Ir ao conteúdo

Windows 10 - 100% de CPU após formatação

Ir à solução Resolvido por Husardo,

Posts recomendados

Postado

Caros, bom dia!

Eu tenho um notebook ASUS com 4GB, Intel(R) Celeron(R) CPU N3350 @ 1.10GHz 1.10 GHz, formatei pela nuvem caiu a versão 19044.1645.

Assim que abriu o windows eu fui no gerenciador de tarefas e estava com 100% de uso da CPU e com 139 processos, isso é normal?

Apenas com o EDGE rodando e 67% de memória?

Tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso?

Agradeço!

Postado

@efesto É normal mesmo sem o EDGE o Windows consuma cerca de 2.1GB de memória.

O alto uso da CPU pode estar ocorrendo devido a atualizações do sistema em segundo plano.

• Solução
Postado

Bom dia.

Isso é perfeitamente normal, seu processador tá sofrendo com a carga de processos...

Mais um pente de 4 GB e terá um fôlego um pouco maior se seu sistema suporta dual channel.

• Membro VIP
Postado

Como a CPU também tem menos poder de processamento, se estiver executando tarefas em segundo plano o consumo aparece alto.

Para setups minimalistas é bom desativar os serviços de indexação, eles aceleram o acesso a dados, mas podem consumir muitos recursos em sistemas deste tipo.

Postado

@efesto

139 processos em segundo plano ou do Windows ou a soma?

100% de CPU quando abre o Gerenciador é normalíssimo, mas baixa logo em seguida. Esperou baixar para olhar?

Memória se mede SEM NENHUM PROGRAMA ABERTO. Mas já adianto que o normal no seu caso, otimizando, desativando aplicativos em segundo plano + programas iniciando com Windows + serviços de terceiros fica nuns 40 porcento.

De resto, seu processador é bem fraquinho.

Postado

@Catelan Obrigado pela resposta!

Assim que formatei e o windows abriu eu fui no gerenciador na aba desempenho e estava com 139 processos.. sem absolutamente nada instalado por mim.

Gente me tirem uma dúvida eu vi na internet um windows 10 lite, modificado, que promete desempenho melhor em máquinas com setup mais fraco.

Eu instalei na virtualBOX e quando abri depois da instalação, tava com 48 processos bem diferente dos 139 da máquina real.

Esse windows é seguro mesmo? será que não é problemático? será me melhora mesmo?

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, efesto disse:

Esse windows é seguro mesmo? será que não é problemático? será me melhora mesmo?

Absolutamente NÃO. Toda e qualquer versão de sistema operacional deve ser a ORIGINAL. Simples assim 😉

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, efesto disse:

Você poderia me indicar algum tutorial seguro para que eu possa melhorar o desempenho desse notebook?

Não existe "magia" para isso, tudo depende do resultado entre a configuração Hardware + Software. É um pouco como ter um carro com a carroçaria de um ferrari mas o motor ser de um renault, seguramente o desempenho não será o do ferrari.

Contudo, existem algumas coisas que podem ser feitas para melhorar o desempenho, mas isso depende da necessidade pessoal. Por norma o Windows já vem devidamente configurado para um desempenho eficaz, mas irá requerer certos requisitos de hardware que garantam esse desempenho. Eu não sou mesmo nada "expert" em hardware, mas a configuração que você mencionou não me parece que seja de esperar bons desempenhos, mas repito, eu não sou o melhor conselheiro quanto a hardware.

No seu caso, o que eu faria era ou evoluir para recursos de hardware mais potentes ou em alternativa pensar em utilizar uma distribuição Linux. No mais, estar a mexer com o sistema windows e embora seja possível alguns ajustes, requerem bons conhecimentos e não se ganha tanto desempenho que justifique.

Para você conseguir realmente ver o que está ocorrendo a nível de software, não basta olhar de forma simples para o gerenciador de tarefas, terá de ver maiores detalhes de cada um desses processos recorrendo a ferramentas como por exemplo Process Explorer, entre outras coisas.

• Curtir 2
Postado
53 minutos atrás, efesto disse:

@Catelan Obrigado pela resposta!

Assim que formatei e o windows abriu eu fui no gerenciador na aba desempenho e estava com 139 processos.. sem absolutamente nada instalado por mim.

Repito a pergunta: em segundo plano ou do Windows ou a soma de ambos???

Gente me tirem uma dúvida eu vi na internet um windows 10 lite, modificado, que promete desempenho melhor em máquinas com setup mais fraco.

ESQUECE!!!

Eu instalei na virtualBOX e quando abri depois da instalação, tava com 48 processos bem diferente dos 139 da máquina real.

ESQUECE!!!

ESQUECE!!!

Se você fornecer as informações solicitadas dá para ajustar seu Windows 10, sem precisar se rebaixar para Linux.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Catelan disse:

sem precisar se rebaixar para Linux

Por gentileza, para que possamos entender e aprender, fundamente esta sua afirmação de que usar um sistema linux é rebaixar.

Postado

Eu comprei o notebook sabendo das suas limitações de perfomance.

o que eu não sabia era que iria estar com 100% da cpu, 60% de uso de memória após uma formatação, sem nada instalado por mim.

Se alguém souber algo que eu possa fazer pra melhorar um pouco eu agradeço.

obs: Máquina para uso do navegador e Office apenas.

@Catelan

Eu não sei responder a sua pergunta, eu fui no gerenciador e olhei, não sei distinguir de onde é.

Postado

@efesto como não? Onde você viu esse número?

Aqui

image.png.89664ce6684565a2df3c0132de4a7a89.png

ou aqui?

image.png.0b8d6d09c7c40e7ece51e6e0f90e882a.png

Veja novamente SEM NENHUM PROGRAMA ABERTO e espere 30 a 60 segundos com o Gerenciador aberto.

40 minutos atrás, Lusitano disse:

Por gentileza, para que possamos entender e aprender, fundamente esta sua afirmação de que usar um sistema linux é rebaixar.

Perfeitamente e não é nenhuma ofensa:

Pra quem gosta de Linux, Linux é ótimo.

Pra quem gosta de Windows, Linux é péssimo.

Pra quem gosta do Windows, se ver "obrigado" a instalar um Linux, certamente chamo de rebaixamento.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Catelan disse:

Perfeitamente e não é nenhuma ofensa:

Pra quem gosta de Linux, Linux é ótimo.

Pra quem gosta de Windows, Linux é péssimo

Beleza amigo, obrigado pelo seu fundamento 🙂

6 minutos atrás, Catelan disse:

Pra quem gosta do Windows, se ver "obrigado" a instalar um Linux, certamente chamo de rebaixamento

1 hora atrás, Lusitano disse:

evoluir para recursos de hardware mais potentes ou em alternativa pensar em utilizar uma distribuição Linux

Eu não "obriguei" nada nem ninguém, apenas sugeri alternativa, por conta do pouco desempenho. E se o colega apenas pretende e cito "obs: Máquina para uso do navegador e Office apenas", equacionar uso de linux mint seria sem duvida uma excelente alternativa na questão do desempenho.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Lusitano disse:

Eu não "obriguei" nada nem ninguém, 

Por isso mesmo escrevi "se ver obrigado". Nunca disse que foi você

2 minutos atrás, Lusitano disse:

E se o colega apenas pretende e cito "obs: Máquina para uso do navegador e Office apenas", 

Aí sim, seria OBRIGADO a usar um Libre que, entre nós, é muito pior que o Microsoft Office (ou você não acha?).

3 minutos atrás, Lusitano disse:

equacionar uso de linux mint seria sem duvida uma excelente alternativa na questão do desempenho.

Também já testei Linux algumas vezes, principalmente o Mint. Convenhamos que hoje em dia Linux leve é Linux pobre. Se você quiser alguns recursos e visual melhores, como um Cinnamon por exemplo, o desempenho já vai ficando mais próximo do Windows.

Postado

@efesto Tem sim. Só coloque 8GB de RAM e um SSD no seu note, assim seu desempenho vai voar BASTANTE. Em quesito de SSD, não precisa ser algo de armazenamento grande. Os SSDs de 240GB ou 480GB já te servem muito bem devido ao seu baixo custo.

Postado
2 minutos atrás, efesto disse:

Caso você não saiba é mais fácil e prático postar as imagens aqui.

Mas vamos lá:

1º problema é disco e não CPU. Você usa HD e só vai solucionar instalando um SSD.

2º problema é o MALDITO McAfee! Desinstale todos os componentes dele pelo Painel de Controle > Programas e Recursos e deixe o Windows Defender funcionar, que é muito melhor.

3º problema: Na aba Inicialização, desative TUDO.

4º problema: Configuração do Sistema (msconfig.exe) > Serviços > Ocultar todos Microsoft, marque tudo e desative.

5º problema: Configuração > Privacidade > Aplicativos em segundo plano > desative todos.

Postado

@Catelan vou fazer isso e volto aqui...

Sobre os investimentos (SSD+Memória) eu não vou conseguir fazer agora por questão de dinheiro. Não sei fazer e vou ter que pagar alguém para abrir. O note é novo e ainda estou pagando.

Postado

@efesto Faça o que eu disse e já vai melhorar bastante. Depois pense num SSD que é mais barato do que mais memória. Meus 2 computadores também têm apenas 4 GB e rodam Windows 10 maravilhosamente.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, efesto disse:

não vou conseguir fazer agora por questão de dinheiro. Não sei fazer e vou ter que pagar alguém para abrir. O note é novo e ainda estou pagando.

Compreendo isso. Você pode seguir as do amigo @Catelan que irão aliviar e ajudar.

31 minutos atrás, Catelan disse:

Aí sim, seria OBRIGADO a usar um Libre que, entre nós, é muito pior que o Microsoft Office (ou você não acha?).

Não. É possível usar software "windows" em ambiente "linux". Por outro lado, eu tenho ambos e em termos pessoais nunca senti a necessidade e existe ainda a possibilidade de google docs.

33 minutos atrás, Catelan disse:

Convenhamos que hoje em dia Linux leve é Linux pobre. Se você quiser alguns recursos e visual melhores, como um Cinnamon por exemplo, o desempenho já vai ficando mais próximo do Windows.

Então, mas é mesmo essa a questão, está tudo relacionado com a razão hardware versus software 

Postado
22 minutos atrás, Lusitano disse:

É possível usar software "windows" em ambiente "linux". Por outro lado, eu tenho ambos e em termos pessoais nunca senti a necessidade e existe ainda a possibilidade de google docs.

Creio que o Office não, devido ao licenciamento.

Então, mas é mesmo essa a questão, está tudo relacionado com a razão hardware versus software 

Por isso mesmo, melhor adequar o Windows.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...