Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que a fonte Corsair CX 550 explodiu?


Posts recomendados

Boa noite, galera. Então, eu estou viajando e longe do PC no momento, minha cunhada foi ligar o PC e depois de ligado ouviu um estouro e fumaça saindo por trás, ele desligou sozinho e ela não tentou ligar mais.

 

Eu acredito muito que seja fonte, então tenho duas perguntas. A primeira é: qual a chance de ter queimado outros componentes? A fonte em questão é da Corsair CX 550 e tem em torno de 7 anos de uso.

A segunda é: vale a pena o custo-benefício de uma fonte VS da corsair? A CX infelizmente está muito mais cara atualmente.

 

Utilizo um clamper e tenho 2 PC's ligado na mesma tomada e no mesmo clamper. Não uso estabilizador e nem no break.

 

As configurações do PC:

Ryzen 5 3600

GTX 1050 TI

RAM 16gb 2400ghz

SSD 240gb

HDD 1TB

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Slain disse:

Eu acredito muito que seja fonte, então tenho duas perguntas. A primeira é: qual a chance de ter queimado outros componentes? A fonte em questão é da Corsair CX 550 e tem em torno de 7 anos de uso.

 

Considerando que a CX 550W foi introduzida em 2016, acredito que tenhas uma CX 500W, modelo baseado na plataforma DSAIII. Esta explosão provavelmente ocorreu em um transistor no estágio primário, que não afeta o estágio secundário, portanto dificilmente causou algum dano ao sistema.

 

1 hora atrás, Slain disse:

A segunda é: vale a pena o custo-benefício de uma fonte VS da corsair? A CX infelizmente está muito mais cara atualmente.

 

A série VS não tem uma boa relação custo-benefício, sendo mais interessante que compres uma PYLON 450W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Phynsx disse:

Considerando que a CX 550W foi introduzida em 2016, acredito que tenhas uma CX 500W, modelo baseado na plataforma DSAIII. Esta explosão provavelmente ocorreu em um transistor no estágio primário, que não afeta o estágio secundário, portanto dificilmente causou algum dano ao sistema.

Então, o computador ficar desligado um tempo afeta nas peças? Tipo já vi peças que ficaram um tempão sem uso e não apresentavam mais funcionamento. 

E acredito que a fonte seja 500w pois essa fonte é de 2015.

52 minutos atrás, Phynsx disse:

A série VS não tem uma boa relação custo-benefício, sendo mais interessante que compres uma PYLON 450W.

Eu vi essa da XPG, sempre comprei fonte corsair e admito que nunca fui atrás de pesquisar outras marcas por receio. Sabe o tempo de garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Slain disse:

Então, o computador ficar desligado um tempo afeta nas peças? Tipo já vi peças que ficaram um tempão sem uso e não apresentavam mais funcionamento.

 

Existe apenas a possibilidade da bateria da placa-mãe ser esgotada. Além disso, não.

 

2 horas atrás, Slain disse:

Eu vi essa da XPG, sempre comprei fonte Corsair e admito que nunca fui atrás de pesquisar outras marcas por receio. Sabe o tempo de garantia?

 

Este modelo possui 3 anos de garantia. Leia esta análise do modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 31/07/2022 às 23:43, Phynsx disse:

 

Existe apenas a possibilidade da bateria da placa-mãe ser esgotada. Além disso, não.

 

 

Este modelo possui 3 anos de garantia. Leia esta análise do modelo.

Essa fonte é boa?

 

https://www.kabum.com.br/produto/77955/fonte-corsair-650w-80-plus-bronze-semi-modular-cx650m-cp-9020103?gclid=CjwKCAjw0dKXBhBPEiwA2bmObWH4nsN1TAXjAHzaFS4tw0hOcCR3zpa_YAekTmTG_YfNM10QNu0evhoCGfYQAvD_BwE

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, lordekay disse:

por isso que não deixo ninguem ligar meu pc kkkkkk e olha que eu uso ate em chuva brava trovejao relampo td ja faz anos kkk nunca queimou.

Mas ela só ligou normalmente, acho que a fonte foi pro saco por ter acontecido algo externo mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Slain disse:

Essa fonte é boa? [CX-M (2017) 650W]

 

É um modelo decente, mas que não recomendo em razão de seu fan com sleeve bearing.

 

15 horas atrás, Slain disse:

Há 2 anos atrás ela estava envolvida em lotes que explodiam né, a corsair já resolveu isso?

 

Não. Ocorreu problemas com a CX (2016) fabricada pela Great Wall Technology em determinados lotes, em que aplicou-se um material indevido ao invés de talco sobre os thermal pads, de espessura inadequada, dos transistores do estágio primário, que em conjunto com o torque (especificado na documentação da empresa) dos parafusos que fixam esses componentes, acabava causando um curto entre o transistor e o dissipador de calor.

 

O modelo apresentado era fabricado pela Channel Well Technology e foi descontinuado no corrente ano.

 

4 horas atrás, Tiberio disse:

A Corsair CX650M não chega a ser uma ótima fonte, no máximo uma boa fonte, mas está na mesma categoria da XPG Pylon 550w que seria a minha recomendação.

 

Apenas reafirmando a sugestão dada acima, embora a CX-M (2022) utilize a mesma plataforma da PYLON (CSB), seu dimensionamento inferior (especialmente em seus capacitores) gera resultados inferiores em transient response e filtragem de ripple voltage, por exemplo. Enquanto a CX-M (2017), utilizando uma plataforma distinta (Santana), com componentes de melhor qualidade, apresenta resultados superiores em relação à CX-M (2022), mas conta com um fan com sleeve bearing pouco durável.

 

Portanto, seria mais interessante a aquisição da PYLON entre os três modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Phynsx disse:

 

É um modelo decente, mas que não recomendo em razão de seu fan com sleeve bearing.

 

 

Não. Ocorreu problemas com a CX (2016) fabricada pela Great Wall Technology em determinados lotes, em que aplicou-se um material indevido ao invés de talco sobre os thermal pads, de espessura inadequada, dos transistores do estágio primário, que em conjunto com o torque (especificado na documentação da empresa) dos parafusos que fixam esses componentes, acabava causando um curto entre o transistor e o dissipador de calor.

 

O modelo apresentado era fabricado pela Channel Well Technology e foi descontinuado no corrente ano.

 

 

Apenas reafirmando a sugestão dada acima, embora a CX-M (2022) utilize a mesma plataforma da PYLON (CSB), seu dimensionamento inferior (especialmente em seus capacitores) gera resultados inferiores em transient response e filtragem de ripple voltage, por exemplo. Enquanto a CX-M (2017), utilizando uma plataforma distinta (Santana), com componentes de melhor qualidade, apresenta resultados superiores em relação à CX-M (2022), mas conta com um fan com sleeve bearing pouco durável.

 

Portanto, seria mais interessante a aquisição da PYLON entre os três modelos.

Essa fonte PYLON só to achando no mercado livre atualmente.

 

Esse modelo tem 3 ou 5 anos de garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2022 às 18:34, Tiberio disse:

A Pylon de 450w tem na KaBuM, a de 550w no mercado livre.

Você saberia me dizer a garantia dessa de 550w? Tem lugares que fala 3 anos e outros 5 anos.

Acho que por 2 anos de garantia a mais vale mais a pena a corsair CX 650M, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Tiberio disse:

@Slain No site da XPG consta 5 anos de garantia.

Então, em todos reviews que vi de 2021 constava 3 anos de garantia, mas no site da fabricante diz 5.

Então fui pesquisar em sites gringos se houve alguma mudança de tempo de garantia por parte da empresa e pelo visto eles aumentaram de 3 pra 5 anos.

 

Segue fonte abaixo, outras fontes também comentam sobre essa mudança.

 

https://forums.evga.com/m/tm.aspx?m=3553468&p=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 31/07/2022 às 20:30, Phynsx disse:

Esta explosão provavelmente ocorreu em um transistor no estágio primário, que não afeta o estágio secundário, portanto dificilmente causou algum dano ao sistema.

Amigo, amanhã estou voltando pra casa depois de um mês e meio fora. Já comprei uma fonte pylon 550w que chegou hoje para substituir essa (como muito provavelmente é a fonte, já deixei comprado e tenho 7 dias pra devolução).

 

Você me recomenda tentar ligar o PC mesmo depois de ter ocorrido essa explosão? Ou melhor não? Lembrando que eu não estava no momento da explosão, foram apenas relatos de quem estava na hora. Não sei se tem chances do PC ligar depois disso ou se tem chances de danificar outros componentes tentando ligar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Ricardov disse:

Examine se o problema foi só na fonte mesmo e se não sujou a placa com algum resíduo. Caso necessário limpe com álcool isopropílico. Se foi só na fonte troque e ligue. Pode deixar uma configuração mínima para testes.

Então, mas você recomenda eu tentar ligar o pc com a fonte antiga ou é arriscado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!