Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Primeiramente perdão caso eu tenha postado esse tópico na sessão errada, preciso aprender como montar meu HD. Já consegui remover o antigo mas me deparei com esses cabos e não sei se eles tem alguma influência ou regra que me limita a algum tipo específico de HD, o anterior era SATA II eu acho? então um HD SATA III funcionaria ou preciso comprar um cabo específico para SATA III? Estou bastante confuso e como não posso me dar ao luxo de perder dinheiro, eu preciso ter certeza de qual HD comprar.

Outra dúvida é que encontrei essas conexões na placa-mãe, que é onde o cabo do HD anterior estava conectado, tem outras duas entradas e não faço ideia do que significam.

Caso ajude, meu HD era deste modelo.

Esse círculo vermelho é apenas para uma dúvida a parte; Essa parte mais grossa do cabo tava muito díficil de sair e eu tive que fazer uma forcinha, é normal ou eu quebrei o troço? 😅

Desde já, agradeço a quem ajudar de bom grado!

Screenshot_1.png

pHEf5LbE.jpg

Postado

Bom dia. Hoje em dia todos os hds são padrão SATA, qualquer um vai funcionar. Porém se puder eu recomendo fortemente comprar um SSD, até o modelo mais barato já é infinitamente melhor que um HD. O cabo amarelo é o cabo de transferência de dados, aquele preto com vários fios é o cabo de energia.

Postado

@fuwateatime Conexão SATA de HD para Dados e Energia fica a mesma coisa.

A unica diferença é que tem HDs SATA III no mercado, que é mais rápido que o SATA II, mas nada lhe impede de usar em máquina que tenha SATA II ou HD em máquina com SATA III.

Se não me engano, talvez até esteja errado, o cabo precisa ser também para SATA III, geralmente em anuncios dizem e até na ponta do cabo diz 6Gb/s, os originais de placa-mãe tem isso escrito nas pontas.

Sua placa-mãe tem 4 portas Sata, então pode colocar até 4 mídias de armazenamento SATA, seja HD ou SSD.

Eu recomendo um HD de 1Tera, terá mais espaço que o de 500Gb, considere um desconto que vai surgir quando colocar o HD, e não recomendo muito comprar no mercado livre, tem uma pequena chance também de pegar HD usado.

Quando ao cabo com circulo vermelho, ele é daqueles que fica no meio de outros conectores, então vem um cabinho da fonte que é para energia e o conector é Sata, mas ele junto tem mais 2 pontas uma depois da outra, ai fica aquela dobra mais grossa na ponta.

Postado
5 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Bom dia. Hoje em dia todos os hds são padrão SATA, qualquer um vai funcionar. Porém se puder eu recomendo fortemente comprar um SSD, até o modelo mais barato já é infinitamente melhor que um HD. O cabo amarelo é o cabo de transferência de dados, aquele preto com vários fios é o cabo de energia.

Já tenho SSD, o HD é pra armazenar arquivos do trabalho e da faculdade.

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@fuwateatime Conexão SATA de HD para Dados e Energia fica a mesma coisa.

A unica diferença é que tem HDs SATA III no mercado, que é mais rápido que o SATA II, mas nada lhe impede de usar em máquina que tenha SATA II ou HD em máquina com SATA III.

Se não me engano, talvez até esteja errado, o cabo precisa ser também para SATA III, geralmente em anuncios dizem e até na ponta do cabo diz 6Gb/s, os originais de placa-mãe tem isso escrito nas pontas.

Sua placa-mãe tem 4 portas Sata, então pode colocar até 4 mídias de armazenamento SATA, seja HD ou SSD.

Eu recomendo um HD de 1Tera, terá mais espaço que o de 500Gb, considere um desconto que vai surgir quando colocar o HD, e não recomendo muito comprar no mercado livre, tem uma pequena chance também de pegar HD usado.

Quando ao cabo com circulo vermelho, ele é daqueles que fica no meio de outros conectores, então vem um cabinho da fonte que é para energia e o conector é Sata, mas ele junto tem mais 2 pontas uma depois da outra, ai fica aquela dobra mais grossa na ponta.

Entendi, então eu preciso trocar o cabo laranja apenas e o mais grosso é apenas pra energia (então tanto faz eu suponho).

Digo isso porque pretendo comprar SATA III que está mais barato, mas não sei se meu cabo atual serve para SATA III já que o HD anterior era SATA II.

• Curtir 1
Postado

@fuwateatime O cabo Laranja vai servir, se ele for do padrão SATA II só vai ter isso limitando a velocidade de leitura/escrita, mas você pode trocar ele se achar os que vem com a placa-mãe ou comprar um, geralmente é barato.

Sim, o mais grosso é de energia, ele só manda isso mesmo, então precisa mesmo ter ele ali para ligar o HD ou SSD, e embora tenha outros na fonte, geralmente vai ser assim mesmo o conector meio grosso na ponta.

Postado
7 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@fuwateatime O cabo Laranja vai servir, se ele for do padrão SATA II só vai ter isso limitando a velocidade de leitura/escrita, mas você pode trocar ele se achar os que vem com a placa-mãe ou comprar um, geralmente é barato.

Sim, o mais grosso é de energia, ele só manda isso mesmo, então precisa mesmo ter ele ali para ligar o HD ou SSD, e embora tenha outros na fonte, geralmente vai ser assim mesmo o conector meio grosso na ponta.

Certo, então posso comprar um HD SATA III de certeza? mesmo o cabo sendo do padrão SATA II?

Postado

Estou buscando um SSD/HD como armazenamento secundário para jogos e trabalhos da faculdade, como o dinheiro é curto eu gostaria de algo de no máximo 200 reais e pelo menos 480 ~ 500gb.

Procurei em lojas nacionais e infelizmente os preços fogem bastante do que eu posso gastar, minha solução foi buscar "naquele site chines"  encontrei algumas opções de HD como Toshiba e LDYN Blue (nunca ouvi falar dessa marca), que parecem que iriam servir bem, porém não sei procedência, não sei se são originais, mas HDs são duradouros e é uma das principais coisas que dou preferência além de desempenho, coisa que os SSDs da china não parecem ser.

Em todo caso eu estive analisando SSDs como XrayDisk, Kingspec, Netac, Kingdian, etc. Pessoalmente já tive uma experiência ruim com um SSD da marca Asgard, comprei e veio estragado, por sorte consegui reembolso total graças ao "site chines", a marca Kingspec eu comprei 2 memórias de 8gb para um Notebook e funcionam até hoje 2 anos depois, mas vi num review do Gabriel Ferraz que quanto a SSD a marca é um verdadeiro lixo, então honestamente? não sei o que fazer, estou buscando sugestões.

No mais, é isto, agradeço a quem puder ajudar.

Postado

ja usei kingdian e montei um pc pra um conhecido com esse xray

ambos foram bem, o xray funciona tranquilo ate hj.. o kingdian vendi, porém nunca me deixou na mao

e esses da netac sao bem conceituados tb pelo q pude ver..

• Membro VIP
Postado

Eu uso um Netac mas é NGFF (SATA) uns 10 meses e acho bom custo-benefício.

Parece que os Netac SATA agora usam NAND mais baratas QLC, mas não tenho afirmar pois não peguei nenhum recente.

Postado

Eu não gosto dos Goldenfir, apesar de usarem a mesma controladora do BX300, os chips NAND são de baixíssima qualidade.

O Kingdian S280 usa a mesma controladora do BX500 e ADATA SU650, o que é um bom sinal, o problema é que seus chips de memória NAND, são totalmente aleatórios, visto que a Kingdian compra chips de um monte de fabricante, então não se tem uma qualidade fixa, e acredito que o Goldenfir sofra do mesmo problema.

O Kingspec Q-90 e P4 usam a famosa Phison S11, controladora de baixa qualidade e com firmware ruim, e, adivinha... Os chip NAND são aleatórios, mas os Kingspec são de longe os SSDs com a pior performance dentre todos, já que seu SLC Cache é muito baixo e lota com qualquer coisa.

O XrayDisk usa a mesma controladora do Kingspec, a Phison S11, que como dito, é ruim.

Seu SLC Cache é decente e seus chips de memória NAND também são genéricos, possivelmente os mesmos da Kingdian.

A marca que eu mais recomendo é a Netac mesmo, mas nem ela se salva, o Netac N530S, que é o SSD que você está olhando, antes se usava uma controladora da Realtek, parecida com a Phison S11, mas agora ela usa uma controladora bem mais ou menos usada em muitos outros SSDs chineses. E sobre seus chips NAND, o N530S usava chips da YMTC de qualidade decente, mas agora a mesma usa chips NAND da Micron que não passaram no teste de qualidade.

A Netac se salva mesmo é com seus SSDs NVMe como o N950e e a linha NV. A linha NV3000 pra cima é uma linha decente de SSDs, principalmente o NV5000 e NV7000 que é o que temos mais informações, e são SSDs que se provaram muito bons, melhores que a concorrência brasileira considerando seu custo.

• Curtir 1
Postado

@Pepse Vou de Netac então, o complicado é que o NVMe NV3000 de 500gb custa 240 reais e eu nem sei se é compatível com minha placa-mãe (ASUS prime h410m-e), já o sata N530S custa bem em conta pra mim, a questão de durabilidade do SATA seria sorte então? pois eu não tenho o luxo de perder dinheiro, odiaria comprar agora e ver o SSD morrendo meses depois..

Postado
1 minuto atrás, fuwateatime disse:

Vou de Netac então, o complicado é que o NVMe NV3000 de 500gb custa 240 reais e eu nem sei se é compatível com minha placa-mãe (ASUS prime h410m-e)

É sim compatível.

3 minutos atrás, fuwateatime disse:

já o sata N530S custa bem em conta pra mim, a questão de durabilidade do SATA seria sorte então?

Infelizmente essa é a roleta russa dos SSDs chineses, a qualidade nunca é a mesma.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@fuwateatime sim, servem para esse SSD. Agora veja as outras respostas, como não tive nenhum desses em mãos recentemente, não sei avaliar o que entregam atualmente. Pelo que vi agora usam NAND mais baratas, mas pelo menos ainda são da Micron. Se bem que pode ser um NAND falso também, coisa que existe de monte na China.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...