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Fui taxado compra Amazon com tributos de importação incluidos.


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É apenas um relato para registro/consulta de como acontece em 2022 esta opção de compra. Não é uma reclamação e por isso não seguem maiores detalhes:

Na hora de fazer a compra aparece o seguinte:

1.jpg.98150b2df9a8173f2999637c07a2abe3.jpg

Clicando em "tributos de importação" em azul:

2.jpg.08531f2d94c44c138024c539843c0a05.jpg

3.jpg.6927fde9486dce162ed72d8a25b1c5a5.jpg

4.jpg.fb64c8613afdfa8fb91f7db0a2784a31.jpg

Está tudo explicadinho em detalhes, parece tudo certo e deu a entender que caso seja taxado, a loja entra em contato. Seguindo com a compra, aparece no carrinho de compras:

carrinho2.jpg.a899702a4035cf41a44d6f1b0af32458.jpg

O "saiba mais" repete o texto acima. Finalizei a compra e quando chegou no Brasil foi taxado, por enquanto no site aparece assim:

Amazon.jpg.b0a5aec6d0b042c23261300648ba24b3.jpg

No site do rastreamento dos correios aparece assim:

rastreamento.jpg.13713821c457ade51df58e363631da83.jpg

No site minhas importações assim:

correio.jpg.51baaefa8b40c6f4f7df75f9716bfe72.jpg

A DIT ficou assim:

DIS1.jpg.ca4b2ba8d4464ca42dc00e0e64ba4341.jpg

DIS2.jpg.1c3cf23dc29c9244c67bef80d7eb0dbc.jpg

Os campos cobertos em vermelho são para omitir dados, todos os demais campos estão exatamente como vieram, alguns em branco e outros preenchidos.

Na internet tem um vídeo onde se descreve que o comprador entrou em contato com o vendedor que mandou pagar as taxas e enviar o recibo, depois de alguns dias o valor exato apareceu restituído no cartão de crédito. Também vi uma reclamação no reclameaqui que foi resolvida e uma outra reclamação envolvendo duas encomendas, numa o valor foi restituído e na outra não.

Eu ainda não recebi nenhum contato da Amazon ou do vendedor e não fiz o pagamento, apenas enviei uma mensagem ao vendedor dizendo "Fui taxado em R$ 363,11.", acontece que no site da Amazon não aparece a opção de enviar arquivo (No caso a DIT), apenas aparece a opção de envio de mensagem de texto. O vendedor tem o prazo de 48 horas para responder.

Outro detalhe; o valor da descrição da remessa é a metade do valor que paguei e consequentemente o valor a pagar deve ser a metade do que realmente eu acho que deveria pagar. Antes de escrever sobre isto eu consultei um advogado sobre a possível questão que poderia envolver algum tipo de ilegalidade como evasão ou sonegação e a resposta é que não há nada de ilegal e que transcorreu dentro da normalidade do sistema de leis vigente no país, simples elisão fiscal, em resumo não existe ou não se caracteriza uma conduta de crime de meio utilizado ou de fim tanto da parte do vendedor como do comprador, a decisão do cara da Receita Federal é o que define o valor aduaneiro da mercadoria e no meu caso específico a declaração de valor no pacote está correta e corresponde ao valor real do item comprado, o valor mais caro que paguei tem embutido no preço a comissão de venda, o frete, o parcelamento, o lucro do vendedor etc. É um caso muito diferente quando as pessoas compram coisas caras, declaram valores baixos e o fiscal classifica o valor real aplicando uma multa ou perdimento da mercadoria.

O vendedor respondeu:

conversa.jpg.13e6c715f60110b2625e94f9a4444ab0.jpg

Agora sim apareceu o botão de anexar arquivos, parece que apenas a primeira mensagem só aceita texto.

Chegou a resposta do vendedor:

1361759564_mensagempgto.jpg.0ebd0bdc4ffc09e2ce148a525c905c69.jpg

O pensamento tanto do vendedor como do comprador deve ser em não pagar nada das taxas, a proposta dele é rachar as despesas e na minha mente a conta fica da seguinte forma; quando o vendedor declarou metade do valor que eu paguei, seguido pelo fiscal, acabou sobrando para pagar a metade do valor que teoricamente deveria ser pago, o que já seria um bom negócio e agora com o vendedor me ressarcindo metade da metade, já é um melhor negócio ainda, uma solução intermediária entre não ser ressarcido e ser totalmente ressarcido. Ressarcimento parcial, falta ainda ver como vai acontecer.

Achei melhor já pagar logo do que ficar esperando o vendedor fazer o ressarcimento primeiro.

Para constar; a Amazon tem uma estratégia com a comunicação entre o vendedor e o comprador, se entrar no site e ir nos pedidos, as mensagens trocadas não aparecem ou melhor, não existe um link para se acessar as mensagens. Tem apenas o link de problema com o pedido, que abre o um canal novo de comunicação cujo link de acesso só aparece no e-mail com a resposta do vendedor.

No site minhas importações só está disponível o pagamento por boleto:

boleto.jpg.fd8a7b9f6fa49132d7b7cda1f270675b.jpg

Não dá para pagar com PIX ou Cartão e mesmo depois de pagar o boleto, ainda fica aparecendo como aguardando pagamento:

portal.jpg.8cac9496bcbe23e4e53e72a8cc36d073.jpg

Vi em algum lugar que levam até 48 horas para ser processado.

No dia seguinte ficou assim, no site dos correios já aparece como pagamento efetuado e o vendedor respondeu:

respostavendedor.jpg.5abcc9149fca364b1a7058d04b4e4c3a.jpg

Só muito tempo depois é que chegaram ao mesmo tempo os emails enviados pela loja avisando da retenção:

am.jpg.8ebaa0b5cd768769b169d2cb33cad403.jpg

E avisando da liberação:

am2.jpg.37fc3ec73eb83e89f64f1eae795cf532.jpg

Algumas horas depois veio mais um e-mail da Amazon:

reembolso1.jpg.db70eec20ceb76d192090f77ee212eb0.jpg

reembolso2.jpg.4cf60e0f12f0ba0130d7923487c1cb98.jpg

Muito bom, teve uma pequena diferença para menos no valor mas, é quase irrelevante.

No mesmo dia da entrega 01Ago22 chegou uma carta impressa avisando que a encomenda se encontra no centro de tratamento internacional, com data de impressão em 25Jul22. Na fatura do cartão de crédito não aparece a cobrança de IOF e o valor prometido para restituição já foi incluído, alias, cinco dias depois apareceu uma segunda restituição no mesmo valor, ou seja, o vendedor restituiu o valor total em duas metades.

É isto, assim foi minha experiência.

 

 

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