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Esquema carregador de bateria


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Vai ser difícil alguém ter um carregador igual, tem cara de ser feito em casa ou em “fundo de quintal”, produzido em pequena quantidade e de ser bem antigo. Pra ajudar eu alterei as cores da fotografia da parte de baixo, espelhei e combinei com a face dos componentes, assim dá pra se ter uma ideia do esquema.foto3.thumb.jpg.88e1df05cde43b325d3c05de90e11f0a.jpg

O que é certeza eu desenhei o símbolo, são mais dois diodos provavelmente comuns de 3 amperes e um capacitor eletrolítico provavelmente entre 2000 e 3000 microfarads, a tensão máxima dele depende da tensão do transformador que vai ligado nos pontos A e B. Meça a tensão dele sem ligar na placa, multiplique por 1,4 (o capacitor se carrega com uma tensão maior que a do transformador) e coloque um capacitor de tensão mais alta pra dar folga. Onde vão os diodos têm marca de queimado portanto é bom verificar o estado dos outros dois diodos na placa assim como o resto dos componentes. Depois que combinei as fotos notei que tem três buracos em cima a esquerda onde quase certeza vai um trimpot. Ele vai ligado no fio C que deve ser a base de um transistor de potência montado num dissipador. O coletor deve ser o fio D e o emissor o fio E, tem grande chance de ser um 2N3055. O valor do trimpot eu chuto que deve ser entre 5K e 10K mas sem entender o resto do circuito não dá pra ter certeza, o código dos transistores não está nítido e as cores dos resistores está esquisita. Dá pra ver que a corrente passa pelos 4 resistores de fio verdes que vão pra saída positiva e também pra um dos terminais do transistor da esquerda, sendo que o terminal oposto vai através de um resistor para o trimpot que está faltando. Provavelmente o transistor “mede” a tensão nos resistores de fio e se for muito alta significa que a corrente está alta e assim diminui a corrente do transistor de potência, parece ser uma típica proteção contra curto na saída. Meça a tensão do transformador, veja se descobre o valor dos resistores de fio verdes e tire uma foto mais nítida de preferência com inclua o que está ligado nos diversos fios da placa. Pelo tamanho do transformador também dá pra ter uma ideia da corrente dele, é o componente mais caro, se estiver funcionando apenas com ele, os diodos, o capacitor e um resistor de fio adequado dá pra carregar uma bateria.

 

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  • 2 semanas depois...

Para recarga de bateria automotiva certa vez usei um trafo de 12V, devia ter uns 50VA. Coloquei uma ponte retificadora e um resistor de fio de 2R em série. Dava conta e por ter conseguido uma ponte que vem moldada numa caixa metálica de dissipação, ficou numa montagem de aranha mesmo. Com meia hora a bateria já estava viva para dar a partida no carro.

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Bom, a sua placa é utilizável. Depende do seu conhecimento técnico. O importante é primeiro testar os dois diodos que sobraram. Depois você precisa testar o transformador para ver quantos volts ele tem na saída e dar mais informações sobre ele, se ele tem ligação pra 110 e 220 e algumas fotos dele em várias posições com uma régua do lado pra gente ter ideia do tamanho dele. É bom você deixar o transformador um tempo ligado só na tomada sem nada na saída pra ver se ele não está sobreaquecendo, muitos transformadores com curtos internos esquentam sem nada ligado na saída. Uma dica que talvez você já saiba mas em todo caso compre uma lâmpada incandescente halógena (é o único tipo de lâmpada incandescente que sobrou  no comércio) de 70 watts e um soquete com fio.

image.png.f8e0a274a6656f4ce0f4728c58b1796e.png

 

Coloque a lâmpada no soquete e teste na tomada pra ver se tanto a lâmpada como o soquete estão funcionando, como você sabe, material elétrico com defeito tem de monte no comércio. Ligue ela em série com o transformador, ou seja, um dos fios do transformador ao invés de ir direto na tomada vai ligado num dos fios do soquete e o outro fio do soquete na tomada. Se estiver tudo bem a lâmpada vai acender bem fraquinho ou nem vai acender. E aí teste se tem tensão alternada na saída do transformador. Se a lâmpada acender forte é problema interno no transformador ou ligação errada.

 

Quanto ao resto do circuito ou da placa em último caso basta tirar dois resistores e colocar um resistor de fio entre o positivo dos quatro diodos que é onde está ligado o fio vermelho “D” e o + da bateria. O – da bateria vai no fio marrom “G”. O valor do resistor depende de quantos volts tem a saída do transformador, a gente calcula pra você. As vezes dá pra substituir o resistor de fio por uma lâmpada automotiva daquelas que se usam na luz de freio traseira dos carros mais antigos, elas tem duas ligações na parte de baixo e assim dá pra ter duas correntes de carga. Se realmente os fios “ C, D e E” estiverem indo para um transistor num dissipador teste ele pra ver se está bom, eventualmente dá pra usar ele pra controlar a corrente de carga com um potenciômetro. E continua valendo o que eu mencionei na resposta anterior, fotografias mais nítidas da placa e também do conjunto todo podem ajudar bastante assim como uma descrição sua do que vai ligado nos diversos fios da placa.

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Em 24/07/2022 às 17:04, Andreas Karl disse:

Depois que combinei as fotos notei que tem três buracos em cima a esquerda onde quase certeza vai um trimpot.

 

Em 24/07/2022 às 17:04, Andreas Karl disse:

O valor do trimpot eu chuto que deve ser entre 5K e 10K mas sem entender o resto do circuito não dá pra ter certeza, o código dos transistores não está nítido e as cores dos resistores está esquisita

 

Em 02/08/2022 às 07:28, Andreas Karl disse:

E continua valendo o que eu mencionei na resposta anterior, fotografias mais nítidas da placa e também do conjunto todo podem ajudar bastante assim como uma descrição sua do que vai ligado nos diversos fios da placa.

 

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