Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração do sistema Linux para jogos


LuizinPVP
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

olá gente boa tarde, eu estou precisando muito da ajuda de vocês que entendem de Linux, atualmente estou usando Windows 10 e antes eu tentei utilizar o linux, mas eu gosto de jogar e tentei jogar no linux o gta san andreas que roda tranquilamente acima dos 60 fps aqui no windows, mas no linux ele rodou muito abaixo, tipo uns 20 fps 25 fps, queria saber se eu tinha que ter feito alguma configuração especifica pra começar a jogar no linux, tipo alguma configuração no wine que eu tinha instalado também, a ultima versão dele é claro, eu tinha colocado em minha maquina o Linux Mint versão mais atual dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shinku 

Processador: intel(R) Core 2 DUO CPU E6550 2.33 GHz

Placa de vídeo: ATI Radeon HD 4350 / atualizada 4300/4500

Placa-mãe: ASUSTeK Computer INC. P5GC-MX/1333

Memória: 2x2 GB DDR2

HDs: 148 GB

Fonte: Cooler Master 450w v2

Monitor: Samsung SyncMaster 933

Sistema Operacional: Windows 10 Home 64-bit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu jogo muito Far Cry 3, Csgo, GTA IV, Bully, Roblox, Minecraft, Resident Evil 4, Brawlhalla, Stumble Guys, e nenhum deles rodaram bem no linux, ficaram horríveis, foi por falta de configuração ? eu nem sei como configurar o linux pra rodar jogos perfeitamente
ah e tem mais alguns jogos mais ai eu teria que escrever muito kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns desses, Minecraft, Roblox, CS:GO, rodam nativamente no Linux, tentou usar nativo pra ver se está ruim igual? Se estiver, pode estar faltando instalar drivers da GPU.

 

No geral, um sistema Linux e o Windows tem poucas diferenças com jogos nativos: https://plus.diolinux.com.br/t/windows-vs-linux-em-games-testamos-7-jogos-diferentes-veja-o-que-descobrimos/38697

 

Pode também tentar trocar pra outro Linux, mais voltado pra jogos: https://sempreupdate.com.br/4-distribuicoes-linux-para-jogos-so-os-melhores-sistemas-linux-para-gamers/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank sim tentei rodar o Minecraft e CS:GO nativamente mas obtive um desempenho terrível, Stumble Guys e Brawlhalla estava horrível não dava pra jogar e são jogos bem leves na minha opinião então fiquei em duvida se estava faltando configurar o Sistema, ouvi um negocio de memória virtual nem me aprofundei nisso também, e sobreo driver da gpu eu fiquei em duvida de uma coisa, no site da fabricante da minha placa de vídeo tem um driver pra linux mas la tem de Linux x86 e um linux x86_64 como eu estava utilizando um sistema 64 bits o que eu tinha que instalar era esse Linux x86_64 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuizinPVP sim, deve ser esse mesmo, x86_64. Mas aqui no seu caso tem um agravante, o último driver que suporta é o 13.1, segundo a AMD: https://www.amd.com/pt/support/graphics/amd-Radeon-HD/ati-Radeon-HD-4000-series/ati-Radeon-HD-4350

 

Mas não sei se em um sistema moderno ele vai rodar corretamente. Talvez precise procurar outro driver. Caso eu encontre algo mais novo eu aviso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank ok obrigado, por enquanto vou permanecer no windows 10 só irei mudar mesmo pro linux quanto eu tiver certeza que vou conseguir rodar dessa vez os meus joguinhos kkkk porque tipo windows 10 não ta ruim mais sei que o linux é bem melhor no meu pc porque usei ele e mano pra navegar na internet e mexer no sistema lá e incrivelmente rápido nunca vi nada parecido, só complicou na hora de jogar mesmo, rodou melhor que o windows 10 mas em jogos ficou pior que o windows 10 vai entender kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei sua placa, ATI (AMD) Radeon 4350, parece não ter suporte ao Vulkan, a API que é usada para  desenhar os gráficos. Talvez isso força o WINE a usar o WINED3D, uma camada de compatibilidade que converte as chamadas para OpenGL, outra API que tem uma performance inferior ao Vulkan.

 

Qual seria a sua distribuição? Os drivers de placas AMD já estão integrados na base do sistema, não é necessário baixá-los da internet. Geralmente os drivers da AMD integrados são melhores e mais atualizados, além de não serem proprietários.

 

Você obteve esses jogos por alguma loja digital, CD ou pirateado? Talvez possa olhar para o WINE-GE, uma variação do WINE que possui alterações específicas para jogos, independente de onde você obteve-os. Assim você pode usar o Lutris, um programa que organiza sua biblioteca de jogos e possui instaladores específicos para cada jogo, podendo usar alterações da comunidade que geralmente melhora ou arruma alguns problemas enfrentados.

 

WINE-GE: https://github.com/GloriousEggroll/wine-ge-custom

Lutris: https://lutris.net/

 

Sobre drivers AMD no Linux: https://diolinux.com.br/amd/tudo-sobre-drivers-amd-no-linux.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@k0lor eu estava utilizando a linux mint última versão lançada, mas eu estou querendo usar o Ubuntu mesmo normal, gosto muito dele, eu nunca cheguei a mexer em nenhuma configuração no wine será que pode ser isso ? Mas mesmo assim por exemplo o stumble guys que é da Steam que eu utilizei o pronton da Steam se eu não me engano, ele rodou horrível demais, será que é por causa da minha placa de vídeo? Que não tem suporte ao vulkan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@LuizinPVP Sua placa de vídeo não tem suporte a Vulkan: https://www.techpowerup.com/gpu-specs/Radeon-HD-4350.c423. Embora distros Linux já tenham alcançado patamar de ótimos - embora longe de perfeitos - sistemas para rodar jogos, na maioria dos casos com desempenho equiparável ao Windows, o Vulkan é necessário para que o DXVK, componente de tradução do DirectX para Vulkan, seja executado. No seu caso, como bem apontado pelo colega @k0lor, essa possibilidade não existe, e o desempenho será muito prejudicado em qualquer distribuição. Trata-se de uma limitação física da sua placa de vídeo e, como tal, não pode ser contornada. A única solução, caso queira ter bom desempenho em jogos no Linux, é trocar a placa de vídeo. Testar outras distros ou mais versões dos jogos em questão não resolverá o problema.

 

Em 17/08/2022 às 20:51, dudaskank disse:

Bem, sua GPU atrapalha sim, é muito antiga e fraca, e como ainda tem que emular o Windows dentro do Linux, é uma camada a mais ainda.

O Wine (nome que significa Wine Is Not an Emulator) não "emula o Windows dentro do Linux". É justamente por não emular que a perda de desempenho em jogos de Windows, quando perceptível, tende a ser pequena (em alguns casos o desempenho pode ser muito pior ou até melhor que no Windows, mas na maioria das vezes fica bem equiparado).

 

O Wine é melhor descrito como uma camada de compatibilidade. Ele basicamente traduz chamadas de uma API para outra. Ou seja, ele simplesmente converte comandos de Windows para uma forma que o Linux consiga entender e executar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!