpg

20230221_202941.jpg

20230221_203057.jpg

20230221_203218.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, penadinho disse:

O clássico caso de fonte/bateria/motor em tensões distintas, que atrapalha qualquer ligação direta, penso

Quase isso. Mas seu pensamento faz sentido. 

 

Precisa de uma fonte de 3V com alta corrente, uns 2A talvez. 

Sendo hoje a maioria das fontes do tipo chaveada, elas não trabalham bem com motores. Porém existe um truque pra fazê-los funcionar nelas, aquele resistor ali no carregador pode ajudar. 

 

Talvez, até mesmo essa fonte que você tem pode funcionar. Mas primeiro precisa derrubar a tensão dela pra pelo menos 3V.

Isso se faz facilmente com 2 diodos 1N5404 em série. 

Conforme eu disse acima, o motor não funciona bem diferente nessas fontes. 

O segredo consiste em partir o motor com um resistor em série e quando ele pegar mais velocidade deixa direto. Se trata de uma bela gambiarra, mas funciona. Pra fazer isso, precisa de uma chave de 3 posições.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é o pico inicial da corrente. Uma alternativa muito lôca é um capacitorzão algo como acima de 10000uF na entrada... Tipo 10 de 4700/10V em paralelo. A fonte se vira pra carregar por alguns segundos. SObre não caber.. coloque por fora uai...

Pode tentar também uma fonte 12v e um regulador step down duns 3A ou +.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!