Ir ao conteúdo

Informações sobre alto-falantes Daiwa

Ir à solução Resolvido por Mr.Oda,

Posts recomendados

Postado
Eu desmontei um rádio portátil antigo (~2000) da Gradiente e encontrei dois alto-falantes de 3.2 ohms e 5 W. Não consegui descobrir mais nada sobre eles. Está impresso o seguinte na chapa traseira de ambos: DAIWA 80PF173A. Alguém tem alguma ideia de onde eu possa encontrar a datasheet deles? Estou pensando em usá-los em um amplificador de guitarra para ensaio.
Postado
1 hora atrás, Mr.Oda disse:

alto-falantes de 3.2 ohms e 5 W.

Essas informações já são o suficiente. 

Amplificadores com essa impedância e potência são bem comuns no mercado de módulos ou aparelhos prontos. 

Também há facilidade com componentes eletrônicos para esta potência. 

• Curtir 2
Postado

Bom, se forem de 5 watts acho que o que voce chama de ensaio é estudar guitarra em casa, pelo menos não é potencia suficiente para equilibrar com o volume de uma bateria acústica. Era bom saber de quantas polegadas são. Em si não acho necessário um datasheet para voce poder usa-los. Não sei qual estilo voce toca mas estes falantes devem ter uma boa resposta de agudos o que é interessante para guitarra limpa mas para guitarra distorcida não, vai dar o que chamamos de "som de abelha". Nesse caso seria bom acrescentar no circuito um filtro passa-baixas com um corte bem acentuado tipo 24 dBs por oitava com frequência variável ou fixa em aproximadamente 6 khz. Isso vai funcionar mais ou menos como um simulador de resposta de um alto falante de 12 polegadas. Não é complicado, dá pra fazer com um CI amplificador operacional duplo, meia duzia de capacitores e alguns resistores. Cada um dos dois operacionais do CI vai dar um corte de 12 dB por oitava e voce pode colocar uma chave de tres posições: sem corte retirando o sinal da entrada do filtro (portanto sem atuação), com corte de 12 dB por oitava tirando o sinal do primeiro operacional e com corte de 24 dB tirando o sinal do segundo operacional, se for interessante para voce posto o circuito aqui. 

Como os falantes são de baixa impedancia voce vai ter que liga-los em série para dar uma impedancia de 6,4 ohms. 

Seria bom voce especificar o que voce pretende fazer, se vai fazer um amplificador bem simples apenas com um controle de volume ou algo mais sofisticado com controle de graves , médios e agudos e até distorção.

image.png.db9ab3a8d4a51ffba5f034b142b03fc2.png

Filtro passa baixas de 12 db por oitava com frequência de corte em 1,6 Khz

• Curtir 2
Postado
Agradeço a ambos pelas respostas. O amplificador será baseado no LM386N-1 (National Semiconductor) ou no TA8227P (Toshiba). De preferência este último, já que a potência de saída dele é bem próxima daquela dos alto-falantes.

O diâmetro dos alto-falantes é 7.5". Eu poderia usar os dois mais um outro de 10"x6". Um de 7.5" ficaria ligado na primeira saída do TA8227P, enquanto os outros dois ficariam na segunda saída. Haveria ainda uma chave de seleção para a segunda saída: desligada, 7.5, e 10x6. Pensei nisso porque os pedais de distorção que fiz tem muita diferença na intensidade dos agudos e eu posso usar filtros específicos para cada posição da saída secundária. Também vou usar um simulador de resposta do Marshall (www.runoffgroove.com/condor.html) modificado.

Em resumo, o amplificador tem 3 alto-falantes (com, no máximo, dois ativos ao mesmo tempo), uma chave de seleção para a segunda saída (desligada, 7.5, e 10x6), e um simulador do Marshall. Posso até integrar um dos pedais de distorção (com chave on/off). É meio caminho entre uma caixa de som de PC e um amplificador de guitarra.
Postado
2 horas atrás, Mr.Oda disse:

O amplificador será baseado no LM386N-1 (National Semiconductor)

Esquece esse, além da pouca potência não tem boa fidelidade no som. 

2 horas atrás, Mr.Oda disse:

TA8227P (Toshiba)

Esse é razoável, mas fornece pouca potência para os seus alto falantes. 

E ele sendo estéreo não é legal ligar 3 alto falantes nele. 

Se tem três alto falantes e você quer usar de maneira distinta é mais interessante cada um ter o seu amplificador separado cada um com sua potência e impedância adequadas. 

• Curtir 1
Postado

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Esse é razoável, mas fornece pouca potência para os seus alto falantes. 

Eu gostei doTA8227P porque aguenta 3 ohms de impedância,  Ele chega a 3 watts, realmente não é muito mas será que os 5 watts dos alto falantes é real? Eu tenho um pouco de trauma, na época que eu fabricava amplificadores de guitarra no final da década de 80 era uma competição entre as fábricas pra ver quem mentia mais kkk

Postado

O amplificador PAM8406 entrega quase esses 5w em falantes de 4ohm (entrega 5w mas em falantes de 2ohm ou em dois falantes de 4ohm em paralelo), tem a mesma distorção que o TA8227, é baratinho e já vem numa placa com todos os componentes necessários, bastando alimentá-lo com 5v, ligar a entrada que vem da guitarra e a saída para os alto-falantes.

Como o diâmetro dos alto-falantes é relativamente grande (quase 8 polegadas), você pode obter um volume bem razoável com esses amps.

Um único cuidado especial: não dá para juntar as duas saídas (esquerda e direita) num único alto-falante. Isso queima o amplificador instantaneamente ou em segundos. Se você quer amplificar um sinal para ter saída mono, precisa juntar esquerda e direita antes da entrada e usar apenas uma das saídas... Ou as duas, desde que cada uma vá para seu próprio alto-falante.

Dá uma olhada nesse vídeos aqui.

(Gozado: auto.falante com "U" significa que o aparelho fala por si próprio, o que não é verdade: sempre precisa de no mínimo um amplificador e um sinal. Já alto.falante, com "L" também não é verdade porque você pode usá-lo com o volume no mínimo, rs...)

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ou as duas, desde que cada uma vá para seu próprio alto-falante.

Era essa a ideia.

13 horas atrás, Andreas Karl disse:

será que os 5 watts dos alto falantes é real?

Talvez 4 e pouco e eles arredondaram para cima.

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Se tem três alto falantes e você quer usar de maneira distinta é mais interessante cada um ter o seu amplificador separado cada um com sua potência e impedância adequadas.

São dois amplificadores independentes no TA8227P. Por isso pensei nele. Se não der certo, esqueço o chip e uso transistores mesmo (tenho pelo menos uns vinte C1815). Ou canibalizo algum rádio velho e uso o amplificador dele. Rádio é o que não falta aqui em casa.

Obrigado a todos pelas sugestões. Vou tentar uma por uma para ver como fica.

Postado

@Renato.88 Interessante que o filtro passa baixas do simulador que o@Mr.Odamencionou (www.runoffgroove.com/condor.html) usa dois valores de capacitor bem diferentes, 1n para o terra e 3n9 na realimentação positiva. Calculando a frequência de corte com o 3n9 dá 1855 Hz e com o 1n 7234 Hz. Claro que eu estou usando a fórmula 1/ (2*3,1416*R*C) que pelo que li vale para capacitores e resistores iguais. O texto do simulador diz que esse filtro tem um pico em aproximadamente 3 Khz. Eu aprendi a simular amplificadores de guitarra com um teclado que tenho desde 94, um Ensoniq TS-10. Um dos efeitos dele é um distorcedor seguido de um filtro passa baixas de corte variavel ressonante, ou seja, tem um parâmetro que é a realimentação do sinal da saída para a entrada que, quanto maior gera um pico antes da frequência de corte e se for exagerado faz o filtro oscilar, é muito usado em VCFs de sintetizador. Sem a realimentação apenas o corte de frequências não dá um som legal de guitarra distorcida mas adicionando ressonância fica muito bom. Eu já usei em mesa digital quando o guitarrista teve que ligar a guitarra na mesa sem amplificador, como ela tem 3 paramétricos eu usava um pra cortar as altas frequências e gerava um pico com outro paramétrico perto da frequência de corte e quebrava bem o galho. É isso que o capacitor maior na realimentação faz?

image.png.ff6e95e35cb5be8beae4bef705831c9a.png

Postado
10 horas atrás, Mr.Oda disse:

Talvez 4 e pouco e eles arredondaram para cima.

O mais provável, visto que se deixar um alto falante desses no limite ele até pode mostrar em um medidor a potência marcada no rótulo, mas não terá um som agradável de ouvir. Além do que até pode queimar. 

São dois amplificadores independentes no TA8227P. Por isso pensei nele.

Eu sei. Mas por estarem no mesmo chip é bom que os dois amplicadores trabalhem iguais. 

Se não der certo, esqueço o chip e uso transistores mesmo (tenho pelo menos uns vinte C1815).

Com esses transistores não dá pra fazer um amplificador decente. Até é possível, mas será um som de radinho de pilha. 

Ou canibalizo algum rádio velho e uso o amplificador dele. Rádio é o que não falta aqui em casa.

E o rádio que você tirou os alto falantes? 

O amplificador seria esse ci TA8227P ou tem outra coisa lá? 

Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

O amplificador seria esse ci TA8227P

Sim.

é bom que os dois amplicadores trabalhem iguais.

Ok.

Com esses transistores não dá pra fazer um amplificador decente.

Tenho vários outros aqui.

• Curtir 1
Postado

Pensando num outro tópico daqui mesmo

me ocorreu que a gente não considerou a impedância de saída dos captadores dessa guitarra nem da impedância de entrada desses amplificadores.

O TA8227, a gente pode colocar o que quiser mas o PAM8406, que já vem pronto para o uso, não consegui encontrar nada a respeito. Ou melhor, até encontrei mas estranhamente parece que não tem, no circuito padrão, nenhuma impedância na entrada...

https://dtsheet.com/doc/1754904/pam8406-user-guide

De toda forma, quem sabe esse pequeno artigo do Newton C Braga ajude?

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/2408-alm261.html

• Solução
Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

me ocorreu que a gente não considerou a impedância de saída dos captadores dessa guitarra nem da impedância de entrada desses amplificadores.

Essa parte é mais tranquila.

mas estranhamente parece que não tem, no circuito padrão, nenhuma impedância na entrada

Aí, sim, isso é estranho.

esse pequeno artigo do Newton C Braga

Vou olhar.

Tem uns amplificadores (Little Gem, Ruby) em http://runoffgroove.com/littlegem.html que eu pensei em montar para testar. Se der tudo certo, posso até arquivar esse projeto do TA8227 por uns tempos. Um outro em http://beavisaudio.com/projects/noisycricket/ é pouca coisa mais complicado do que o Little Gem.Tem um som legal, é de baixa potência, e se eu achar meu FET faço ele depois.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...