Ir ao conteúdo

Corsair CX 650W 80 PLUS BRONZE AGUENTA RTX 3080 ASUS TUF?

Ir à solução Resolvido por lugu9,

Posts recomendados

Postado

Comprei uma RTX 3080 TUF ASUS OC, LHR, 10GB, GDDR6X, 320-bit por um preço muito bom! Porém estava de olho em comprar uma fonte antes... Mas como o preço da Placa estava ótimo não e deu para segurar!

Eu pretendo comprar uma fonte em breve, mas não agora... Minha dúvida é: Se a nova Placa de Vídeo vai aguentar CX650w temporariamente... 

Vou precisar de uma indicação também... Qual fonte usar para esta nova Placa de Vídeo? OBS: Eu curto muito uma Corsair...

PC:

Processador: I5 9600KF

placa-mãe: B360M-PLUS TUF

memória RAM: 16GB (2X8) Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 3200Mhz

Cooler: Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML120L V2 RGB, 120mm

NVMe: SSD XPG S41 TUF, 240GB, M.2

HD: BarraCuda, 2TB - ST2000DM008

HD: SAMSUNG (NOTEBOOK) 1TB - ST1000LM024

FANS: 6 FANS RBG de 120mm ( +1 Do Water Cooler)

GABINETE: Corsair Gamer 470T, RGB, Mid-Tower

MONITOR: SAMSUNG S22E310 (VOU USAR ESTE PARA MENOR RESOLUÇÃO: 1920x1080)

MOUSE: Logitech G203 PRODIGY

TECLADO: FORTREK (NÃO TEM RGB)

HEADSET: Logitech G933 

• Solução
Postado

image.png.e6699b01e959b7a5d31f5cb7d182825f.png

Coloquei toda a configuração do seu computador no site Power Supply Calculator e esse foi o consumo total da sua máquina enquanto utilizando ela para tarefas básicas, sem qualquer tipo de gaming ou renderização pesada.

Em 2020 o Adrenaline fez um teste com a RTX 3080 (stock) em um PC com um Core i9 9900K a 4.7GHz e o consumo ficou próximo aos 500W.

image.png.f145ce67a2aa5aa379fde0d2ba6aa1ff.pngASUS TUF RTX 3080 Techpowerup

Esse TDP da placa de 320W é o consumo energético máximo que ela pode atingir estando em stock. Ela só vai atingir esse consumo quando algum jogo ou aplicação pesada estiver rodando e precisando da potência total da placa de vídeo. Ou seja, se você não utilizar o PC pra rodar algo que seja muito exigente o consumo energético vai permanecer baixo, e a sua fonte vai conseguir entregar a energia necessária pra RTX 2080 sem nenhum problema. Outra coisa, a recomendação da fabricante de 700W só existe na verdade pra garantir uma folga. Não necessariamente é preciso utilizar uma fonte de 700W. Tudo vai depender da qualidade e eficiência da fonte e do quão bem ela consegue entregar a energia para os componentes do PC.

Resumindo: eu acredito que você possa utilizar a placa sem correr nenhum risco, desde que não utilize pra nada que vá requerer muito desempenho do computador. Como a sua intenção é trocar de fonte, acredito que ficar um tempo sem jogar nada pesado não seja algo impossível. Caso queira mais visões sobre o assunto dá uma olhada nesse outro post que fizeram aqui no fórum: 

Sobre qual fonte você deveria comprar pra usar com a placa, eu recomendo fortemente a XPG Core Reactor de 850W. É uma fonte pra vida toda, no mês de junho se não me falha a memória ela entrou em promoção e estava pela bagatela de R$540,00. Como você tem uma quedinha pela Corsair outros dois modelos que podem suprir a sua necessidade são a RM 750x e a RM 850x.

• Curtir 1
Postado

@lugu9 Obrigado pela resposta! Me ajudou bastante.

Algumas dúvidas surgiram... Esta Fonte da XPG realmente é tão boa? Chega a se melhor que a Corsair? Se for o caso, você tem uma dessa da XPG (Ou outra equivalente) por 1000w para me recomendar?

Postado

Obrigado pelas indicações @BrunoAquino ! Já estou de olho nessa Corsair e XPG.

Obrigado pelo vídeo com as informações @lugu9 ! Realmente são muito úteis, não via Fonte XPG Core Reactor desta forma até você me apresentar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...